segunda-feira, maio 22, 2006

Esconde-se de dia e espreguiça-se à noite

Este fim-de-semana estive a ver um filme que contava a história de uma adolescente com 17 anos que engravidou sem desejar o bebé. O filme relata de uma forma subtil o crescimento da barriga e a lenta modificação que a futura mãe vai sentindo à medida que o bebé cresce dentro de si.

É um filme triste, mas de uma tristeza doce. O ritmo lento adquire a tranquilidade da actividade que une as duas mulheres (uma jovem e futura mãe que não deseja o filho e uma mulher madura que sofre em silencio o desgosto de ter perdido o filho). São bordadeiras.

A certa altura, a rapariga diz, referindo-se ao bebé que tem 7 meses de gestação: “De dia mete-se para dentro, esconde-se, mal se dá pela barriga. Mas quando estou sozinha põe-se à larga, espreguiça-se, fico com uma barriga enorme. Incrível, não é?”

Sim, verdadeiramente incrivel. É espantoso o comportamento dos fetos. Parece que fazem do desejo da mãe o seu próprio desejo. Ela nao queria que ninguém soubesse da gravidez e ele esconde-se; mas quando sozinhos ele estica-se e mostra-lhe que existe e ela não resiste ao encanto que se gera.

O filme BORDADEIRAS foi realizado por Eléonore Faucher em 2004 e recebeu vários prémios. Saiba mais sobre este filme: Bordadeiras


Sem comentários: