segunda-feira, novembro 27, 2006

Recapitulando o I Forum de Educação para a Saúde Escolar e Comunitária

A propósito do último post que coloquei, em que dei a conhecer o I Forum de Educação para a Saúde Escolar e Comunitária, venho agora fazer a síntese desses três dias, onde contámos com a participação de vários conferencistas de renome: Daniel Sampaio para o tema da sexualidade, João Goulão para a área da toxicodependência, entre outros, e umas dezenas de comunicações, entre a quais a minha.
Todas as comunicações incidiram sobre os pontos chave da prevenção e promoção de estilos de vida saudáveis nas áreas da alimentação saudável, da sexualidade responsável, do consumo de substâncias, da prática desportiva assim como na formação e boas práticas em promoção de estilos de vida saudáveis.
Ao longo destes 3 dias ficámos a conhecer projectos locais de intervenção nas diversas áreas, assim como o modus operandi de alguns.
Estes pressupostos são assumidos pelo Programa Nacional de Saúde Escolar, sendo uma das metas chave, devendo as escolas adoptar metodologias activas na prevenção e promoção, chegando desta forma, ao conceito de escolas promotoras da saúde.
É ainda de realçar que a saúde mental é uma das metas importantíssimas traçadas por este programa.
A prevenção é uma das apostas fortes da saúde, quer física, quer mental e é preciso que todos unam esforços para conseguir transformar os problemas em projecto e assim criar boas práticas em educação para a saúde.
Este forum promete voltar daqui a 2 anos.

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.serenity-gaming.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=17402&p=33084
http://www.matterich.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=108020&p=155236
http://www.leefarrell.com/futureforums/viewtopic.php?f=2&t=66060&p=89346