
Muitos pais têm naturalmente algumas preocupações em relação ao crescimento dos seus filhos. Será que ele(a) está a crescer de acordo com o que seria esperado para sua idade? Existem naturalmente variações de criança para criança. Há crianças com ritmos de crescimento mais rápidos e outras mais lento e esse ritmo deve ser respeitado, se bem que se possa e deva estimular as competências que possam estar um pouco menos desenvolvidas. As aquisições que se apresentam de seguida associadas a uma determinada idade devem ser entendidas apenas como um indicador, se o seu filho(a) ainda não desenvolveu a competência assinalada para a sua faixa etária não é motivo para preocupação deverá simplesmente estimulá-lo mais na aquisição dessa mesma competência. 
No primeiro ano de vida o bebé faz inúmeras aquisições. 
Aos 12 meses já é capaz de:    Andar apoiando-se nos moveis
    Gosta particularmente de colocar os objectos uns dentro dos outros
    É capaz de abrir gavetas e portas de armários baixas
    Expressa as suas emoções de uma forma reconhecível e explicita
    Atira beijinhos
    É capaz de pronunciar algumas palavras que já são compreensíveis
    Se bem que entenda as proibições, gosta de lhes desobedecer de forma consciente, como forma de "marcar o seu território"
    Quando lhe mostramos agrado por algo que tenha feito bem ou com graça, repete o que fez.
Dos 12 aos 15 meses:    Gatinha com habilidade apoiando-se nas mãos e nos pés
    Caminha com certa firmeza sem necessidade que ninguém o ajude
    Consegue meter objectos dentro de caixas
    Diverte-se atirando coisas ao chão para ouvir o ruído que faz ao cair
    Com um lápis nas mãos faz riscos sobre um papel
    Mediante gestos, sons e atitudes é capaz de expressar as suas emoções
    Reconhece e pronuncia algumas palavras simples como "mamã" e "papá"
    Compreende perguntas simples que lhe são dirigidas
    Identifica imagens
    Quando consegue fazer com que os outros se riam com uma atitude sua, repete-a constantemente
    Sente-se muito feliz na presença de pessoas
    Entende quase tudo o que se lhe diz, mas por vezes não quer obedecer às ordens que se lhe dão
Dos 15 aos 20 meses:    Caminha com passos ainda não muito firmes e com muita precaução
    Baixa-se e levanta-se sozinho
    Para subir escadas inicialmente fá-lo de gatas e depois trepa
    É capaz de voltar as páginas de um livro, se bem que ainda as queira rasgar
    Imita acções, gestos e sons, sobretudo dos animais
    A sua memória já lhe permite recordar onde está algo que lhe mandem buscar
    Quando pinta, substitui os riscos por manchas
    Conhece pelo menos 10 palavras e entende significados opostos como dentro e fora, bom e mau, aqui e ali
    Quer sempre os brinquedos das outras crianças
    Gosta de brincar perto de outras crianças, mas não com elas
    Prefere a companhia de adultos
    Expressa o seu amor pelos membros da família, pelos seus brinquedos e pelos animais de estimação, caso existam.
Dos 21 aos 24 meses:    Sobe e desce escadas sem se apoiar com as mãos, mas colocando ainda os dois pés em cada degrau
    Já consegue comer e beber sozinho sem entornar demasiadas coisas na mesa
    Já consegue calçar e descalçar as meias e os sapatos sem ajuda
    O seu vocabulário é enriquecido com várias dezenas de palavras, mas muitas delas querem dizer coisas diferentes
    Já é capaz de se reconhecer ao espelho
    Pede tudo o que quer: comida, água, um brinquedo e até... para ir ao bacio!
    Sabe o significado do Não e do Sim
    Desenha gatafunhos
    Imita os pais em tudo o que eles fazem
    Começa a zangar-se menos com as outras crianças e já brinca com elas, se bem que por pouco tempo
    Gosta de chamar a atenção dos adultos realizando acções do género de os agarrar, zangar-se com eles e inclusivamente bater-lhes
Dos 24 aos 30 meses:    Corre e dá pontapés numa bola quase sem cair
    Ainda não sabe travar uma corrida e é difícil dobrar uma esquina
    Dança acompanhado ao ritmo de uma música que seja do seu agrado
    Consegue amontoar vários objectos em equilíbrio
    As suas mãos já têm agilidade necessária para desenroscar uma tampa, abotoar um botão e subir e descer um fecho éclair
    O seu vocabulário já é de cerca de 300 palavras e consegue construir frases empregando verbos
    A sua capacidade de atenção aumenta imenso
    As cores interessam-lhe e já as consegue distinguir, se bem que ainda não as consiga nomear
    Pronuncia o seu próprio nome para falar de si mesmo
    Explode em birras com bastante frequência
    Tenta sempre impor a sua vontade
    Procura a independência, mas com a autorização dos pais
Dos 30 aos 36 meses:    Salta mantendo os dois pés no ar
    O seu equilíbrio já lhe permite saltar de costas e saltar "ao pé-coxinho"
    Despe-se sozinho
    Quando vê o seu nome escrito em letras maiúsculas, reconhece-o
    O seu vocabulário já tem aproximadamente mil palavras e usa-as com desenvoltura e fluidez
    Já sabe o nome das cores
    Sabe que há meninos e meninas e está consciente do grupo a que pertence
    Entende o sentido do conceito "amanhã"
    Continua a ser egoísta e não entende que todos não aprovem o que faz
    Começa a ser social com outras crianças
    Pode sentir diversos medos: da escuridão, dos animais, das pessoas diferentes, etc.