sexta-feira, novembro 02, 2012

Descoberto grupo de neurónios "porteiros" da memória!



Um estudo recentemente publicado na «Nature Neuroscience» descreve um grupo de neurónios  que tem como papel controlar a entrada e a saída de memórias no cérebro.

Quando estas células são desactivadas, ajudam a absorver cheiros ou imagens e a transformá-las em memória e quando são activadas, dão prioridade a sinais provenientes do próprio hipocampo em vez de estímulos sensoriais, apelando à memória e obrigando-a a lembrar.



A equipa descobriu que este grupo de neurónios tem um receptor para a nicotina, ou seja, são sensíveis à substância. A nicotina activa as células e influencia o processo cognitivo. O estudo poderá abrir caminho para novos fármacos semelhante à nicotina, sem os seus efeitos, que permita activar as OLM, de forma a tratar doenças como Alzheimer e esquizofrenia.


Os investigadores acreditam que com este estudo seja possível, num futuro próximo, activar memórias de forma artificial ou limitar a absorção de informações pelo hipocampo, mas mais importante, poderá ajudar pessoas que sofram de doenças neurodegenerativas.



(Tirado de: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55795&op=all)

Sem comentários: