segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Referendo

Finalmente os resultados do referendo que tanto exaltou a opinião publica.
Sem prejuizo da importância de se debater este assunto, digo finalmente porque me pareceu excessiva a campanha, sobretudo a campanha do Não, de tão intrusiva e violenta. A mim pareceu-me em certos momentos que se perdeu a noção do bom senso, e a capacidade de argumentação.
Por outro lado, finalmente, porque esta questão parece começar a resolver-se. Talvez daqui a 10 anos tenhamos um sistema de saúde capaz de acolher estas alterações, mas se em 1998 já se tivessem começado a introduzir estas alterações, hoje alguma coisa já teria mudado.

Agora, quanto aos resultados, o que mais me espantou foi a abstenção!!!
O que explica que mais de 50 % dos eleitores não tenha manifestado a sua opinião num assunto como este??
Ontem pensei que, campanhas tão morais (no sentido em que se apoiaram fortemente nos valores do bem e do mal), culpabilizantes e intrusivas, tenham levado as pessoas a optar pela abstenção(se calhar é uma teoria tendenciosa).
Maior parte das explicações assentam nas condições climatéricas, mas eu prefiro continuar a pensar que não pode ter sido esse o motivo pelo qual metade dos portugueses não foi votar.

5 comentários:

Pedro Correia Santos disse...

Olá Eliana!

Hoje li em algum sítio. "os portugueses não merecem viver em democracia!"

Sabes que para a maioria dos portugueses é preferivel queixarem-se que fazer algo para melhorar a sua condição.

E depois dizem que os Português tem falta de auto-estima. Esta última é conquistada através das realizações. Se nada fazemos... nada valemos!

R. disse...

Sinceramente também não percebo tamanha falta de participação no mundo cívico. É que estamos a falar de mais de metade da população que se abstém do dever de votar. Também ingenuamente pensei que um tema deste teor fosse responsável por levar mais pessoas às urnas. Que legitimidade têm depois as pessoas para exigirem e reclamarem de algo? É a desacreditação total do sistema democrático.

Francisco Almeida disse...

Reforçando o dito de que as coisas são sobretudo feitas por uns quantos que as querem e com o acordo tácito daqueles que não se lhe opõem,referindo Montesquieu o andamento principal da nossa sociedade arrasta consigo todos os acidentes particulares, e bem sabemos da conjuntura social que temos. O amadurecimento que precisamos creio que terá a ver no futuro com gerações mais orientadas para a cultura, depois desta etapa de frequencia massiva dos centros comerciais.A par deste progresso que se supõe individual, que se terá verificado desde o anterior referendo tivemos a aproximação de estratos socio-económicos em função duma crise, desenvolvendo uma empatia social valorizável. A classe politica teve a percepção do momento ideal e acreditando na instrumentalização de que é acusada dos meios de comunicação - vejam-se os tempos de antena aos dois movimentos sim/não - talvez seja legítimo pensar que em muito produziu este resultado, como de futuro poderá produzir mais resultados eleitorais.

Fábula disse...

eu tb ñ acredito que tenham sido as condições climatéricas o factor responsável pela abstenção. quer dizer, há que pensar que se marcou o referendo para esta altura do ano precisamente por ser Inverno! ora, se os portugueses não votam no Verão porque estão de férias, e no Inverno não votam porque está a chover e está-se bem é em casa, então... venha a Primavera! ;)

Cleopatra disse...

A Abstenção também é um voto!