sexta-feira, junho 16, 2006

As diferentes teorias de Melanie Klein

Nos últimos dias tenho estado a preparar uma aula sobre as teorias desenvolvidas por Melanie Klein. Continuo a ficar impressionada pela forma persistente e tenaz com que Klein se apegou às teorias clássicas. Como deveria ser difícil ir contra as ideias de Freud nos anos 20, 30 e 40!

As últimas concepções de Klein, nomeadamente a teoria da posição depressiva, da posição esquizoparanóide e por último da inveja primária destronam as clássicas teorias do desenvolvimento psicossexual, do superego e do complexo de Édipo, entre outras.

As posições de Klein podem continuar a ser polémicas, mas há que concordar que foi uma analista com uma coragem incomum.

8 comentários:

Laura_Diz disse...

M. Klein deu uma contribuiçaõ importante à psicanálise infantil, principalmente, não acha?
Abs, laura

Ana Almeida disse...

Olá, Laura. Bem vinda! Sim, concordo que a contribuição de Klein à psicanálise infantil foi muito importante. A técnica do brincar, descoberta por ela, abriu as portas à psicanálise infantil e permitiu o acesso a um mundo completamente novo e desconhecido. Mas acho que as teorias da Klein tiveram um alcance muito amplo, não foi apenas a psicanálise infantil que beneficiou. Acho que a teoria da posição esquizoparanóide e da posição depressiva são marcos incontornáveis na psicanálise actual.

Laura_Diz disse...

Ana concordo com vc.
Teoricamente ela foi fundamental, acrescentou.Abs, laura

Ricardo Pina disse...

Melanie Klein foi um marco impressionante na história da Psicanálise. Tão mais impressionante sabendo que ela não possuía qualquer tipo de formação superior… A análise de Ferenczi (que foi o seu analista) marcou-a de forma indelével e retornou-a à excitação que sentira após ter lido o seu primeiro escrito de psicanálise – o artigo intitulado «sobre os sonhos», de Freud.
Sem formação académica e numa grande rivalidade com a facção annafreudiana da Escola de Londres (onde o nome «Freud» pesava muito…) Melanie Klein pôs em causa toda a teoria da psicanálise infantil. A precocidade do Édipo, a formulação das posições esquizoparanóide e depressiva, o superego primitivo e a técnica da análise do brincar são as suas expressões mais conhecidas e mais importantes. Klein revolucionou muitos dos conceitos-chave da psicanálise, e só muito depois da sua morte teve o devido reconhecimento (é bem conhecido o caso de Anna Freud que mudou muitas das suas formulações sem nunca recorrer ou nomear a fonte do seu repentino enlightnig…), ensombrado durante anos por disputas políticas (como aconteceu, também, com Wilhelm Reich) e de status quo. Nem adicionando a isso uma vida pessoal extremamente complicada, com um casamento completamente falhado e uma filha desequilibrada, se podem encontrar, para Melanie Klein, dificuldades suficientes para não marcar o seu nome na história da Psicanálise.
Já agora, parabéns pelo blog!

L. Marini disse...

Qual foi de fato a Teoria máxima de Melanie Klein ?

Soninha disse...

Olá, gostei do espaço! Sou graduanda de pedagogia e estou estudando sobre psicanálise e educação, através Melanie Klein e Winnicott.
Parabéns pelo arigos!
Sonia

Unknown disse...

bumbum,priquito

Anónimo disse...

oi eu curso graduação em odontologia e na materia de psicologia estamos fazendo um trabalho sobre a psicanalise e a pessoa sobre a qual eu devo falar é a M. Klein, gostaria de pedir a ajuda de vcs para saber quais foram as maiores contriubuiçoes de M. klein para a psicanalise. Obrigada!