terça-feira, outubro 15, 2013

Pelos cabelos: Tricotilomania?

Tricotilomania é quando alguém arranca sistematicamente o cabelo ou pelos de diversas partes do corpo (pestanas, sobrancelhas, axilas, barba, pelos púbicos), resultando em peladas evidentes, ou mesmo sangramento e feridas. Varia em termos de gravidade e local no corpo, assim como na resposta ao tratamento.

Tem sido definida como uma Perturbação do Controlo dos Impulsos, estando atualmente enquadrada nas Perturbações Obsessivo-Compulsivas, embora esta classificação seja alvo de discussão.

Estas pessoas puxam frequentemente o cabelo enquanto leem, escrevem, falam ao telefone, trabalham, conduzem, veem televisão ou adormecem. A maior parte fá-lo em privado e nem todos têm consciência de que o fazem. Parece haver alguma predisposição biológica para o ato de puxar e arrancar o cabelo como mecanismo de auto-apaziguamento, que não se enquadra nos comportamentos de auto-mutilação, não havendo intenção de causar dor ou dano a si próprio. No entanto, as causas são desconhecidas, podendo ser desencadeada em resposta a eventos ansiogénicos ou, simplesmente, por fatores sensoriais.

A Tricotilomania manifesta-se habitualmente a partir dos 11 anos, mas pode verificar-se em crianças com menos de um ano. Este distúrbio causa grande angústia nos pais, que se sentem impotentes para travar o comportamento. No próprio, à medida que ganha consciência sobretudo dos efeitos, pode verificar-se isolamento e evitamento de situações de exposição em que não consiga disfarçar as peladas. A severidade é variável e, em alguns casos, o cabelo pode passar a ser mastigado e engolido (Tricotilofagia), trazendo complicações intestinais e digestivas graves que requerem intervenção médica.

Quando ocorre antes do início da adolescência, parece existir menor probabilidade de evolução para um quadro mais complexo. A sua manifestação antes dos 3 anos parece estar mais associada à necessidade de estimulação sensorial para auto-apaziguamento. À semelhança do chuchar no dedo, a criança vai enrolando e puxando o cabelo, essencialmente durante o sono ou quando está a adormecer. Até aos 5 anos, a intervenção passa essencialmente por algumas estratégias discutidas com os pais e os educadores da creche (onde faz a sesta) e incluem a introdução de alguns materiais que dificultam o comportamento e outros que promovem o apaziguamento, para além de ser necessário assegurar que este comportamento não se deve a sentimentos de desamparo. A partir dos 6 anos, as estratégias são relativamente semelhantes, mas já é possível envolver a criança mais ativamente no processo terapêutico. A partir da adolescência, apesar de continuar a ser necessário o trabalho com os pais, a intervenção já será mais individualizada. Em algumas situações requer apenas vigilância e concentração, noutras é necessário um processo mais aprofundado.

Dizer “não arranques” ou castigar são atitudes que não contribuem para a eliminação do comportamento, sendo necessária aceitação, compreensão e ajuda no processo de auto-monitorização e controlo.

Apesar de não se conhecerem as causas e de não existir uma associação direta a fatores de ansiedade, eventos traumáticos ou quadros psicopatológicos, importa sempre a averiguar as vivências da criança, do adolescente ou do adulto e identificar as situações em que ocorre mais frequentemente e se existem fatores desencadeadores.

Em muitos casos a Tricotilomania implica uma intervenção psicoterapêutica com os pais e com o indivíduo, noutros o comportamento desaparece da mesma forma que surgiu, sem causa aparente.


Sem comentários: