sexta-feira, junho 02, 2006

Revista Portuguesa de Psicossomática

A Revista Portuguesa de Psicossomática ocupa já um espaço importante no grupo de revistas sobre Psicologia. É uma revista com uma inspiração médica bastante visível dado que o seu director, o Prof. Rui Coelho, é médico psiquiatra e Professor Associado da Faculdade de Medicina na Universidade do Porto. É também notória a influência da psicologia, quer cognitiva quer psicodinâmica, e até mesmo da psicanálise. O Prof. Rui Coelho é, para além de Psiquiatra, um eminente Psicanalista.

A Revista Portuguesa de Psicossomática é a voz da Sociedade Portuguesa de Psicossomática, criada em 1996 e que conta actualmente com cerca de 350 sócios, ligados pelo interesse comum do estudo do homem enquanto ser psicossomático.

A psicossomática é uma “disciplina” muito complexa, com áreas enormes de cruzamento com outras disciplinas, como sejam as diferentes medicinas, a fisiologia, o desporto, a dança, etc.; ou seja, com tudo aquilo que de uma forma ou de outra implica o corpo e o seu bom ou mau funcionamento.

As discussões sobre as velhas questões da divisão entre a “alma” e o “corpo” são tão actuais como o eram há cem anos atrás. Talvez agora existam outros nomes para falar sobre as coisas e em vez de “alma” falamos de “mente” e “psiquismo”; mas a perplexidade perante as influências mútuas são igualmente intensas. Precisamos do corpo para pensar, sentir e viver; mas sem mente vive-se sem se viver realmente.

Sem comentários: