sábado, junho 23, 2012

SEXUALIDADE FEMININA

Os problemas da sexualidade, neste caso da feminina, parecem estar a passar para o cinema ultimamente. Tivemos há tempo oportunidade de ver "Um Método Perigoso", de D. Cronenberg, sobre a relação extra-conjugal entre o psicanalista suiço Jung e Sabina Spielrein, que acabou também por envolver, a contragosto, Freud.
O filme cuja fotograma publico nese post ainda nao estreou, mas debruça-se sobre um dos velhos tabus da sexualidade: a masturbação.
De acordo com o link que se segue, os médicos do Sec XIX aplicavam-se na obtenção da cura das mulheres "histéricas". Tanta aplicação resultou na mecanização do método curativo, com a invençao do vibrador, como poderão ler no artigo. O Sec XIX tinha contradições espantosas. Muitas delas foram justamente objecto de estudo por parte de Freud, tanto psicologicamente como sociologicamente.
Os anos sessenta do Sec XX, na sequência da invenção da pílula, foram supostamente o momento da libertação. Com exageros, é certo, e que terão banalizado de tal forma o assunto que se corre o risco da des-erotizaçao das relações. Mas no que respeita à masturbação, tenho dúvidas de que os tabus tenham desaparecido. Veremos pelas reacções ao tema.

http://www.youbeauty.com/relationships/vibrators?utm_source=Sailthru&utm_medium=email&utm_term=Newsletter%20Full%20List&utm_campaign=Sex%20Box%20Contest%20-%206%2F21%2F12%20-%20NEW%20TEMPLATE&utm_content=Final

3 comentários:

Lady L disse...

Desconhecia a origem do vibrador, que achei muito interessante. Só a Clara para nos falar destas coisas!
Eu também acho que a sexualidade feminina ainda continua a ser mal tratada, embora agora se assista ao fenómeno do ênfase em algumas revistas na quase obrigação de se ser a melhor amante do mundo.
Noto também que há cada vez mais rapazes e homens com medo de não serem capazes de corresponder. Parece que cada vez é mais difícil.

Anónimo disse...

Eu penso que quando uma pessoa se masturba, seja homem ou mulher, é porque o parceiro não a satisfaz. Sou eu que estou a ver mal as coisas? Sei que sou um bocado antiquado nestes assuntos, mas vocês que são psicólogos podem explicar melhor.

Lady L disse...

O Anónimo que me desculpe, mas eu não vejo as coisas assim. Há muitas maneiras de viver a sexualidade. Cada um sabe de si e a masturbaçāo não significa que não se esteja bem com outra pessoa.