segunda-feira, outubro 08, 2012
sábado, outubro 06, 2012
Um estudo de uma investigadora chilena chegou a interessantes conclusões sobre as diferenças entre homens e mulheres em relação ao ciúme. Nomeadamente o estudo alega que:
"Embora existam diferenças, dependendo da cultura, a psicóloga defende que geralmente os homens sofrem mais de ciúme sexual e as mulheres de ciúme emocional. No entanto, ambos, homens e mulheres, sentem ciúme sexual e emocional – a proporção relativa de cada tipo é que varia.
O sexo masculino sente-se mais motivado por sentimentos de agressividade e a vontade de manter a relação por competição, mas o lado feminino aproxima-se mais da dor e tristeza, mas ambos sentem sentimentos de possessividade em relação ao outro."
Para ver a notícia completa consultar http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55293&op=all
sexta-feira, outubro 05, 2012
Arte e fotografia: o avião e a lua
A fotografia é a arte do momento. Do efémero, daquilo que nunca mais se repetirá, pelo menos daquela forma.
Não sabemos quem é o autor deste maravilhoso "instantâneo", como se dizia antigamente, mas encontrei-a via Likecool.com.
Não sabemos quem é o autor deste maravilhoso "instantâneo", como se dizia antigamente, mas encontrei-a via Likecool.com.
quinta-feira, outubro 04, 2012
Formação em psicoterapia EMDR - Novembro 2012
Formação
em psicoterapia EMDR - 2012
Desenvolvida
a partir de 1987 por Francine Shapiro (USA), é uma terapia inovadora que descobriu
os efeitos metabolizadores, apaziguadores e criativos da Estimulação Bilateral através dos movimentos oculares.
Recorrendo
à integração de diferentes modelos psicoterapêuticos, passando pela psicologia
cognitiva e pela psicanálise, a criação do EMDR veio revolucionar a
prática clínica. Fornece um modelo teórico completo integrando conhecimentos
essenciais da psicopatologia e da saúde mental e oferece uma articulação
precisa entre a teoria e a prática com os resultados psicoterapêuticos estrondosos
que se destacam pela rapidez e eficácia da intervenção.
Começou
por ser uma terapia vocacionada para a resolução/ desbloqueio de traumas
para, pouco tempo depois, evoluir numa prática abrangente e completa, podendo resolver/trabalhar
as mais variadas “experiências emocionalmente negativas” (sentido lato
de trauma) e simultaneamente é uma ferramenta muito eficaz para aumentar e
fortalecer recursos psicológicos que anteriormente não estavam disponíveis para
lidar com situações potencialmente stressantes.
EMDR e integração em psicoterapia
No
momento atual de contínuos avanços científicos das neurociências e das
ciências psicológicas, o EMDR é uma psicoterapia que integra o que de melhor e
útil se foi desenvolvendo no campo das psicoterapias.
Integra
hipóteses arrojadas sobre os processos neurofisiológicos associados aos
movimentos oculares, a importância fulcral das experiências precoces e da
associação livre sublinhadas pela psicanálise; a importância
determinante dos modos de aprendizagem condicionada (comportamentalismo),
a inquestionável existência de distorções cognitivas mais ou menos implícitas (cognitiva),
o potencial transformativo da vivência emocional profunda descoberto pelas terapias
experiênciais e por ultimo o trabalho imagético essencial na hipnoterapia.
O EMDR fornece um modelo coerente e harmonioso entre várias abordagens, através
da conceptualização de um “meta-modelo” designado de Processamento
Adaptativo de Informação. Este modelo preconiza que o nosso cérebro tem, na
maioria dos casos, a capacidade de encontrar soluções adaptativas para lidar
com todas as experiências emocionais negativas.
Acompanhe
os avanços da ciência e continue a sua formação em psicoterapia tornando-se
psicoterapeuta EMDR!
A
próxima formação em Psicoterapia EMDR, para o nível 1 irá realizar-se nos dias
8, 9 e 10 de Novembro, para o nível 2, irá realizar-se nos dias 11, 12 e 13 de
Novembro.
Informações
sobre EMDR em: http://www.psicronos.pt/emdr.htm
quarta-feira, outubro 03, 2012
DE GAZELA A GISELA(E)
Há já alguns dias que tenho estado para escrever este post, e agora senti o repto, através do assunto levantado pelo post da minha cara colega Alexandra.
Em consulta com adolescentes, especialmente do sexo feminino, somos levados a debater e desvendar muitos conflitos e complexos relacionados com a esfera corporal; não fosse esta uma fase de afirmação, e, como tal, a aparência física um dos seus expoentes máximos.
Ainda outro dia uma jovem dizia-me como se sentia infeliz, maltratada pelos colegas, inferiorizada, pois todas as outras jovens eram mais bonitas e com curvas e ela era uma vara de tão magra, lisa e alta, o que levava que fosse apelidada de gazela.
Por entre os seus longos cabelos, humedecidos pelas lágrimas, conseguiamos ver o seu rosto delicado, lábios bem delineados, carnudos e uns olhos verdes e grandes. Ora, com uma descrição destas, pensamos, possui todos os atributos para chegar a uma carreira promissora no mundo da moda.
A sua alta estatura era contrariada por uma postura incorreta, defensiva, tentando ao máximo diminuir uns centímetros para se tentar igualar aos demais da sua idade.
Vale pensar que a adolescência é um período muito conturbado e difícil na vida dos adolescentes (mais em especial nuns que noutros) e que devemos trabalhar com eles estas questões de identidade e identificação, promovendo sempre a diferença e fazendo-os perceber que essa pode ser uma mais valia.
Ora em cada top model existem relatos de que se sentiam diferentes, feias, magras e que todos estes atributos tinham conotações negativas, mas anos mais tarde o que parecia assustador se transforma em atributos verdadeiramente apetecíveis e é essa diferença que é procurada.
Portanto vale trabalhar com estes jovens que tudo é uma questão de perspetiva e promover a sua capacidade de libertação desta espiral destrutiva e corrosiva.
Este assunto acerca da diferença pode ser aprofundado em dois post´s por mim escritos
Em consulta com adolescentes, especialmente do sexo feminino, somos levados a debater e desvendar muitos conflitos e complexos relacionados com a esfera corporal; não fosse esta uma fase de afirmação, e, como tal, a aparência física um dos seus expoentes máximos.
Ainda outro dia uma jovem dizia-me como se sentia infeliz, maltratada pelos colegas, inferiorizada, pois todas as outras jovens eram mais bonitas e com curvas e ela era uma vara de tão magra, lisa e alta, o que levava que fosse apelidada de gazela.
Por entre os seus longos cabelos, humedecidos pelas lágrimas, conseguiamos ver o seu rosto delicado, lábios bem delineados, carnudos e uns olhos verdes e grandes. Ora, com uma descrição destas, pensamos, possui todos os atributos para chegar a uma carreira promissora no mundo da moda.
A sua alta estatura era contrariada por uma postura incorreta, defensiva, tentando ao máximo diminuir uns centímetros para se tentar igualar aos demais da sua idade.
Vale pensar que a adolescência é um período muito conturbado e difícil na vida dos adolescentes (mais em especial nuns que noutros) e que devemos trabalhar com eles estas questões de identidade e identificação, promovendo sempre a diferença e fazendo-os perceber que essa pode ser uma mais valia.
Ora em cada top model existem relatos de que se sentiam diferentes, feias, magras e que todos estes atributos tinham conotações negativas, mas anos mais tarde o que parecia assustador se transforma em atributos verdadeiramente apetecíveis e é essa diferença que é procurada.
Portanto vale trabalhar com estes jovens que tudo é uma questão de perspetiva e promover a sua capacidade de libertação desta espiral destrutiva e corrosiva.
Este assunto acerca da diferença pode ser aprofundado em dois post´s por mim escritos
terça-feira, outubro 02, 2012
DEPRESSÃO INFANTIL: SINAIS DE ALERTA
A propósito do Dia Europeu da Depressão, que se assinalou ontem, dia 1 de Outubro, deixamos hoje alguns sinais de alerta sobre a Depressão Infantil. Durante muitos anos discutiu-se a aplicação de diagnósticos
dos adultos na infância. A depressão foi alvo de grande discussão, apesar de
hoje ser amplamente reconhecida (e frequente) a incidência desta problemática
nas crianças e nos adolescentes.
Apesar da especificidade das manifestações, a
depressão na infância partilha o afeto perturbado, o sentimento de perda e as
consequências devastadoras que se verificam nos adultos. O impacto tende a ser
generalizado, ao nível do bem-estar físico, do funcionamento cognitivo, do
estado emocional e do comportamento.
Coloca-se a hipótese de depressão ou outra perturbação do
humor quando existe um humor depressivo persistente ou uma quase incapacidade
de retirar prazer dos reforços e das recompensas habituais. Considera-se
persistente um período de pelo menos duas semanas, que represente uma alteração
do funcionamento anterior.
Nas crianças, os sintomas de depressão aparecem muitas vezes
disfarçados de insucesso escolar, inibição ou isolamento social, ou através de
manifestações mais subtis como a baixa auto-estima e auto-confiança. Pelo
contrário, pode verificar-se um aumento da agressividade e da atividade motora
(muitas vezes confundida com a hiperatividade). Em crianças mais pequenas, pode
haver uma exacerbação da ansiedade de separação ou do medo dos estranhos, bem
como alterações do comportamento. Crianças mais velhas, habitualmente mais
sociáveis, podem passar a demonstrar maior inibição ou evitamento social. São
ainda frequentes alterações do sono e/ou da alimentação, bem como queixas
somáticas persistentes (vómitos, dores de barriga ou cabeça).
Tendo em conta o mito (e talvez a esperança) de que a
infância é um período de inocência e êxtase, os sinais de alerta são muitas
vezes desvalorizados ou encarados como uma fase que vai passar. Esta negação
pode levar a um sentimento, por parte da criança, de que ninguém a compreende
e/ou acredita na sua tristeza, acentuando a vivência de desamparo. A angústia
inibe o sentimento de competência, a capacidade de auto-controlo e a diversão
espontânea, pelo que a criança vê diminuída a sua predisposição para
relacionar-se, para brincar e para aprender. É quase como se pensasse “Não vou
ser capaz, porquê esforçar-me?”. Pais e professores, sem conhecimento destes
sinais de alerta, tendem a considerar a criança como pouco esforçada,
desatenta, preguiçosa, birrenta e algumas vezes a castigá-la, acentuando mais o
sentimento de incapacidade e a baixa auto-estima.
Ao contrário do adulto, a criança tem dificuldade em
expressar-se pela palavra, sendo mais capaz de o fazer pelo comportamento, daí
a importância de estarmos atentos a estes sinais de alerta.
sábado, setembro 29, 2012
André Green - Eros e Thanatos
Conceitos fundamentais explicados por um dos maiores Psicanalistas de sempre: ANDRÉ GREEN
O TEMPO DA MUDANÇA E A MUDANÇA DO TEMPO
Também na mudança e evolução espiritual não há elevadores... passo a passo se faz o caminho; caminho esse que se faz caminhando...
terça-feira, setembro 25, 2012
GRAVIDEZ TARDIA (II): DEPOIS DOS 35 = RISCO?
Pelo menos até há bem pouco tempo
(na verdade, penso que ainda é assim), uma gravidez depois dos 35 anos era
automaticamente considerada de risco. Não descurando a maior incidência de
alterações e complicações a partir desta idade, esta classificação sem a
verificação de fatores pré-existentes pode trazer um risco acrescido: o da
ansiedade.
A gravidez requer adaptação a vários
níveis e traz consigo ansiedade e angústias normais. À partida, mesmo nos
casais que optaram (em contraposição à decisão forçada) por adiar a
parentalidade, existe uma ansiedade face à possibilidade ou não de conceberem e
face aos receios inerentes ao decorrer da gravidez e do desenvolvimento do bebé.
Ao verem a sua gravidez conotada como “de risco”, a ansiedade e os receios
podem aumentar exponencialmente e influenciar de forma negativa o processo.
Por um lado, passa a haver uma
perceção e uma crença de que o bebé será mais vulnerável e correrá mais riscos,
mesmo não tendo havido qualquer problema ou complicação. Por outro lado, esta
crença pode levar a uma culpabilidade e a um sentimento de responsabilidade
direta sobre a saúde do filho. Este aspeto pode não só afetar a gravidez, como
o estilo parental após o nascimento, que poderá ser excessivamente protetor
devido a angústias de doença ou mesmo de morte. No extremo, a mãe (e obviamente
o pai) pode mobilizar mecanismos de defesa que a impedem de se ligar ao bebé
durante a gravidez, e depois, devido ao receio de que não sobreviva. Estes
movimentos podem ter consequências devastadoras na saúde mental dos pais e da
criança.
Este aspeto implica, portanto, a
necessidade dos profissionais de saúde serem sensíveis aos fatores psicológicos
e acompanharem o casal não só do ponto de vista médico, mas também no que toca às
expetativas e aos receios.
A gravidez tardia (talvez também
esta expressão deva ser repensada) é o resultado de mudanças sociais e dos
progressos médicos, obrigando por isso a uma mudança nos paradigmas de
intervenção.
sábado, setembro 22, 2012
O caminho
Esta ilustração tirada do site massivemov é tão expressiva que não é preciso dizer mais nada.
Ponhamos realização onde está sucesso, e fica melhor ainda.
A curiosidade
Não é frequente vir nos manuais como sendo uma "soft skill". As é.
A curiosidade, ou seja, a capacidade de nos interessarmos pelas coisas, de querer saber mais, de ir maIs longe, é essencial. Perguntar, inquirir, interrogar. Constantemente, sem medo das criticas dos outros. Uma mente que quer saber é uma mente aberta e com desejo de aprender. Não há melhor garantia para o progresso de uma pessoa.
Seth Godin é um homem com uma mente "fora da caixa", como agora se diz. Vale a pena acompanhar o blog dele. Este é justamente sobre a curiosidade:
http://sethgodin.typepad.com/seths_blog/2012/09/curiosity-was-framed.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+typepad%2Fsethsmainblog+%28Seth%27s+Blog%29
A curiosidade, ou seja, a capacidade de nos interessarmos pelas coisas, de querer saber mais, de ir maIs longe, é essencial. Perguntar, inquirir, interrogar. Constantemente, sem medo das criticas dos outros. Uma mente que quer saber é uma mente aberta e com desejo de aprender. Não há melhor garantia para o progresso de uma pessoa.
Seth Godin é um homem com uma mente "fora da caixa", como agora se diz. Vale a pena acompanhar o blog dele. Este é justamente sobre a curiosidade:
http://sethgodin.typepad.com/seths_blog/2012/09/curiosity-was-framed.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+typepad%2Fsethsmainblog+%28Seth%27s+Blog%29
sexta-feira, setembro 21, 2012
EMDR em expansão e divulgação
O EMDR é uma forma de terapia recente e inovadora em constante expansão. Na Psicronos são já vários os psicólogos formadas nesta abordagem devido à sua grande eficácia em certos casos como por ex. pessoas vítimas de traumas. No Brasil foi divulgado mais um artigo sobre esta psicoterapia contribuindo para a sua compreensão:
quinta-feira, setembro 20, 2012
Cada mente
terça-feira, setembro 18, 2012
GRAVIDEZ TARDIA: OPÇÃO, NECESSIDADE OU IMPOSIÇÃO? (I)
Uma em cada cinco mulheres adia a
gravidez para depois dos 35 anos. Vários fatores contribuem para este aspeto:
dificuldades financeiras, aposta na consolidação da carreira, estatística mais
animadora no que respeita aos cuidados médicos e a complicações nesta faixa
etária, maior índice de divórcios e de instabilidade nos relacionamentos
afetivos.
A maior parte das gravidezes
tardias são em mulheres com estudos superiores ou, pelo contrário, em níveis
sociais mais desfavorecidos, neste caso devido à falta de planeamento familiar.
Há que distinguir a mulher que
adia voluntariamente a gravidez, da que “decide” engravidar tardiamente por
fatores alheios à sua vontade. Mesmo quando a mulher decide engravidar mais
tarde, por exemplo por motivos profissionais, não significa que não tenha esse
desejo mais cedo e que não vivencie a pressão social, biológica e
intrapsíquica, com ansiedades e angústias relacionadas com a possibilidade de
conceber.
Também se assiste a um aumento do
número de casais que não consegue conceber, sem que haja condições médicas
associados. As mulheres ouvem cada vez mais que irão engravidar quanto
abrandarem o ritmo de trabalho, havendo portanto fatores de stress associados.
Mas quem se pode dar ao luxo de trabalhar menos nos dias de hoje?
É sabido que a partir dos 35 anos
há uma diminuição da fertilidade e que acrescem os riscos para a saúde da mãe e
do bebé: maior incidência de abortos, maior risco de diabetes e hipertensão
maternas, maior índice de baixo peso à nascença e de sofrimento fetal, maior
incidência de anomalias fetais e maior taxa de complicações obstétricas. Há
também dados que referem riscos relacionados com a idade do pai, embora a este
nível existam menos informações.
Contudo, e apesar de a partir dos
35 anos a gravidez continuar a ser conotada como sendo de risco, existem também
cada vez mais dados que indicam que se a mulher for saudável e assegurar os
cuidados pré-natais, os riscos são semelhantes aos de uma mulher mais jovem. Assim, os riscos estarão mais associados a fatores pré-existentes, que parecem
ser mais frequentes em mulheres mais velhas.
Este é o primeiro post de uma
série de reflexões que pretendemos desenvolver. Nos próximos, iremos abordar as
vivências e expetativas associadas ao rótulo “de risco”, bem como as
particularidades que são descritas no estilo parental dos casais que têm filhos
mais tarde.
sábado, setembro 15, 2012
Políticos
Não é só cá que a imagem dos políticos infelizmente se degrada. Este é um engraçado cartoon da Times.
sexta-feira, setembro 14, 2012
quinta-feira, setembro 13, 2012
"O INÍCIO DO ANO LECTIVO" - (VMT)
Na edição de ontem do jornal i li um pequeno artigo de opinião de um jornalista que falava acerca do regresso das nossas crianças à escola e das notícias divulgadas, ou pelo menos mais noticiadas pelos jornalistas. Referiu que por esta altura de regresso às aulas as notícias são sobre as colocações dos professores, as despesas das famílias mas quase nunca colocam o enfoque nas alterações das rotinas das crianças e jovens.
Este senhor colocou a tónica numa questão que, a meu ver, assume importância fundamental - "...o sentimento de desagrado com que algumas crianças encaram o recomeço das aulas..."
Podemos ler "E espanto-me com os comentários de alguns pais que aceitam com naturalidade e até incentivam o sentimento de desagrado ... e até reconhecem que eles enquanto jovens abominaram a escola, as aulas, os professores, a disciplina.... Já adultos e ainda não perceberam aonde nos conduziu a falta de exigência que invadiu o sistemande ensino das últimas décadas?"
E termina referindo que felizmente conhece muitas crianças que vão para a escola com entusiasmo e ávidos de conhecimento e que são crianças e jovens alegres e, acrescento eu, com objectivos!
Gostar de aprender, sentir-se realizado a querer saber mais são dois dos pilares que devemos tentar cimentar em todos os jovens.
inércia, apatia, falta de vontade são questões transversais na adolescência, mas não têm que se transformar numa "forma de vida"!!
Todo o ser humano necessita de pessoas de referência e os pais e os professores são pessoas por excelência para assumirem este papel. Quem não teve um professor (seja do 1º, 2º, 3º ciclo, secundário ou ensino superior) que assumiu um papel importante na nossa vida, mudou rumos, alterou forma de pensar, estar, ou pelo menos, faz-nos recordar com saudade aquela época...!!!
Eu tive/tenho!!
Este senhor colocou a tónica numa questão que, a meu ver, assume importância fundamental - "...o sentimento de desagrado com que algumas crianças encaram o recomeço das aulas..."
Podemos ler "E espanto-me com os comentários de alguns pais que aceitam com naturalidade e até incentivam o sentimento de desagrado ... e até reconhecem que eles enquanto jovens abominaram a escola, as aulas, os professores, a disciplina.... Já adultos e ainda não perceberam aonde nos conduziu a falta de exigência que invadiu o sistemande ensino das últimas décadas?"
E termina referindo que felizmente conhece muitas crianças que vão para a escola com entusiasmo e ávidos de conhecimento e que são crianças e jovens alegres e, acrescento eu, com objectivos!
Gostar de aprender, sentir-se realizado a querer saber mais são dois dos pilares que devemos tentar cimentar em todos os jovens.
inércia, apatia, falta de vontade são questões transversais na adolescência, mas não têm que se transformar numa "forma de vida"!!
Todo o ser humano necessita de pessoas de referência e os pais e os professores são pessoas por excelência para assumirem este papel. Quem não teve um professor (seja do 1º, 2º, 3º ciclo, secundário ou ensino superior) que assumiu um papel importante na nossa vida, mudou rumos, alterou forma de pensar, estar, ou pelo menos, faz-nos recordar com saudade aquela época...!!!
Eu tive/tenho!!
quarta-feira, setembro 12, 2012
JARDIM DE INFÂNCIA: CHEGOU O DIA!
Por esta altura, muitos pais se deparam com os primeiros
dias de adaptação ao Jardim de Infância. Esta é, na maior parte das vezes, a
primeira oportunidade (e uma das principais) de adaptação ao mundo exterior.
Muitos são os receios e as angústias nesta nova fase,
sobretudo no que respeita à segurança da criança durante o dia. A separação é,
frequentemente, um momento doloroso, muitas vezes mais para os pais do que para
a criança. “Chora ele/a e choro eu”, dizem muitas vezes. Os pais tendem a
sentir-se culpabilizados por acharem que a criança se vai sentir abandonada e
esta ansiedade acaba por ser transmitida aos mais pequenos. A criança precisa
de sentir que vai ficar num local seguro, com uma educadora que vai cuidar de
si durante a ausência dos pais. Daí que uma relação aberta e tranquila com a
educadora, bem como a demonstração da confiança que depositam na mesma sejam
fatores importantes para que a criança a encare da mesma forma.
Prolongar o momento da separação não será recomendável. É
importante despedirem-se com um beijo e um abraço e com a mensagem clara de que
os pais voltarão para buscar o filho no final do dia. Depois, respire fundo e
não olhe para trás! Por outro lado, sair às escondidas é totalmente
desaconselhado. A criança precisa de previsibilidade e o desaparecimento súbito
dos pais pode deixá-la bastante assustada e com sentimento de abandono.
No final do dia, há que felicitar a criança e reforçar o
facto de terem cumprido a promessa de voltar no final do dia. Algumas crianças
correm para os braços dos pais, outras tendem a ignorá-los.
A maior parte das crianças pode chorar nos primeiros minutos
da separação, mas depois ficam bem. Por outro lado, muitas crianças têm uma boa
adaptação, mas apresentam alguns sinais de regressão, sobretudo em casa. É
normal haver algumas alterações no sono e na alimentação, sintomas da
reorganização e do processo de autonomização pelo qual a criança está a passar.
domingo, setembro 09, 2012
Toca a andar de bicicleta!
A bicicleta está presente em grande número nas principais capitais do mundo e aqui no burgo vai havendo cada vez mais.
É barato, bom para a saúde e emagrece. Só vantagens. Tem os seus perigos, claro, mas em tudo é preciso cautela.
Muitas vezes as pessoas gostariam de experimentar mas nem sabem por onde começar. Eu uso uma bicicleta dobrável, como a que está na ilutração, mas que nao dá para grandes distancias. Tem a vantagem de ter um centro de gravidade baixo, o que a torna mais segura em termos de equilíbrio. Também dá para meter na mala do carro ou levar no autocarro e, claro, meter no elevador ou num canto do escritório.
Na imagem podem ver os vários tipos de bicicleta, vantagens e desvantagens de cada modelo. O meu conselho é o de começarem por pedir uma emprestada para perceberem se querem comprar uma semelhante ou outro modelo.
Mais informações úteis em:
http://www.biketoworkblog.com/your-many-bicycle-choices/
sexta-feira, setembro 07, 2012
Frase humana do dia
Not the ones speaking the same language,
but the ones sharing the same feeling understand each other.
Rumi
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