quinta-feira, agosto 27, 2009

A importância dos contos tradicionais no desenvolvimento infantil




Quem não se recorda de estórias como o Patinho Feio e o Capuchinho Vermelho? Quem não brincou ao pião e à macaca, ao elástico e demais jogos da Majora?

Urge recordar algumas destas tradições que já soam a outros tempos, é necessário o Polegarzinho, o Patinho Feio, a Princesa e a Ervilha, O Soldadinho de Chumbo, o Capuchinho Vermelho...
Os Contos Tradicionais, com os seus enredos e tramas possibilitam às crianças, lidar com valores universais, e ajudam-nos a conhecerem-se a si e aos outros.


Vão de encontro aos seus medos e angústias falando-lhes numa linguagem muito própria do bem e do mal, da vida e da morte, com o objectivo de insinuar soluções.
É um espaço que medeia as relações do sujeito e promove a capacidade de elaborar conflitos internos, dado que têm o poder de multiplicar imagens, com recurso ao imaginário das crianças.
Por exemplo, na estória do Capuchinho Vermelho lidamos com a ambivalência infantil, com a ingenuidade, com a contradição da natureza do homem (do nosso eu)...
" A menina do Capuchinho Vermelho foi o meu primeiro amor. Sentia que se pudesse ter-me casado com ela teria conhecido a verdadeira felicidade." Charles Dickens

2 comentários:

Unknown disse...

Ola Tania, é com prazer que leio sempre os teus poast's.
Venho comentar este porque me parece um poast um pouco saudosista.
Não acho que os onteudos infantis do "nosso tempo" é que fossem bons.
Hoje em dia ha uma oferta variada de conteudos infantis muito educativos, interactivos que estimulam a aprendizagem e incutem valores nos nossos miudos.
Simplesmente ha uma oferta maior do que no "nosso tempo" e consequentemente ha de tudo, conteudos bons e maus.
É bom ser saudosista, reviver a nossa infancia, mas não podemos estar desatentos ao que se faz hoje em dia e ao evoluir dos tempos das tecnologias e das proprias crianças.

Nelson Ventura

Tania Paias disse...

Olá Nelson, muito me apraz o teu comentário.
Não era meu intuito ser saudosista ao ponto de descurar os conteúdos que hoje existem, e a vasta oferta de que disposmos. Concordo contigo quando dizes que não devemos estar desatentos ao que se faz hoje em dia, e que devemos acompanhar o avanço tecnológico e das próprias crianças. Na era da playstation, wii, magalhães, and so one.. seria impensável, mas apenas quis referir que os contos tradicionais, com os seus enredos e tramas potenciam um esclarecimento às crianças, tranquilizam os seus medos e receios mais primários, enquadram conceitos como bom e mau entre outros e que vale a pena revê-los...

Beijos