domingo, julho 28, 2013

FÉRIAS SÃO FÉRIAS!

Andamos a meio gás aqui no Salpicos! Já cheira a férias e enquanto aguardo as minhas, gostava de partilhar algo sobre as férias dos pequenotes.

Imagine que depois de nove meses de intenso trabalho e avaliação regular de desempenho, o seu chefe lhe exigia que, durante as suas férias, dispensasse uma hora por dia para ligar a clientes, fazer programação, avaliar créditos, fazer limpezas, analisar processos, servir almoços, corrigir testes… Ficaria furioso? Aborrecido? Desmotivado? Muitos adultos selecionam as chamadas que atendem e deixam no e-mail uma resposta automática que avisa os mais distraídos que estão de férias. Então por que razão se insiste em obrigar as crianças a fazer trabalhos da escola?

Férias são férias! Servem para descansar, brincar, partilhar, socializar. Os trabalhos nesta altura pouco acrescentam às competências e aquisições da criança, contribuindo apenas para o cansaço, a desmotivação e o aborrecimento. Estes tendem a estender-se ao novo ano letivo, comprometendo o entusiasmo e a expetativa uma vez que as baterias não são devidamente carregadas.

Inscreva-a em atividades como as Férias Desportivas ou a Ciência Viva. Muitas Juntas de Freguesia dispõem de programas de férias diversificados e relativamente acessíveis. Algumas instituições de apoio à deficiência apresentam também alternativas de forte valor social, promovendo o contacto e a aceitação da diferença. Existem ainda as Quintas Pedagógicas e muitas outras opções. Mas não tem obrigatoriamente de recorrer a atividades externas ou que impliquem investimento financeiro. Há muitas outras formas de estimular a curiosidade e as competências intelectuais e emocionais da criança: passeie, converse, brinque e explore com a criança. Responda às suas questões com outra pergunta. Brinquem ao teatro, à cabra-cega, às estátuas.

Se pretende atividades mais estruturadas, sugiro alguns jogos da velha-guarda, cada vez menos utilizados, mas que muito estimulam a mente:

  • Diferenças: Atenção Visual
  • Labirintos: Planeamento e Organização Espacial
  • Puzzles: Planeamento, estruturação espacial, coordenação óculo-motora
  • Tangram: Planeamento, estruturação espacial, coordenação óculo-motora
  • Palavras-Cruzadas: Vocabulário, Raciocínio Abstrato
  • Jogo “Nomes, Países, Frutos, Objetos, etc”: Vocabulário, Categorização, Raciocínio Abstrato, Velocidade do Raciocínio
  • Pares de Memória: Atenção Visual e Memória Visual
  • Bom Dia, Senhorita: Atenção Sustentada, Atenção Seletiva, Memória, Controlo dos Impulsos
  • Soletrar Palavras: Consciência Fonológica, Atenção, Planeamento, Memória de Trabalho
  • Adivinhas: Raciocínio Lógico-Abstrato
  • Quem é Quem?: Atenção, Planeamento, Categorização
  • Jogo da Glória: Cálculo, Tolerância à Frustração

Há muitas outras opções, mas aqui terá já várias ideias e poderá dar largas à sua imaginação. O mais importante é que a criança se divirta com a família e os amigos.

Apesar de férias serem férias, nem tudo pode ser boa vida! Atenção às rotinas, pois as crianças precisam de coerência e consistência. Os padrões de sono, alimentação, higiene, regras podem ser aliviados, mas apenas ligeiramente pois uma semana de rédea solta pode implicar três de reorganização, com muitas birras e frustração à mistura.


Boas férias e aproveite para partilhar aqui algumas sugestões de atividades com crianças!

2 comentários:

Ana Almeida disse...

Olá Alexandra. Gostei imenso do seu post :-), obg, mas não sei como funciona um dos jogos que refere, o
Bom Dia, Senhorita. Será que me pode explicar. beijinhos

Alexandra Barros disse...

Obrigada! Aqui vão as instruções do "Bom dia, Senhorita":

Distribuem-se as cartas pelos jogadores. À vez, os jogadores vão deitando uma das suas cartas. Quando sai um rei devem fazer continência; quando sai o valete diz-se "bom dia, senhor"; quando sai a dama diz-se "bom dia senhorita"; quando sai um Às, tem de se bater com a mão em cima das cartas que já saíram; quem ficar com a mão por cima ou se tiver enganado num dos cumprimentos anteriores fica com as cartas que estão na mesa!

Na verdade utilizo adaptações de muitos destes jogos no âmbito da intervenção neuropsicológica (treino de atenção, memória, planeamento, controlo dos impulsos)