terça-feira, junho 12, 2012

ANTÓNIO COIMBRA de MATOS em entrevista (Câmara Clara, RTP2)


António Coimbra  de Matos foi recentemente reconhecido pela International Forum for Psychoanalytic Education – IFPE  (Distinguished Psychoanalytic Educator Award 2012) , que distingue anualmente uma personalidade de mérito associada à excelência do ensino da psicanálise. Esteve em entrevista no programa Câmara Clara, exibido na RTP2, no passado dia 10 de Junho.


Aborda a ansiedade e a depressão como sintomas clássicos e transversais, bem como a passividade do analisando e a sua diminuição da capacidade de luta, de transformar a realidade.

Considera que existe um exagero no diagnóstico, associado à necessidade de normalização da sociedade, e que pode levar a tratamentos desnecessários. Salienta ainda que Portugal é o país da Europa com maior consumo de psicotrópicos.

Para o psicanalista, a história não se inventa, nem se transforma, mas a existência pode encontrar novos sentidos, e a psicanálise tem como finalidade mudar o estilo de relação, através de uma maior capacidade de adaptação às circunstâncias, mas também de transformação do meio.

Fala-nos de Freud, Balint, Ferenczi, Fairbairn e Winnicott e da evolução da Psicanálise, desmistificando algumas ideias e defendendo o questionamento constante, em detrimento do seguimento da Psicanálise como doutrina. Defende que a psicanálise deve promover a auto-análise e a análise dos outros, no sentido do indivíduo se compreender a si próprio e aos outros.

Salienta a importância de um afeto genuíno e incondicional na relação com o outro, nomeadamente na relação do analista com o analisando, bem como da necessidade de se ser reconhecido.

Aborda ainda a importância do indivíduo desenvolver a resiliência, ou seja de ser capaz de ultrapassar a frustração. A este propósito refere ainda que o importante não é aumentar a frustração da criança para que esta se auto-limite, mas aumentar a capacidade de espera, para que encontre um tempo e um espaço adequados à satisfação.

A entrevista inclui ainda uma peça sobre o psicanalista e a obra de João dos Santos.

António Coimbra de Matos, psicanalista e homem na sua genuinidade e simplicidade.


1 comentário:

Isabel Botelho disse...

Sem dúvida, um programa comovente. Precisamente pelo destilado de autenticidade, e pela profunda simplicidade, e acutilância, marcas de água do Dr. Coimbra de Matos.