É frequente que pais de crianças com Síndrome de Asperger cheguem aos nossos consultórios com questões muito inquietantes acerca do comportamento dos seus filhos. As dificuldades ao nível das competências sociais, na capacidade de diálogo, o interesse obsessivo por um assunto são as características principais desta síndrome e imprimem no comportamento das crianças um carácter invulgar ao olhar dos outros, sobretudo ao olhar das outras crianças, os seus pares. Sem desconsiderar a importância dos aspectos da cognição, psicomotricidade e outros, alertamos para as dificuldades vividas ao nível da socialização em contexto escolar.
Os pais referem-se muitas vezes ao isolamento das suas crianças na escola e falta de amigos genuínos. As pessoas com esta síndrome parecem não ser capazes de interpretar sinais não verbais de comunicação e são mesmo capazes de tecer comentários que, embora verdadeiros, são embaraçosos – o que, inevitavelmente, prejudica a sua adaptação social.
Lorna Wing (Burgoine e Wing, 1983) identificou como características clínicas principais da Sindrome de Asperger:
- a ausência de empatia;
- a interacção ingénua, inadequada e unilateral;
- a reduzida (ou mesmo ausente) capacidade para estabelecer amizades;
- o discurso muito formal e repetitivo;
-comunicação não verbal pobre;
- interesse constante por determinado assunto;
- a fraca coordenação motora e posturas corporais estranhas e desajeitadas.
Em crianças em idade escolar um dos sintomas mais visíveis pode ser a exclusão social, estas são crianças que habitualmente encontramos a brincar sozinhas, interessadas por actividades atípicas (pouco interessantes para crianças da mesma idade), frequentemente rotineiras e repetitivas. Este é um dado de grande importância que merece ser clarificado com os pais e com a escola, de modo a evitar as consequências da estigmatização ou o reforço do isolamento/exclusão.
Uma criança com Sindrome de Asperger é essencialmente uma criança com necessidades diferenciadas que precisam de ser acolhidas pela escola e pela família.
É determinante que as dificuldades destas crianças sejam apoiadas assim que identificadas, procurando evitar a cristalização de formas ineficazes de comportamento e interacção que são fonte de ansiedade e mal-estar para o próprio.
Mais aqui:http://www.ktree.com.pt/asperger.shtml
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