sábado, fevereiro 22, 2014

Medo Bom vs Medo Mau

Lancei recentemente (este mês) um livro com um título sonante

Este livro aborda a temática do bullying, mas também a infância, a adolescência, a parentalidade, a educação, a convivência, as amizades e a cidadania. É necessário revisitar e revisar alguns conceitos para que consigamos compreender certo tipo de comportamentos.
Ora, com um título a evocar o medo, é fácil perceber que existe um denominador comum entre todas estas temáticas, apesar de assumir conotações e idades distintas (infancia, adolescência e idade adulta). Aliás, o medo é algo inerente à condição humana, e protetor, mas sabemos também que se torna nefasto, corrosivo e dilacerante se experimentado em proporções aumentadas e constantes. Não são raros os casos em que encontramos pessoas com medo de tudo, até medo de ter medo.
Será então necessário diferenciar o Medo Bom do Medo Mau, como uma vez uma pré-adolescente me disse.  Aquele medo que nos alerta para os perigos é efetivamente o medo bom, mas aquele que nos aterroriza, nos deixa temerosos, inseguros, constantemente em estado de alerta, sentido potenciais perigos em tudo quanto é lugar, é mau, muito mau. Imagine o que acontece a uma criança/adolescente que vive diariamente nestas condições... a formação da sua personalidade fica comprometida, evidentemente.

Tânia Paias
Psicóloga e Psicoterapeuta na Psicronos
Departamento da Infância (Faro e Portimão)
Responsável pelo Portal Bullying

http://www.psicronos.pt/consultas/psicologia-e-psicoterapia-infantil_5.html
http://www.portalbullying.com.pt/

Sem comentários: