Um artigo na revista "20 minutes Online" apresenta os resultados de uma investigação sobre os efeitos adictivos dos doces. Os dados são provenientes dos efeitos provocados em pessoas obesas e consumidoras compulsivas (bulímicas muitas vezes) onde se verificou haver uma reação neurobiológica semelhante à existente na dependência da cocaína. Foi ainda estudado nos ratos onde se obtiveram resultados semelhantes. (ver: http://www.20min.ch/ro/life/lifestyle/story/Le-sucre-est-aussi-addictif-que-la-coca-ne-26337043)
Estes dados poderão ser interessantes para se perceber até que ponto a dependência está associada ao poder adictivo de determinadas substâncias como a cocaína (onde não existe propriamente dependência física, mas sim psicológica), ou a um conjunto de factores mais complexos provenientes também do consumidor. A investigação neste domínio atribui a este último factor idiossincrático - características de personalidade, gestão emocional, vulnerabilidade psicológica, intolerância à frustração, etc. - cada vez mais importância, tendo vindo a mostrar que não são só as "drogas duras" que têm esse poder adictivo (que ainda assim não é absoluto e, a sua dependência, também pode ser muito influenciada pela contexto de consumo), avançando mais e mais investigações onde virtualmente qualquer objeto ou atividade podem ser alvo de dependência (ex. dos telemóveis (ver post sobre essa matéria), jogo, trabalho, televisão, coca-cola, chocolate...).