sexta-feira, junho 15, 2007

Programa "Braço Direito"


Gostava de partilhar com todos uma experiência enriquecedora em termos pessoais e profissionais que me foi dada a viver muito recentemente. Recebi de uma amiga um convite aparentemente invulgar. O desafio que aceitei de imediato era o seguinte: Acolher durante um dia um estudante do 3.º Ciclo do Ensino Básico (9.º ano) que se preparava para fazer uma daquelas escolhas de vida importantes – a área de estudos a enveredar ao nível do ensino secundário. A Associação onde esta amiga trabalha chama-se Aprender a Empreender (http://www.japortugal.org/) e o programa ao abrigo do qual recebi a Maria João (a simpática estudante que tive muito gosto em conhecer) chama-se “Braço Direito”. Preparei-me de acordo como os preceitos fixados pela organização (ligados, entre outros, à segurança da menor envolvida) e marcámos o dia 5 de Junho.

Planifiquei o meu dia de forma a ir ao encontro dos objectivos do programa e que passava, no meu caso enquanto psicólogo, por mostrar à Maria João todos os projectos em que estou envolvido na minha vida profissional. O resultado foi muito gratificante para os dois. Mostrei-lhe, entre outros contextos em que desenvolvo a minha actividade enquanto psicólogo, o consultório e o que, em termos genéricos, ali proponho às pessoas com quem trabalho.
Foi com muito gosto que procurei responder às dúvidas e perplexidades da Maria João, à medida que o dia se ia desenrolando. Queria partilhar convosco as palavras que ela me deixou a propósito deste dia:


"Lisboa, 15 de Junho de 2007


Ex.mo Dr. João Guerreio:


Espero encontrá-lo bem desde o dia do Braço Direito.
Estou a escrever-lhe, para lhe agradecer a sua disponibilidade em me receber durante um dia do seu trabalho. Agradeço-lhe também ter aceite ser meu voluntário neste dia, pois proporcionou-me um dia muito vantajoso para o meu futuro. Esclareci todas as minhas dúvidas em relação ao percurso a seguir daqui para a frente, ficando a perceber um pouco melhor qual o verdadeiro trabalho de um Psicólogo, e qual o percurso melhor até chegar lá. Acatei com muito agrado as suas opiniões e conselhos. (…) Assentei definitivamente em optar por um curso Cientifico-Humanistico, na área das Ciências Tecnológicas.
Gostei muito da Psicronos e de todo o seu trabalho.
Gostaria de desenvolver o projecto que ficou combinado, relativamente ao relatório do nosso dia.


Com os melhores cumprimentos

Maria Amaral"


Decidi, com a permissão da Maria, publicar este “post” para lhe expressar a minha gratidão pelas palavras simpáticas que me dirigiu, e para dar a conhecer a todos uma experiência que me parece muito interessante em ser replicada no contexto de outras profissões. Votos de Muito Sucesso para a Maria em especial e um bem-haja à Associação Aprender a Empreender!

3 comentários:

Eliana Vilaça disse...

Desconhecia por completo, mas parece-me uma excelente iniciativa, vou passar a informar os adolescentes que realizam connosco as avaliações de Orientação Vocacional. Parece-me muito adequado, parabéns João pela tua participação.

Teresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa disse...

Olá João,

Muito interessante o programa que nos deu por este meio a conhecer! É uma pena que não seja considerada uma experiência obrigatória ao nível do ensino secundário.

O confronto a tempo com “…as contingências impostas da realidade” pode ser determinante para percebermos onde nos pode levar o nosso “sonho”. O caminho que percorremos até iniciarmos a nossa vida profissional é demasiado longo para andarmos, por vezes, tanto tempo à deriva.

Há de facto profissões onde existe uma diferença acentuada entre a teoria e a prática, e que pode levar quem está de fora a uma visão mais “romântica” e afastada da realidade! Penso que a Psicologia será uma delas e a Arquitectura, posso eu dizê-lo, também!