A propósito do Dia Europeu da Depressão, que se assinalou ontem, dia 1 de Outubro, deixamos hoje alguns sinais de alerta sobre a Depressão Infantil. Durante muitos anos discutiu-se a aplicação de diagnósticos
dos adultos na infância. A depressão foi alvo de grande discussão, apesar de
hoje ser amplamente reconhecida (e frequente) a incidência desta problemática
nas crianças e nos adolescentes.
Apesar da especificidade das manifestações, a
depressão na infância partilha o afeto perturbado, o sentimento de perda e as
consequências devastadoras que se verificam nos adultos. O impacto tende a ser
generalizado, ao nível do bem-estar físico, do funcionamento cognitivo, do
estado emocional e do comportamento.
Coloca-se a hipótese de depressão ou outra perturbação do
humor quando existe um humor depressivo persistente ou uma quase incapacidade
de retirar prazer dos reforços e das recompensas habituais. Considera-se
persistente um período de pelo menos duas semanas, que represente uma alteração
do funcionamento anterior.
Nas crianças, os sintomas de depressão aparecem muitas vezes
disfarçados de insucesso escolar, inibição ou isolamento social, ou através de
manifestações mais subtis como a baixa auto-estima e auto-confiança. Pelo
contrário, pode verificar-se um aumento da agressividade e da atividade motora
(muitas vezes confundida com a hiperatividade). Em crianças mais pequenas, pode
haver uma exacerbação da ansiedade de separação ou do medo dos estranhos, bem
como alterações do comportamento. Crianças mais velhas, habitualmente mais
sociáveis, podem passar a demonstrar maior inibição ou evitamento social. São
ainda frequentes alterações do sono e/ou da alimentação, bem como queixas
somáticas persistentes (vómitos, dores de barriga ou cabeça).
Tendo em conta o mito (e talvez a esperança) de que a
infância é um período de inocência e êxtase, os sinais de alerta são muitas
vezes desvalorizados ou encarados como uma fase que vai passar. Esta negação
pode levar a um sentimento, por parte da criança, de que ninguém a compreende
e/ou acredita na sua tristeza, acentuando a vivência de desamparo. A angústia
inibe o sentimento de competência, a capacidade de auto-controlo e a diversão
espontânea, pelo que a criança vê diminuída a sua predisposição para
relacionar-se, para brincar e para aprender. É quase como se pensasse “Não vou
ser capaz, porquê esforçar-me?”. Pais e professores, sem conhecimento destes
sinais de alerta, tendem a considerar a criança como pouco esforçada,
desatenta, preguiçosa, birrenta e algumas vezes a castigá-la, acentuando mais o
sentimento de incapacidade e a baixa auto-estima.
Ao contrário do adulto, a criança tem dificuldade em
expressar-se pela palavra, sendo mais capaz de o fazer pelo comportamento, daí
a importância de estarmos atentos a estes sinais de alerta.
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