segunda-feira, outubro 22, 2012

A Presença (in)discreta da Psicanálise em Portugal

Foi realizada uma investigação sobre a representação social da Psicanálise em Portugal (Lusófona, 2006) por Erika Morbek e Filipe Pereirinha.

Quem estiver interessado neste assunto poderá ler o artigo publicado na Afreudite - Ano II, 2006 - n.o3/4 em http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/55/a_presenca_indiscreta_da_psicanalise_em_portugal.pdf?sequence=1

A investigação teve como objetivo estudar a representação social da psicanálise perante os cidadãos portugueses. Utilizou-se um Questionário sóciodemográfico sobre a Perceção da Representação Social da Psicanálise. Foi analisada uma amostra de conveniência, constituída por 275 indivíduos (cidadãos portugueses), 167 mulheres e 108 homens, com idade média de 31.79. Concluiu se que os portugueses já ouviram falar da psicanálise, mas não sabem ao certo o que ela é. Recorrem pouco ao tratamento Psicanalítico, confundindo-o muito frequentemente com tratamento psicológico, o que parece indiciar alguma confusão entre a representação social de Psicanálise e Psicologia.

Acho que seria interessante replicar este estudo agora em 2012. Seria interessante tentar responder à questão: Será que a Psicanálise tem vindo, desde 2006, a "perder" terreno na representação social?

Sem comentários: