segunda-feira, junho 15, 2015

Problemas físicos indicativos de depressão


Para além das perguntas habituais que o nosso médico de família nos faz no sentido do despiste da
depressão (Sente-se cansado ultimamente? Tem problemas de sono? Tem sentido pouco prazer em fazer coisas de que sempre gostou? Sente-se triste, deprimido(a) ou sem esperança?) há outros sinais que podem indicar depressão. 

Na verdade tudo pode estar bem com o sono, com o trabalho e com outros projetos paralelos, e apenas estar lá uma dolorosa dor de costas que não desaparece. 

A verdade é que esta dor pode de facto indicar uma depressão. 

Um estudo publicado na Dialogues in Clinical Neuroscience revela que 69% de pessoas que preenchiam aos critérios clínicos para a depressão procuravam um médico para dores e problemas físicos. As perturbações de humor podem de facto surgir sob a forma de enxaquecas, inchaços, dores de costas ou dores nas articulações. 

De facto estas dores e problemas não desaparecem se a depressão não for tratada. Um estudo Norueguês de 2007 descreve que os participantes com sintomas significativos de depressão apresentavam um maior risco de morte associados às causas de morte mais comuns, como ataque cardíaco, AVCs, problemas respiratórios e problemas do sistema nervoso. 

Fica uma lista dos sintomas físicos mais comummente associados à depressão. 

1. Enxaquecas 

Alguns relatos clínicos sugerem que 40% das pessoas com enxaquecas sofrem paralelamente de depressão. Um estudo de 2009 revela que 11% das pessoas com enxaquecas sofria de uma ou mais perturbações de humor, desde depressão grave a ataques de pânico. 

2. Dores nas Articulações 

As pessoas que sofrem de fibromialgia são 3.4 vezes mais propensas à depressão grave que as pessoas que não sofrem desta doença. As dores nas articulações são desagradáveis e por si só causa de algum abatimento, contudo a rigidez, a inflamação e o dano à cartilagem podem de facto ser sintomas de depressão (que causam alterações de humor ao mesmo tempo) 

3. Problemas Digestivos 

A ligação entre o nosso sistema nervoso e os nossos intestinos é complexa. Com cerca de 500 milhões de neurónios o intestino é frequentemente referido como o nosso segundo cérebro. As células nervosas do nosso intestino fabricam entre 80% a 90% da serotonina no nosso corpo. 

4. Dores no Peito 

Os pacientes com problemas cardíacos que sofrem de depressão tendem a apresentar mais sintomas cardíacos que pacientes que não sofrem de depressão. O risco de morte por problemas cardíacos é fortemente amplificado pela depressão. 

A depressão e a ansiedade afetam os ritmos cardíacos, aumentam a pressão sanguínea, aumentam a insulina e os níveis do colesterol, e aumentam os níveis das hormonas de stress. Dores no peito e um batimento cardíaco rápido podem de facto ser sintomas tanto de ansiedade como de depressão. 

5. Dores nas Costas 

Apesar da falta de dados científicos que comprove a relação entre depressão e dores nas costas, existem alguns indícios desta relação. As pessoas tendem a carregar muita tensão na coluna vertebral, no pescoço e nas costas, o que se faz sentir enquanto dores e rigidez. As massagens podem ser muito úteis nestas circunstâncias. 


Sem comentários: