segunda-feira, agosto 28, 2006

Técnica Psicanalítica

Nos últimos dias tenho estado a ler “Técnica Psicanalítica – sua fundamentação prática” de Victor Raggio, psicanalista no Uruguai. É um livro muito interessante que faz a defesa da técnica e da teoria Kleiniana actual.

Na minha opinião, persistem algumas dificuldades com este tipo de abordagem, na medida em que assenta numa lógica a meu ver reducionista, enfatizando até ao limite a forma determinante da qualidade e especificidade da vida emocional dos primeiros meses de vida.

Para este autor, a parte psicótica da personalidade (termo cunhado por W. Bion) corresponde à vivencia de sentimentos muito regredidos dominantes em fases da vida muito precoces (conflitos e angustias infantis paranóides e depressivas que persistem na mente muito para além da altura em que foram gerados). E, também na sua opinião, todo e qualquer processo psicanalítico deve visar em primeiro lugar a análise e correspondente modificação desta parte psicótica da personalidade.

De acordo com esta linha de pensamento, toda a psicopatologia emerge como organização defensiva perante angústias psicóticas primitivas.

Tendo por base esta premissa, a ideia de psicose fica inevitavelmente associada à psicopatologia, enquanto que a ideia de neurose fica associada à de saúde mental. Diz o autor, e não é o único, que numa perturbação neurótica ainda é a parte psicótica da personalidade a “verdadeira responsável” pela patologia. Diz ainda que a força motriz subjacente à parte psicótica da personalidade é a inveja patologia (isto é, destrutiva) e que o grande conflito se processa em torno da angústia de separação, ou seja, entre o desejo de permanecer numa posição de simbiose com o objecto e a necessidade de autonomia e de identidade diferenciada.

Na minha opinião, há um certo esvaziamento da riqueza dos modelos psicopatológicos com a adopção deste posicionamento teórico-prático. A noção de estrutura perde sentido e o psicanalista fica muito preso à dinâmica psicótica.

Associação Psicanalítica do Uruguai

5 comentários:

Cleopatra disse...

Hummm. Acho que vou voltar mais vezes a este Blog.
Extremamente interessante. Dá para fazer perguntas por aqui ou isso está interditado??

Cleopatra disse...

Após o cliente se sentar confortavelmente no sofá, o psicólogo começa a consulta.
- "Não estou por dentro do seu problema" diz o psicólogo. Portanto, talvez fosse bom começarmos pelo início.
-Claro.- Responde o cliente. No início, criei os Céus e a Terra..."

Ana Almeida disse...

Olá, Cleopatra.
Seja muito bem vinda ao nosso blog. Agradecemos comentarios bem humorados como os seus.

Cleopatra disse...

;)

foi só para ver se liam os comentários!!! ;)

PensarFalar disse...

Entrei no seu blog hoje e vou seguir seus posts! Obrigada pela dica do livro...