terça-feira, junho 05, 2007

Procura de sensações.


Procura de sensações é o “traço” que descreve a tendência para procurar sensações novas, variadas, complexas e intensas, e a vontade de aceitar os riscos que podem acarretar. (Zuckerman, 1994)

Quantos de nós vivemos na ânsia de algo novo, intenso e satisfatório?

É interessante ver como os desportos radicais vão no sentido de fornecer essas sensações novas, variadas, complexas e intensas.

Mas na verdade o que procuram as pessoas?
Será que procuram simplesmente descargas de adrenalina?
Ou será que procuram viver o momento sem ter a habitual corrente de pensamentos automáticos que por vezes tanto nos perturba?

No fundo quem pratica desportos de alto risco tem que “está lá” na sua totalidade, senão corre o risco de se desconcentrar… com tudo o que isso pode acarretar para o praticante.
As palavras de António Variações descrevem bem o oposto quando só queremos estar onde não estamos, só queremos ir onde não fomos!

Será que a nossa procura de sensações não “apenas” querer um estado “zen” onde estamos centrados no local e na acção do momento?

domingo, junho 03, 2007

Bunkers adolescentis.

No trabalho com adolescentes que tenho realizado na Ktree tenho-me dado conta de que actualmente o quarto de um adolescente não é mais do que um Bunker.


Faz-me sentido pensar nestes termos porque, o que é a adolescência senão tempos de guerra, luta, afirmação, crescimento/mudança.

Mas o que me preocupa é o facto de que actualmente os adolescentes e os pais, têm vindo a equipar estes Bunkers com o que há de mais avançado em termos de tecnologia.

Assim, qual é o adolescente que, hoje em dia, não tem nos seu quarto, uma televisão com ligação por cabo, PlayStation, aparelhagem, computador com ligação à internet e de preferência com webcam, e ainda, estes já nas mesinhas de cabeceira, os telemóveis, os iPod, e não sei mais o quê.

Agora a minha questão é: Sou eu que estou a ficar antiquada ou é também nos quartos que se dorme e se deve ter um ambiente tranquilo?

Atenção, eu concordo com o uso das tecnologias, com o acesso dos adolescentes à informação. E, penso que sendo a adolescência um período tão frágil e ao mesmo tempo tão determinante da vida de qualquer ser humano, devemos respeitar os Bunkers adolescentis como o seu espaço de eleição, onde normalmente querem estar maior parte do tempo que passam em casa, já que, é normalmente também em casa se edifica o centro do conflito.

Agora a minha questão é se isto é saudável, que os adolescentes passem a ter os seus quartos totalmente atestados da mais variada e moderna tecnologia.
Já há uns tempos se começou a debater a questão da televisão no quarto, vejam bem, que até nisso eu coloco as minhas dúvidas.

Mesmo sem excesso de conservadorismos, a mim parece-me que o contacto com o mundo não pode ser centrado e limitado à Internet, à tv por cabo e ao telemóvel. Nem tão pouco livre de supervisão e acompanhamento por parte dos educadores.

Parece-me perfeitamente inútil obrigar os adolescentes a sair do quarto, e acho essencial que se respeite o espaço interno e externo do adolescente, mas também não vamos agora instalar-lhe um frigorifico no quarto para que eles ai sim, possam viver de modo totalmente isolado e independente das rotinas familiares.


Será possível passar-se alguns destes objectos para um escritório e passar esse outro local a representar-se como espaço intermédio, onde e sobre o qual podem eventualmente vir a ser desenvolvidas futuras negociações?

sábado, junho 02, 2007

ESTÃO AÍ OS DIAS DE FESTA

Desde miúda que me lembro do mês de Junho em Lisboa. Costumava chegar com os primeiros calores. Havia jacarandás nas ruas, pétalas lilases no chão, um cheiro a quente no ar. Era tradição ir passear para Alfama e esfregar a palma das mãos nos manjericos. Havia noites de lua cheia. Cheias de sons e de música.
As minhas memórias dessa Lisboa têm a ver com muita gente nas ruas, gritos nas janelas, conversas de beiral para beiral. Visto assim, parece um bilhete postal. Mas não era.
Naquela Alfama, onde eu só ia nas festas – só mais tarde passei a ir todo o ano, para tirar fotografias – passavam-se outras coisas. Era perceptível, pela ditos das vizinhas, os choros das crianças, uma palavra mais agreste dita por um homem. As ruas estreitas eram, como hoje são, bastante sujas e o cheiro no ar era pesado. Nessa Alfama, de origem evidentemente mourisca, o vento sopra com dificuldade. Aí, nada das outras ventanias lisboetas a que eu me tinha habituado: a esquina da Rua Augusta com o Rossio, o Marquês; alguém se lembra de ter passado lá sem vento? Isto para já não falar de zonas mais recentes de Lisboa, como as chamadas Avenidas Novas, ou o Campo Grande, onde os ventos, ao contrário dos jacarandás, são perenes.
O ar parado assentava em Alfama como uma mancha de óleo. Mas naquele tempo o tempo estava também parado. Embora não soubéssemos.
Voltei a Alfama recentemente, com uns amigos estrangeiros, e pude aperceber-me de que está tudo igual. Ou semelhante. E há na mesma aquele vago cheiro a maresia. A fritos. A gritos.
Já se assam sardinhas em fogareiros modernos, há bares pós-modernistas, fala-se sobretudo espanhol, mas que interessa?
Se puderem dêem um salto a Alfama em Junho. Há sítios para todas as idades. Como o Ondajazz, por exemplo, onde se podem ouvir bons conjuntos (ouvi lá os Anima Nuvolari e foi óptimo). Ou casas de fados. Ou de petiscos.
E divirtam-se. Sigam o conselho de Ésquilo, há dois mil e quinhentos anos, e façam o favor de ter uma noite tão boa quanto possível.

“Amor, Sexo e Crime” - Congresso Internacional



Nos dias 25, 26 e 27 de Junho vai realizar-se em Braga, na Universidade do Minho, um Congresso Internacional que promete aprofundar temáticas muito interessantes e de grande actualidade.

De acordo com a organização e passo a citar:
"Neste Congresso procurar-se-á que os profissionais e estudantes tenham um contacto mais aprofundado com a investigação produzida aquém e além fronteiras respeitante a vítimas e agressores sexuais , sejam eles menores ou adultos. Por outro lado, também se esperam contributos de profissionais do terreno, nomeadamente do contexto prisional, da reinserção social e da avaliação de perfis criminais, entre outros.

Existe, assim, a preocupação de levar junto de um público especializado, e simultaneamente curioso, um saber e um saber-fazer que contribuam para o aumento do conhecimento sobre a problemática da criminalidade sexual nas suas múltiplas vertentes, de forma séria e rigorosa.

Aberto à participação externa, este Congresso procura ainda dar a conhecer o que se vai fazendo em Portugal no âmbito da investigação, avaliação e intervenção na criminalidade sexual."

Penso que irá valer a pena dar um saltinho a Braga. Veja os detalhes sobre a conferencia e as informações para a sua inscrição em http://www.cipsi.uminho.pt/conferences/asc2007/.
Obrigado, Jorge Alves, pela dica sobre este evento.

"Então é assim"! Educação Sexual.

Ontem, no âmbito do Dia Mundial da Criança, passou na RTP2 um filme de 17 minutos que reinstalou a polémica acerca do assunto da educação sexual.

“Então é assim” é uma co-produção dinamarquesa-canadiana, um filme de animação para crianças, que transmite informação acerca da sexualidade, reprodução, os abusos sexuais, mas também sobre o afecto e o amor.

Na véspera a RTP2 promoveu uma espécie de "ante estreia", numa edição especial do programa “Sociedade Civil” em que foi mostrado o dito filme e debatida a sua adequação às necessidades e sensibilidades nacionais.

Esta “ante estreia” destinou-se a dar aos pais a possibilidade de visionar antecipadamente “Então é assim” e decidirem se a sua informação e linguagem conferem com o que gostariam de transmitir aos seus filhos na fase de vida em que se encontram.

O filme destina-se a crianças entre os 7 e os 11 anos e levantou inúmeras questões e opiniões, mais relacionadas com a forma como a informação foi transmitida do que com o conteúdo pois as questões são abordadas de uma forma muito explícita, com uma linguagem pouco transformada.

Sem desvalorizar a mais valia da abordagem daqueles conteúdos, devo confessar que quando vi o filme fiquei surpreendida com a linguagem, com alguns termos e imagens utilizadas e fiquei também eu com dúvidas relativamente à forma como a informação foi transmitida.

Se eu tivesse de decidir se passava este filme a uma criança de 7/8 anos eu diria que os pais deviam ver o filme com a criança e ir mediando a informação com comentários que a ajudassem a integrar toda aquela informação.

Não concordo com o uso das histórias e metáforas que explicam de forma totalmente irrealista e maior parte das vezes mentirosa os acontecimentos, mas penso que quando transmitimos seja o que for a uma criança devemos faze-lo de forma a que ela possa entender e integrar.

Devemos ter em atenção os recursos cognitivos e emocionais da criança, além de que devemos dar espaço à fantasia.

As crianças fantasiam precisamente para poder ajustar a informação àquilo que podem compreender e suportar emocionalmente.

Muitos adultos forçam as crianças à compreensão de coisas que lhes são insuportáveis, o que pode ser esmagador.

No entanto, a criança deve poder aceder à verdade e não a histórias e subtefurgios.
E parece-me essencial respeitar um principio básico, quando a criança quiser saber ela vai perguntar, nesse momento devemos contar-lhe a verdade, mas usar uma linguagem que ela possa compreender e elaborar.

Ainda acerca deste filme, devo dizer que me pareceu brilhante a forma como foi abordada a questão dos abusos sexuais. A este respeito era colocada a questão "como é que eu sei se faz bem ou faz mal quando mexem no meu corpo".

E a tónica foi colocada no sentimento da criança que é tocada. "quando eu te faço festinhas nas costas tu sentes Sim ou sentes Não? "Se sentes Sim, é porque não tem mal, se sentes Não é porque faz mal.

Com o diálogo entre as personagens esta questão foi muito bem trabalhada e é precisamente isto que é por vezes difícil de fazer, que é ir ao encontro de uma linguagem que está ainda tão dependente do sentir, do afecto e da emoção.

No dia em que a RTP2 passou a ante estreia e levantou o debate, o blog do programa "Sociedade Civil" teve 417 comentários. Eu própria gostaria de poder discutir este assunto com colegas que tivessem visto o filme e ouvir outras opiniões, lanço o repto.

quarta-feira, maio 30, 2007

Ciclo de conferências em Psicologia e Ciências do Comportamento 2007 - ISPA - Lisboa


CICLO DE CONFERÊNCIAS EM PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO 2007 - 2 de Junho de 2007 às 10,00h

Estructura de la Kleinian Psychoanalytic Diagnostic Scale (KPDS)

Jaume Aguilar i Matas
Membro Titular da Sociedade Espanhola de Psicoanalise,
Membro da Associação Psiconalítica Internacional (IPA)

Lluis Mauri i Mas
Universidade de Barcelona

Sala de Actos do ISPA
2 de Junho de 2007 às 10 ,00h


ENTRADA LIVRE
Mediante Inscrição Prévia

INSCRIÇÕES
Por e-mail para cii@ispa.pt

(Indique: nome, profissão, contacto)


INFORMAÇÕES
Centro de Investigação e Intervenção
ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Rua Jardim do Tabaco, 34 - 1149 Lisboa - Portugal
Tel: +351 21 881 17 08
Fax: +351 21 881 17 79
www.ispa.pt

Dia Mundial da Criança - PARA BREVE


Ao pensar no que escrever para este post, depois de lançar o título, decidi falar sobre a importância do brincar na vida das crianças.


Por vezes somos levados a esquecer, ou pelo menos, a descuidarmo-nos um pouco com a importância que a actividade lúdica assume para os mais pequenos. Descuramos o facto de que é através desta actividade que a criança vai experimentado as suas relações, ensaiando o seu papel no mundo e se desenvolvendo.


O brincar assume papel primordial no desenvolvimento da criança, fomentando-lhe o crescimento físico, intelectual e emocional. (mais adiante, quando as crianças entram no 1º ciclo, aí percebemos com maior afinco que a cognição anda de mãos dadas com a emoção)


Assim sendo, temos que tomar em consideração as "ocupações sérias" das nossas crianças. É como uma frase que cito de memória, sem recordar o seu autor, nos diz, a criança faz-se fazendo-se.


E de facto, a criança "ganha volume" no espaço relacional em que vive. Num primeiro momento é no contacto com a mãe que a criança aprende a se relacionar, mas rapidamente se torna num ser social interagindo sem fim, recebendo todos os estímulos.


Por vezes vemos espelhado nas brincadeiras das crianças as actividades que os próprios pais desempenham; é o casal parental personificado pela utilização do mesmo palavreado que a mãe ou o pai utilizam. Outras vezes é o papel do educador do colégio que emerge, organizando todas as tarefas, chamando os seus alunos para fazerem esta ou aquela actividade, chamando a atenção a este ou aquele porque se está a portar mal....


São nestas actividades, nestas brincadeiras, nestes ensaios, que a criança está a fazer o reconhecimento do seu próprio meio.


Por isso brinque com o seu filho, cante-lhe, leia-lhe histórias, mesmo quando ele é muito pequenino, pois não é o conteúdo da história que lhe vai interessar, mas sim a melodia da voz da mãe.


Se tiver pouco tempo não desespere, siga a máxima de Fernando Pessoa:


O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.


e vai ver que tudo correrá da melhor maneira.

terça-feira, maio 29, 2007

Higiene Mental!


Numa das minhas viagens ao meu velho dicionário de psicologia encontrei esta definição de Higiene Mental.

Higiene Mental: Investigação e aplicação das medidas que evitam distúrbios mentais e promovem a saúde mental.

Ok! Parece simples, mas será que é tão simples assim promover a saúde mental?
A resposta sim é dada por aqueles que já integraram na sua vida uma série de pensamentos e actos que são adaptativos e que promovem a sua saúde num todo.
Não vou comentar agora o que é adaptativo ou não, isso poderá ser outro post!
A resposta não é dada por aqueles que sofrem de mau estar psicológico e ainda não implementaram os actos e pensamentos em cima referidos.

Até aqui tudo muito geral, mas vamos pensar quanto tempo despendemos na nossa higiene mental?
Quanto tempo do nosso dia é usado para exercício físico?
Quanto tempo do nosso dia é usado para ler um livro?
Quanto tempo dá para simplesmente não fazer nada?
Quanto tempo usa para cultivar pensamentos positivos e úteis para o próprio e para os outros?

Como não tenho muito tempo, quando uso os transportes públicos leio algo, quando não leio, olho à minha volta e vejo a cara das pessoas, na sua expressão tento ler o que estão a sentir. Daí até pensar o que uma pessoa triste ou cansada precisa de ouvir para se sentir melhor, é um pequeno grande passo. Quando estou demasiado alheado de tudo, simplesmente não faço nada…
Isto só para dizer que existem sempre tempos em que podemos escolher como tratar a nossa mente e que fundo este post poderia chamar-se “Faça a sua higiene mental nos transportes públicos!”

Espero que este post tenha servido para dar um pouco de atenção a algo que, não sendo tangível, muitas vezes é tudo… a nossa mente!

segunda-feira, maio 21, 2007

Gosto de ti mas...





Quando me ofereceram este livro gostei logo do título. Muitas vezes há um mas… que parece colocar muitas coisas em questão.
Ao ler o livro descobri, ou reaprendi uma série de estratégias de podem ajudar os casais a melhorar as suas relações.
Segundo a autora, Ellen Wachtel, existem quatro verdades básicas sobre o que faz o amor durar:

1ª Amamos quem nos faz sentir bem connosco próprios.
2ª A maioria de nós sabe o que aquece o coração do nosso parceiro.
3ª As críticas desgastam o amor.
4ª Um amor inabalável, imutável e à prova de casos extraconjugais não existe.

A leitura deste livro entusiasmou-me bastante por ser um livro que fala de situações do dia-a-dia e de pessoas “normais” que sentem dificuldades nas suas relações.
Podemos reflectir um pouco sobre o significado destas quatro verdades.
A primeira parece-me indiscutível porque se estivermos com alguém que nos faz a “vida negra” muito dificilmente gostaremos dessa pessoa. A não ser que tenhamos algum problema de auto-estima e tendencialmente procuramos pessoas que nos fazem sentir inferiores para confirmar essa mesma ideia… mas isso é outro post!
A segunda também parece evidente, apesar de por vezes não tomarmos consciência dos gostos do nosso parceiro, e por vezes o problema é justamente esse, o não prestar atenção ao outro, ou seja, trabalhar no sentido de fazer o outro sentir-se bem.
Vale a pena falar da 3ª? Claro que vale… afinal de contas o último post da Marta fala justamente disto, de como a comunicação se vai alterando e cada situação se torna tendencialmente uma oportunidade de atingir o outro com críticas. Claro que este movimento pode ser mais ou menos consciente… mas desgasta na mesma!
Claro que a 4ª é a mais polémica… afinal existe uma tendência para gostarmos das coisas imutáveis e certas. Mas… tudo muda, as pessoas mudam, o modo de comunicar muda e neste paraíso, ou inferno, em que vivemos existem mais pessoas a interagir com os nossos parceiros e connosco, felizmente por um lado, visto que somos animais sociais, infelizmente por outro porque cria um número infindável de situações em que alguém nos consiga fazer sentir especial e como tal podemos procurar algo mais para a nossa vida!... mas isso de procurar algo mais também dava outro post!

Enfim o livro tem 8 capítulos que tratam as várias áreas problemáticas das relações, recomendo-o a todos que queiram pensar e agir sobre a sua vida relacional!

domingo, maio 20, 2007

Livros


Na semana passada, no congresso da Sociedade Portuguesa de Psicanálise foram lançados dois livros que se debruçam sobre a temática do narcisismo. Ambas as autoras, Maria Fernanda Alexandre e Cristina Fabião, são duas psicanalistas titulares da Sociedade Portuguesa de Psicanálise.

As autoras abordam com especial enfoque o aprofundamento da compreensão das patologias narcísicas ditas mais "graves".
Cristina Fabião sublinha o carácter defensivo que a organização do narcisismo comporta uma vez que esta, passando a citar a autora, " interpenetra-se com acontecimentos que se dão na altura do desenvolvimento da personalidade, ao desenvolvimento da consciência-insight e da capacidade de simbolizar, como suportes da capacidade de estar consciente". Compreender o que se passa nos fenómenos narcísicos é compreender as transformações psíquicas da fase auto-erótica, ligada esta ao corpo e às sensações corporais na relação com o objecto, como nos diz a autora.

Maria Fernanda Alexandre, partindo da sua vasta prática clínica com os "doentes difíceis", e com o conhecimento cada vez mais fundo da prática clínica com crianças e adolescentes, vai investigar as mudanças psíquicas ocorridas no processo psicanalítico. Pretendendo compreender melhor os seus pacientes que se enquadram na esfera do que se entende por narcisista, faz-nos pensar quando nos diz que "o narcisista não é aquele que se ama em excesso mas aquele que tem fome de amor e de compreensão".

Sem dúvida, a leitura destas duas autoras portuguesas do cenário psicanalítico português será um acrescento para a nossa reflexão teórica sobre o processo da psicoterapia psicanalítica e da prática relacional com nossos pacientes.

sexta-feira, maio 18, 2007

XXIII Jornada Psicoterapia Psicanalítica da Criança e do Adolescente


A Associação de Psicoterapia Psicanalítica da Criança e do Adolescente vai realizar a sua XXIII jornadas. A Dr.ª Maria José Gonçalves, uma das mais conceituadas psicanalistas Portuguesas com enorme experiencia clínica com crianças vai apresentar uma conferência de entrada livre intitulada: PSICOTERAPIA MÃE BEBÉ - CONTRIBUIÇÕES CLÍNICAS.

A Dr.ª Maria José Gonçalves é Médica, Pedopsiquiatra e Psicanalista. Membro didacta da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e Membro da International Pschonalytical Association, é responsável desde o seu inicio, nos anos 80, pelos Seminários de Formação de Analistas sobre a Observação de bebés. Tem trabalhado e investigado a relação mãe-bebé, tendo já publicado diferentes artigos. Exerceu clínica como pedopsiquiatra no Departamento de Psiquiatria Infantil e Adolescência do Hospital D. Estefânia, de que foi directora.

A Jornadas irão decorrer, como é habitual, na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa nos dias 25 e 26 de Maio. A conferência no dia 25 de Maio realizar-se-á 19h e tem ENTRADA LIVRE e os Grupos de Trabalho (cuja a frequência exige inscrição) irá realizar-se das 9h às 13h.

Veja mais detalhes sobre este evento no site da Associação: www.appij.com

terça-feira, maio 15, 2007

Ética e avaliação psicológica.

Os Princípios Éticos são determinantes no trabalho de qualquer psicólogo.

A avaliação psicológica acresce a responsabilidade inerente ao cumprimento do código de Ética.


A avaliação e descrição da realidade psicológica de alguém fornece ao psicólogo um conjunto de informações, as quais este deve saber interpretar, seleccionar e sobretudo transmitir e devolver.

Numa avaliação psicológica o examinado fornece ao clínico parte da sua realidade interna (vida mental), confiando neste a capacidade para a analisar, perceber, interpretar.

Uma das questões que cedo se levantam é que o psicólogo está obrigado ao sigilo profissional, no entanto, o objectivo de uma avaliação é quase sempre a elaboração de um relatório, onde vamos inevitavelmente ter de transmitir informação a alguém que a solicitou.

Uma das precauções que devemos ter é de alertar o examinando para esta realidade, que deverá optar por nos fornecer informação que quiser que seja transmitida, ou que nos alerte para o caso de não querer que determinada informação conste do relatório.

No entanto, parte sobretudo do técnico a responsabilidade de reconhecer o que é ou não pertinente escrever num relatório.
Além de que, em determinados contextos (com doentes psiquiátricos por exemplo) o examinando nem sempre possui a capacidade de decidir acerca dos seus actos ou até do seu discurso, com vista a preservar a sua intimidade.

Voltando um pouco á questão que levantei, parece quase um contra-senso pensar que a informação obtida num contexto psicológico é confidencial, mas vamos ter de a transmitir.
É precisamente por isto que devemos restringir-nos ao que nos foi pedido para avaliar, restringir-nos a responder a quem solicitou a avaliação, restringirmo-nos a uma linguagem clara, objectiva e restringirmo-nos a falar do que nos compete.

Defendo ainda que, em todos os casos, devemos devolver à pessoa a informação que obtivemos, as conclusões a que chegamos e as indicações terapêuticas adequadas, nos casos em que identificarmos essa necessidade.

Mesmo quando o relatório de avaliação psicológica não é para o próprio (se foi por exemplo solicitado por outro técnico de saúde) é nossa obrigação transmitir ao examinado estas informações, porque: se a avaliação não é para ele mesmo, então é para o beneficio de quem?

Estas questões nem sempre são fáceis de gerir, e por isso mesmo têm sido motivo de grande consideração por parte dos técnicos da Ktree.

Na Ktree, ao trabalharmos com avaliação psicológica, e para salvaguardar estes princípios temos desenvolvido um método de trabalho que insere procedimentos inovadores neste campo.

A confidencialidade dos dados é da nossa maior preocupação. É oferecida ao examinando a possibilidade de decidir acerca da transmissão dos seus dados para outros técnicos, no caso destes a solicitarem (em documento adequado).

Um dos métodos inovadores na gestão dos dados, é a possibilidade (mediante consentimento informado) do registo através de gravação em formato digital dos dados da entrevista, que ficam arquivados para posterior elaboração de novos relatórios adequados aos diferentes interlocutores.
Estes dados têm obviamente uma validade, e ao fim deste tempo os dado são destruídos.

Penso que quando se tem estas questões em consideração, é possível gerir as situações em benefício do examinando, e trabalhar com rigor e com Ética.

Artigo relacionado: A ética na avaliação psicológica: uma perspectiva psico-filosófica.

segunda-feira, maio 14, 2007

Interaccção mãe/criança pobre em mães com Esquizofrenia



Investigadores observaram que mães com Esquizofrenia frequentemente evidenciam falta de resposta/sensibilidade maternal e que tal facto pode levar a comportamentos de evitamento por parte das crianças. Ming Wai Wan (Universidade de Manchester, Reino Unido) e colegas observaram que o comportamento de interacção entre mães com Esquizofrenia e suas crianças é de pior qualidade do que aquele que é observado nos casos de mães com Perturbações de Humor. “Os comportamentos de interacção pobre nestas díades mãe/criança podem ter efeitos significativos nas relações de vinculação e ajustamento social”, comentam estes investigadores. Observaram 38 mulheres com doença perinatal severa, incluindo 13 com Esquizofrenia e 25 com Perturbação de Humor enquanto estas interagiam com as suas crianças, uma semana antes destas obterem alta duma unidade psiquiátrica mãe/bebé. As mães com Esquizofrenia eram significativamente menos afectuosas e menos aceitantes do que as mães com Perturbação de Humor. Adicionalmente as crianças das mães com Esquizofrenia eram significativamente mais evitantes e menos comunicativas, menos envolvidas com o meio ambiente e menos activas (com “pouca vida”) comparativamente com as mães com Perturbação de Humor. A interacção da díade como um todo entre as mães com Esquizofrenia e suas crianças era notoriamente menos satisfatória mutuamente, mais séria, menos recíproca do que no grupo com Perturbação de Humor. Wan e equipa escreveram na revista Psychological Medicine que não é certo se as crianças se tornam auto-centradas e mais evitantes para se protegerem da falta de resposta, do cuidado débil e intrusivo, ou se por outro lado é o comportamento da criança que afecta adversamente a vinculação ao bebé. Wan e equipa observaram que longa duração de doença ou doses elevadas de medicação não explicavam a pobreza das relações entre mães com Esquizofrenia e seus bebés. Contudo ter um parceiro ou um status socio-económico elevado proporciona alguma protecção. Wan e equipa concluem que as suas descobertas sugerem que tratar os sintomas da Esquizofrenia ou providenciar apoio social podem não ser suficientes para melhorar a interacção mãe/criança no grupo em causa. As intervenções dever-se-iam focar na melhoria/aumento da sensibilidade e resposta maternais, estimulação dos bebés e satisfação mútua na relação.

WAN, MING WAI ; SALMON, MARGARET P. ; RIORDAN, DENISE M. ; APPLEBY, LOUIS ; WEBB, ROGER; ABEL , KATHRYN M. ,(2007), What predicts poor mother-infant interaction in schizophrenia?, Cambridge, Psychological Medicine, 37: 537-546 Cambridge University Press.
Photo by Anne Gueddes

terça-feira, maio 08, 2007

7 Dias, 7 Meses e 7 Anos no Casamento

A comunicação do casal ao longo do seu ciclo de vida, vista com humor (que nos faz muita falta!):

Casado há 7 dias: Ficas linda nesse vestido.
Casado há 7 meses: Outro vestido novo?
Casado há 7 anos: Quanto CUSTA?

Casado há 7 dias: Querida, trouxe o teu filme preferido.
Casado há 7 meses: Tens a certeza que queres ver esse filme?
Casado há 7 anos: Nem penses! Hoje dá futebol!

Casado há 7 dias: Querida, a tua mãe está ao telefone.
Casado há 7 meses: É para ti!
Casado há 7 anos: Telefoooone!

Casado há 7 dias: Amo-te.
Casado há 7 meses: Claro que te amo!
Casado há 7 anos: Se não te amasse achas que casava contigo?


Todos nós reconhecemos com humor estas diferenças, caricaturadas mas não tão longe do real… E faz-nos bem rir, mas como estamos perante um blog de ideias de psicologia “às pinguinhas” depois dos sorrisos, poderemos discutir (sem deixar de rir, pois neste blog somos flexíveis), o que acontece nos casais para que a comunicação se altere ao longo da vida em comum.
Nota para não ferir susceptibilidades: O facto do diálogo estar no género masculino foi puro acaso, o e-mail que me enviaram não continha o género feminino!
Está aberta a discussão…


sábado, maio 05, 2007

Espectáculo sobre Freud e a Sexualidade



O Grupo de Teatro Disfarces tem em cena até dia 13 de Maio no Auditório Carlos Paredes (no edifício da Junta de Freguesia de Benfica em Lisboa) um novo espectáculo, e uma nova incursão na senda dos mistérios da mente humana,e da Sexualidade (Homo/Hetero),com “ESTÁ TUDO NA SUA CABEÇA - A SEXUALIDADE SEGUNDO FREUD” em versão Pop.

Classificação Etária : m/ 16 anos

Todos os Sábados às 22 horas e Domingos às 17 horas.

Informações e Reservas : 91 9584669

Viena de Austria, sob a ocupação nazi.Enquanto a população se diverte num ambiente de excesso e decadência num cabaret no centro da cidade, um médico judeu de apelido Freud tenta descortinar os mistérios da mente através da psicanálise e da interpretação dos sonhos numa tentativa de transformar o sofrimento humano numa infelicidade vulgar.Mas a demência a que a História se transporta com a Guerra e o holocausto leva um grupo de figuras públicas a questionar se o verdadeiro inferno se encontra dentro ou fora de si próprios.

Numa versão pop a saga de uma das figuras mais importantes da modernidade com momentos fortes de humor, música e sonho!

XX Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise


Vai realizar-se, nos dias 11 e 12 de Maio de 2007, o XX Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, subordinado ao tema: “Psicanálise e Mudança” , que terá lugar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

A Comissão Organizadora deste Colóquio pretende privilegiar, como objecto de reflexão, a evidência dos movimentos de mudança nas diferentes dimensões do conhecimento e da cultura na era actual, movimentos que a psicanálise não pode deixar de acompanhar.

Tentámos, assim, elaborar um Programa que favoreça um diálogo psicanalítico com algumas das áreas científicas e culturais que nos pareceram mais paradigmáticas dessa mudança. Escolhemos a Física , a Biologia da Reprodução , as Neurociências , a Sociologia e as Artes, na expectativa de se propiciar uma reflexão estimulante, conjunta e interdisciplinar, sobre os processos de mudança/transformações operadas nessas áreas e na psicanálise.

Para além de podermos contar com um elevado número dos nossos mais prestigiados psicanalistas, convidámos como oradores alguns investigadores, cientistas e artistas de reconhecido mérito, que passamos a apresentar:

Prof. Doutor Carlos Fiolhais, professor catedrático de Física, Universidade de Coimbra .
Prof. Doutor Mário de Sousa , médico investigador da Reprodução Medicamente Assistida, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto.
Prof. Doutor José Luís Garcia, Sociologia da Tecnologia, Instituto de Ciências Sociais, U. de Lisboa.
Prof. Doutor Manuel Villaverde Cabral, Sociólogo, Instituto de Ciências Sociais, U. De Lisboa.
Prof.ª Doutora Ana Nunes de Almeida, Socióloga, Instituto de Ciências Sociais, Pró-Reitora da Universidade de Lisboa.
Dra. Maria Saldanha Pinto Ribeiro, Psicóloga, Técnica de Mediação Familiar, Ministério da Justiça.
Leonel Moura, Artista Plástico.
Filipa Francisco, Coreógrafa e performer.
Teresa Villaverde, Cineasta, Realizadora de Cinema.

Contamos com a sua presença e participação activa, para que o nosso Colóquio possa ser um encontro científico, cultural e afectivo.

Veja o Programa.

Afectuosos cumprimentos,

Pel'a Comissão Organizadora

terça-feira, abril 24, 2007

2º Workshop Algarve

Prosseguindo com o nosso ciclo de Workshops em bandas Algarvias (Portimão) , vamos realizar este sábado, dia 28/04/2007 pelas 14h um workshop sobre

"Avaliação Psicológica - Contextos e Aplicações"

dinamizado pela nossa colega Eliana Vilaça.

Mais uma vez contamos com a presença dos nossos amigos e colegas algarvios.

domingo, abril 22, 2007

Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos

2007 é o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos- Para uma Sociedade Justa.

O Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos pretende sensibilizar a população para os benefícios de uma sociedade justa e coesa. Preconiza iniciativas de sensibilização que tenham por objectivo combater atitudes e comportamentos discriminatórios, bem como informar os cidadãos sobre os seus direitos e obrigações. Inscreve-se numa abordagem transversal do combate à discriminação, que deverá permitir assegurar a aplicação correcta e uniforme do enquadramento legislativo comunitário em toda a Europa, pondo em evidência os seus princípios essenciais e angariando o apoio activo do público à legislação em matéria de não-discriminação e de igualdade.

A minha questão é a seguinte: Sem prejuízo da mais valia de uma iniciativa que assenta na procura de diminuição da injustiça social, não será este um postulado falso?

Igualdade de oportunidades significa que somos também todos iguais, e não será esta uma forma ingénua de acentuar a injustiça social?
Se somos todos diferentes, temos todos necessidades diferentes e por isso também necessitamos de oportunidades diferentes.

A única forma, para mim, de se promover uma sociedade justa e coesa será precisamente o contrário, eu sugeria: "Ano europeu da diferença, das oportunidades diferentes para pessoas diferentes e ajustadas às necessidades de cada um."

Tideland - o mundo ao contrário

Este fim-de-semana estive a ver um filme perturbador – Tideland, o mundo ao contrário. O filme tem algumas cenas repugnantes. Começa com a história de uma rapariga de 7 ou 8 anos de idade, Jeliza-rose que vive com os pais, ambos toxicodependentes. A relação que os pais mantêm com a criança retrata, na minha opinião, o drama de muitas crianças que são criadas em famílias toxicodependentes. Há, como o nome do filme indica, uma reversão de papéis, é a criança que tem de cuidar das necessidades elementares da família. É ela que diligentemente prepara as doses de heroína que o pai consome e que o assiste enquanto ele se injecta. A criança nasceu ela própria dependente da heroína, a mãe a certa altura descreve com algum desdém a forma como ela, ainda bebé, recém-nascida, teve que lidar com a síndrome de abstinência.

Os pais, profundamente centrados sobre eles próprios, são ora abandónicos e negligentes ora pseudo-protectores com manifestações de amor que ilustram na perfeição o conceito de vínculo L menos de Wilfred Bion. Jeliza-rose lê para o pai histórias infantis enquanto este está inconsciente, “pedrado”. A mãe morre na sequência de uma overdose e a reacção do pai, atesta a sua incapacidade para lidar com a realidade. Mais tarde, o pai também morre e Jeliza-rose fica ainda mais sozinha.

Sozinha, num mundo de adultos perturbados, Jeliza-rose procura conforto e coragem nas suas fantasias, povoada por 4 bonecas (apenas as cabeças que coloca nos dedos, simulando personagens com as quais interage). Jeliza-rose representa na minha opinião o drama de muitas crianças que não podem contar com os seus pais para as ajudarem e que ficam profundamente sozinhas e à mercê de si próprias e das circunstâncias. Neste filme é possível compreender a força enorme de uma criança muito pequena, que luta pela sua sanidade mental num mundo enlouquecedor.