sexta-feira, dezembro 28, 2012

ANO NOVO: ACREDITE E SONHE!


Durante uma breve pausa no trabalho, não pude deixar de refletir sobre algumas das últimas publicações que temos feito no blog e outras notícias que partilhámos na página do Facebook. Solidão, crime violento, hediondo e inexplicável, crise, depressão (afetiva, social económica). A incidência nestes temas reflete bem o estado da sociedade e, consequentemente, da sua saúde mental. O desespero, a falta de esperança, a descrença no futuro parecem ser, neste momento, um problema de saúde pública. Por isso, a propósito do novo ano que se aproxima, tento relançar a esperança e a motivação.

Por esta altura do ano, muitos de nós elaboram uma lista de resoluções para o novo ano: deixar de fumar, ir para o ginásio, arranjar um hobbie, fazer uma viagem… é certo que muitas destas resoluções estão condenadas ao fracasso, pois a mudança não se dá com o novo ano, mas sim pela transformação interna. É dentro de nós, e não no calendário, que devemos encontrar os objetivos, os planos e as motivações que nos movem. Mas penso que as resoluções não devem ser postas de lado, assim como os desejos que acompanham as passas à meia-noite.

Precisamos de acreditar, de desejar, de sonhar… caso contrário estaremos condenados à estagnação, agarrados à crise e aos problemas, e corremos o risco de cair no desespero. Talvez o aconselhável seja criar resoluções realistas e refletir sobre os passos necessários para as concretizar, analisar o que depende de nós, dos outros e das circunstâncias. E em vez de uma lista de objetivos diários para cada mês, será recomendável que a sua extensão seja igualmente realista! E porque não acrescentar um sonho mais ambicioso? Essencial é que a eventual não realização dos objetivos e dos sonhos não seja uma arma de auto-flagelação, mas sim um instrumento para repensar as prioridades e o que está ao seu alcance. O mais importante é manter o sonho, a capacidade de acreditar, pois sem esta adoecemos emocional e fisicamente. Alimente os seus desejos e as suas relações, que são das poucas coisas que não custam dinheiro e nos mantêm aconchegados e fortalecidos.

Aproveito para relembrar um artigo da Revista Máxima, com a participação da Dra Ana Almeida, psicóloga e Diretora Clínica da Psicronos. Apesar de ser uma publicação de Janeiro de 2012, mantém-se perfeitamente atual.


Bom Ano e Bons Sonhos!

Sem comentários: