quarta-feira, dezembro 09, 2009

Tempo das Crianças na Creche


Sou da opinião de quanto mais pequenas são as crianças, menos tempo devem passar na creche. Pois o pouco tempo diário que resta à criança, quando está com os pais, é ocupado com tarefas diárias como o banho, a alimentação e o dormir, e pouco tempo sobra para os momentos descontraidos e para as brincadeiras que favorecem a vinculação.

A vinculação, é uma ligação emocional recíproca e doradoura entre o bebé e a figura parental, em que cada um contribui para a qualidade da relação. Assegurando, assim, as necessidades psicossociais e físicas do bebé.

Quando mais segura for a vinculação da criança ao adulto que dela cuida, mais fácil é para a criança, se tornar independente deste adulto e desenvolver boas relações com os outros.

Estudos apontam que as crianças pequenas com uma vinculação segura são mais curiosas, competentes, empáticas, resilientes e confiantes, dão-se melhor com as outras crianças e têm mais tendência para formar relações de amizade próximas. Interagem mais positivamente com os outros e são mais independentes, tendendo a ter uma auto-imagem mais positiva.

Estas vantagem continuam no período escolar, na adolêscencia.

Neste sentido, julgo fundamental valorizar os momentos familiares diáriamente, que tantas vezes ficam comprometidos pelo excesso de tempo que as crianças passam nas creches e o excesso de carga horária laboral dos pais. Não desvalorizando, claro, a importância da frequência da creche e da pré-escola para o desenvolvimento das competências cognitivas e sociais das crianças.



Sem comentários: