quinta-feira, dezembro 17, 2009

DEMOCRACIA A FUNCIONAR MAL

"Esta democracia não está a funcionar bem, sobretudo porque a Justiça está muito mal".
"A imprensa livre, felizmente, tornou pública a justiça".

Estas são duas das afirmações do sociólogo António Barreto numa entrevista à jornalista Helena Garrido do Jornal de Negócios e que pode ser vista e ouvida em:



A política/democracia/cidadania é um assunto ao qual volto repetidamente porque, ao contrário do que algumas pessoas pensam, diz respeito a todos nós.
Vejam por exemplo o que se está a passar com o parlamento e com o governo neste momento. Num país à beira da falência, continuam a personalizar-se as discussões e em vez de se discutirem ideias e projectos que servissem ao país, trocam-se insultos tontos. E isto, atenção, aplica-se tanto à esquerda como à direita. O desnorte é total e fica-se com a sensação nítida de que os nossos representantes (serão mesmo nossos representantes?) se estão verdadeiramente nas tintas para os problemas importantes.
António Barrteo é uma voz sensata, séria e inteligente no triste panorama nacional. Convém ouvi-lo. E reler a entrevista que ele deu ao jornal i há há umas semanas atrás (28/11) sobre os estado em que está Portugal.
O que está a acontecer com a Grécia é muito provável que venha a contecer connosco brevemente, se não emendarmos a mão. Dificuldades no crédito, subida dos juros, aumento (ainda naior!) do desemprego, tudo isso são coisas que vão degradar radicalmente a nossa vida. Não se adivinham tempos fáceis.

Sem comentários: