quinta-feira, janeiro 14, 2010

Workshop em Terapia Focada nas Emoções/Processual Experiencial



Este Wokshop irá realizar-se nos dias 12 e 13 de Fevereiro 2010 (das 9:30 às 17:30) em Lisboa.

Destina-se a Psicólogos, Médicos ou estudantes finalistas de ambos os cursos e corresponde, para efeitos de certificação, à primeira parte do nível 1 de treino em Terapia Focada nas Emoções.

Para mais informações consultar o link:
http://wwwsppc.org.pt/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=111

Psicodrama Psicanalítico

I Congresso Internacional de Psicodrama Psicanalítico subordinado ao tema A Transformação da Violência - A Expressão da Criatividade, decorrerá em Lisboa nos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2010.

Inscrições
Morada: Alameda dos Oceanos Lote 4.07.01M 2º Dtº, Parque das Nações, 1990-238 Lisboa
E-mail: spppgpt@gmail.com

terça-feira, janeiro 12, 2010

AS MULHERES E O MERCADO DE TRABALHO




Segundo o Expresso/ The Economist (existe já um um acordo The Economist/Expresso, de maneira que alguns artigos podem ser lidos neste semanário - é o caso deste) o sexo feminino ultrapassará o patamar dois 50% e passará a constituir uma maioria da poulação activa americana. Nos países escandinavos, onde 40% dos legisaladores são mulheres, esta percentagem é já maior e sobretudo existe uma redecde creches muito eficaz.
Mas resta ainda muito por fazer: os ordenados das mulheres continuam a ser sistematicamente mais baixos e poucas mulhres se encontram à frente das grandes empresas.
O desenho acima, de Norman Rockwell (Saturday Evening Post) representa o icon da mulher trabalhadora americana, a Rosie the Riveter, que teve de deitar mãos à obra durante a 2ª Guerra, tal como as suas congéneres na Europa.  Parece um pouco masculina, mas em tempos de guerra não se limpam armas. Foi com a 2ª Guerra que as mulheres entraram em força no mercado de trabalho, movimento esse que se tornou imparável.

As mãos servem para proteger

segunda-feira, janeiro 11, 2010

O Sítio das Coisas Selvagens ou a maneira como uma criança resolve a sua raiva...




Apesar dos críticos não terem dado grandes créditos ao filme "O Sítio das Coisas Selvagens", realizado por Spike Jonze numa adaptação do livro infantil escrito por Maurice Sendak em 1963, aconselho-o vivamente!!


O livro também é aconselhável!!
Where are your wild things?


sábado, janeiro 09, 2010

Projecto Limpar Portugal

É sempre interessante verificar que ainda, ou cada vez mais, existem projectos de voluntariado ecológico!
Será que as pessoas vão dizer "que diferença é que faz limpar um dia, se os outros dias ninguém limpa!"

Podia simplesmente citar alguém muito conhecido, mas que agora não me lembro o nome, "Para que as forças do mal vençam, basta que os justos nada façam!"

Vale a pena visitar o site http://www.limparportugal.org/ e envolver-se no projecto!

sábado, janeiro 02, 2010

TELEMÓVEIS E DIFERENÇAS CULTURAIS



Fiquei a saber, por leituras ao fim da manhã, uma série de coisas fascinantes e que espelham as diferenças culturais entre os vários povos no que respeita ao uso de telemóveis e smartphones. Por exemplo:
As palavras usadas para designar os telefones móveis reflectem as prioridades de cada sociedade. Assim, enquanto os ingleses (e nós) chamam mobiles a estas engenhocas, acentuando o aspecto da própria mobilidade, os americanos acentuam o lado tecnológico e chamam-lhe cellular. Já os alemães, sempre práticos, designam-nos por Handy, o que enfatiza o facto de caber na palma da mão. É tb os casos com os chineses: sho ji (hand machine).
E quem fala mais ao telefone (versus texto)? Não os japoneses, que preferem textar, e para quem é mal-educado conversar ao telefone de modo a ser ouvido. Mas os americanos e mais ainda os porto-riquenos. Falam que se fartam.
E como se fala ou se escreve? Os parisienses e os madrilenos fazem-no nos passeios ou mesmo na rua, os londrinos parece que têm o hábito de se juntar nas entradas do metro. Aqui em Portugal todos sabemos da vida de todos: é no autocarro, no metro, até no cinema!
O uso dos móveis e smartphones na rua também reflecte o uso e a concepção que fazemos das cidades (outro tópico interessantíssimo e sobre o qual gostava de saber mais para poder escrever sobre ele). Há cidades onde nos deslocamos de um lado para outro, há cidades onde as pessoas se passeiam, etc etc. Paris é a cidade dos flâneures (eu pelo menos flâno que me farto quando lá vou...).
Outro tópico tem a ver com a cobertura: os finlandeses privilegiam as operadoras que prporcionam cobertura nos túneis (et pour cause).
Tb há quem personalize os tel. móveis. Mas não na Índia, onde se revendem. Aí, as mulheres costumam usá-los em bolsas coloridas.
E os indonésios: são os campeões das mensagens escritas (porventura refletindo a dispersão geográfica).
Tudo isto e muito mais fiquei a saber lendo...................adivinhem onde!

http://www.economist.com/displayStory.cfm?story_id=15172850&source=features_box_main

quarta-feira, dezembro 30, 2009

Homossexualidade NÃO é doença.



Ontem foi noticiado que o colégio de psiquiatras da ordem dos médico emitiu um parecer em que declara que a homossexualidade não é doença. SÓ AGORA!!!

segunda-feira, dezembro 28, 2009

COMO SE GANHA A CONFIANÇA

O filósofo José Gil assina esta semana na revista Visão mais uma crónica, e como de costume interessante. Intitula-se "Confiança". Perdoar-me-ão não pôr aqui o link, mas o site da Visão é fraco e de difícil consulta. Ou seja, nunca se encontra o que se quer. É uma pena que os media tradicionais continuem a não perceber as vantagens de ter um site bem construído, mas lá irão um dia... Excepção a esta regra é o site do i. Quer se goste ou não do jornal, o site é bastante bom.
Nada disto diminui, no entanto, a importância desta última crónica de Gil, cujo tema é o da construção da confiança (individual ou colectiva). Escreve ele às tantas:
"...como se ganha a confiança de uma criança fechada sobre si ou desconfiada? Falando-lhe de tal modo que ela cesse de pensar que tem ali uma ameaça em potência, falado-lhe de uma coisa que lhe interessa, criando um terceiro termo mediador que abra a criança para o mundo e transfira a sua atenção de nós para um objecto que lhe interesse e nos interesse; eventualmente, construindo com ela esse objecto, um jogo, um brinquedo comum. Propor-lhe uma tarefa em que invista as suas forças".
Poucas vezes tenho visto uma melhor metáfora do que é o trabalho psicoterapêutico/psicanalítico.
Winnicott chmava a este objecto "transaccional", Widlocher fala de co-pensamento no trabalho terapêutico.
Mas leiam todo o artigo, que vale a pena. É urgente.

UTE LEMPER








ão é tesourinho musical de fim de semana, mas é melhor: Ute Lemper em Paris. Ouvi,  de ouvidos bem abertos!

domingo, dezembro 27, 2009

OUTRO TESOURINHO MUSICAL PARA O FIM DE SEMANA



Lucky to have been where I've been ( Jason Mraz and Colbie Caillat)

Duas horas de videojogos por dia





A Associação Espanhola de Pediatria considera que os jovens não devem jogar mais do que duas horas seguidas de videojogos sob risco de ficarem viciados.

Agora que o Natal passou e muitas crianças e jovens receberam consolas de videojogos como prendas, é importante relembrar aos adultos responsáveis pela saúde mental destes jovens que eles NÃO devem jogar mais do que duas horas seguidas, como afirma a Associação Espanhola de Pediatria.

Os jogos de computador (videojogos) podem ser extremamente importantes para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes porque lhes permitem treinar uma serie de competências e são óptimas ferramentas para desenvolver e potenciar a auto-estima se usados com moderação; mas quando a criança se começa a desligar dos amigos, da família e se refugia constantemente na televisão e na consola corre o risco de se tornar adito.

http://www.psiquiatria.com/noticias/trastornos_infantiles/otros_trastornos/prevencion2/45809/

sábado, dezembro 26, 2009

O SOLSTÍCIO DE INVERNO


 (photo: writerinspired.wordpress.com)


Agora que está (quase) passada a chamada quadra natalícia e nos preparamos para mais umas festas "obrigatórias" (as da passagem de ano), interrogo-me sobre o sentido de tudo isto - se é que faz algum sentido. Sim, bem sei que o natal cristão veio sobrepôr-se a festividades muito antigas e que tinham a ver com o solstício de inverno. O cristianismo tentou sempre, com muita habilidade,  absorver os rituais pagãos, digeri-los e dar-lhes um outro sentido mais conforme à doutrina.
O certo é que, no início do século XXI, andamos a festejar o solstício de inverno - numa época, ó ironia das ironias, em que se fala de aquecimento global - com rituais obsessivo-compulsivos de compras, presentes, cheques-oferta, um sem-fim de correrias consumísticas.
Uma canseira, meus caros. Serei só eu que estou farta?

quarta-feira, dezembro 23, 2009

O NATAL, A FAMÍLIA E OS SOGROS

Esta época natalícia, já aqui vários de nós têm referido neste blog, é complicada a nível dos afectos e relacionamentos.
Achei a crónica que abaixo linco muito interessante, até pela franqueza com que a questão é posta. Poucas pessoas, julgo eu, seriam capazes de expor o problema o nos termos em que esta mulher o faz. Leiam que vale a pena.

http://parenting.blogs.nytimes.com/2009/12/23/disliking-your-in-laws/

terça-feira, dezembro 22, 2009

POBRETES MAS ALEGRETES?

Está a decorrer neste momento na revista The Economist um debate online sobre os tempos de trabalho europeus e americanos em termos de férias e feriados.
A questão não tem nada de ocioso, sobretudo numa altura em que as dificuldades apertam e muitas sociedades (muito especialmente a portuguesa!) estão a empobrecer.
O ponto de partida é muito simples: apesar da produtividade ter aumentado mais na Europa do que nos USA, o rendimento per capita europeu permanece à volta dos 70% do dos norte-americanos.
Quem quer participar no debate? Lá porque somos portugueses não temos de ser desinteressados.

http://www.economist.com/debate/days/view/435

Dislexia



A dislexia é caracterizada por dificuldades significativas na aquisição e no uso das capacidades de escuta, de fala, de leitura, de escrita, de raciocínio ou das capacidades matemáticas.

Esta desordem intrínseca ao indivíduo, pode estar associada a uma disfunção do sistema nervoso central e pode ocorrer ao longo da vida.

Embora estas dificuldades possam ocorrer paralelamente a outras condições de incapacidade ou influências extrínsecas – tais como, diferenças culturais, ensino insuficiente ou inadequado - elas não são devidas a tais condições ou influências.

No DMS-IV, podemos destacar como critérios de diagnóstico:

- Capacidade para a leitura, escrita e cálculo (...) substancialmente abaixo do nível esperado para a idade cronológica do sujeito, quociente de inteligência e escolaridade própria para a sua idade;

- Os problemas de aprendizagem interferem significativamente com o rendimento escolar ou actividades da vida quotidiana que requerem capacidades de leitura, escrita ou cálculo;

- Em presença de um défice sensorial, as dificuldades na capacidade de cálculo são excessivas em relação às que lhe estariam habitualmente associadas.

Esta desordem origina dificuldades de aprendizagem específicas:

- Na leitura, nomeadamente no que diz respeito ao aprender os sons das letras, dividir as palavras em sons, erros e na compreensão da leitura e leitura lenta;

- Na linguagem oral, nomeadamente má interpretação da linguagem ouvida, falta de consciência dos diferentes sons nas palavras e rimas, e dificuldade na organização dos pensamentos;

- Na escrita, nomeadamente na organização das ideias, erros ortográficos e má caligrafia (forma das letras e organização espacial);

- Na matemática, nomeadamente na memorização de factos matemáticos, dificuldade na sequencialização dos passos para a resolução de problemas e transposição de dígitos em números.

Esta dificuldade em aprendizagens específicas tem impacto nas crianças e nos jovens, onde destacamos:
- Falta de controlo sobre si mesmo;
- Dificuldade de ajustamento à realidade;
- Problemas de comunicação;
- Auto-conceito e auto-estima baixos;
- Reduzida tolerância à frustração;
- Implusividade;
- Falta de avaliação crítica;
- Ausência de discermimento;
- Falta de percepção social;
- Falta de cooperação;
- Raramente antecipam as consequências dos seus comportamentos.

Esta desordem pode ter como consequências reações interiorizadas na criança e nos jovens, como a ansiedade, o evitamento do trabalho escolar, timidez e/ou vitimização, doenças psicossomáticas, recusa em ir à escola e baixa auto-estima.

domingo, dezembro 20, 2009

ÀS COMPRAS: MULHER OU HOMEM?

http://www.telegraph.co.uk/science/science-news/6720150/Shopping-styles-of-men-and-women-all-down-to-evolution-claim-scientists.html

O artigo é sobre as diferentes atitudes no que respeita a homens e mulheres.  Aparentemente, isso tem a ver com a evolução. Os homens iam caçar e, com alguma sorte, caçavam. As mulheres tinham que escolher com cuidado entre os alimentos disponíveis (sementes, frutas, carne, crustáceos, etc.).
Diz o Prof Kruger:"Women gained the skills of how to get the best quality food in cave man times because if they chose the wrong berry or nut it could kill".
As mulheres dedicavam-se a escolher cuidadosamente, muitas vezes na companhia das crianças. Segundo os cientistas, a razão por que as mulheres gostam de passar horas em lojas, enquanto os homens entram, compram e saem, tem a ver com o seu passado como caçadores/recolectores.

(picture: rock_leonine)