sábado, dezembro 26, 2009

O SOLSTÍCIO DE INVERNO


 (photo: writerinspired.wordpress.com)


Agora que está (quase) passada a chamada quadra natalícia e nos preparamos para mais umas festas "obrigatórias" (as da passagem de ano), interrogo-me sobre o sentido de tudo isto - se é que faz algum sentido. Sim, bem sei que o natal cristão veio sobrepôr-se a festividades muito antigas e que tinham a ver com o solstício de inverno. O cristianismo tentou sempre, com muita habilidade,  absorver os rituais pagãos, digeri-los e dar-lhes um outro sentido mais conforme à doutrina.
O certo é que, no início do século XXI, andamos a festejar o solstício de inverno - numa época, ó ironia das ironias, em que se fala de aquecimento global - com rituais obsessivo-compulsivos de compras, presentes, cheques-oferta, um sem-fim de correrias consumísticas.
Uma canseira, meus caros. Serei só eu que estou farta?

2 comentários:

commonsense disse...

Eu também estou farta daquela obrigação de festejar por festejar.

Ana Almeida disse...

Olá Clara.
Não podia concordar mais!
Concordo inteiramente com a tua afirmação: "O cristianismo tentou sempre, com muita habilidade, absorver os rituais pagãos, digeri-los e dar-lhes um outro sentido mais conforme à doutrina", mas iria ainda um bocadinho mais longe, acho que o comercio tem tentado, também com muita habilidade, absorver os rituais católicos, digeri-los e dar um novo sentido mais conforme a doutrina, ou seja, torná-los mais consumistas.
A obrigação de festejar, trocar prendas, sermos amigos, solidários, etc... é, a cada ano que passa, mais e mais enjoativa.
Por vezes é bom arranjarmos pretextos para festejarmos, mas de uma forma tão artificial... não me parece bem