quarta-feira, maio 15, 2013
DIA da FAMÍLIA
sábado, maio 11, 2013
Kenneth Robinson sobre o que é educar
Educação, aprendizagem, curiosidade. Uma TED talk de Kenneth Robinson
http://www.ted.com/talks/ken_robinson_how_to_escape_education_s_death_valley.html?utm_source=newsletter_weekly_2013-05-10&utm_campaign=newsletter_weekly&utm_medium=email&utm_content=talk_of_the_week_button
sexta-feira, maio 10, 2013
Vacina consegue bloquear acção da heroína no cérebro
Para o estudo, os cientistas administraram o fármaco em ratos viciados em heroína, privando-os durante algum tempo da substância e quando reiniciados na toma, voltam a consumi-la avidamente. A equipa verificou que a vacina alterou o comportamento dos roedores, evitando a dependência habitual.
Segundo os investigadores, a vacina bloqueia a heroína e 6-acetilmorfina na corrente sanguínea, mantendo-os fora do cérebro. A vacina não bloqueou os efeitos de metadona, buprenorfina e outras drogas opioides que são normalmente utilizadas na terapia contra a dependência de heroína.
Os cientistas esperam que, em breve, a vacina possa seguir para ensaios em seres humanos e ser usada para tratar um vício que afecta mais de dez milhões de pessoas no mundo.
quinta-feira, maio 09, 2013
A gaguez
Sempre achei a gaguez um tema interessante, tlvez por ter vários amigos com esse problema. A entrada é livre.
O CÉREBRO E A GAGUEZ Alexandre Castro Caldas
Diretor do ICS-UCP, Neurologista Gonçalo Leal Terapeuta da Fala Daniel Neves da Costa Sociólogo
(Inscrição gratuita) 24 de Maio, das 17.00h às 18.30h Universidade Católica Portuguesa | |
Efetue a sua inscrição AQUI | |
A investigação com recurso a neuroimagem tem elevado potencial para compreender as relações cérebro-comportamento, sobretudo comportamentos complexos como a fala e a linguagem. |
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Se não conseguir visualizar este emailclique aqui.
terça-feira, maio 07, 2013
BULLYING (II): AGRESSIVIDADE Vs VIOLÊNCIA
sexta-feira, maio 03, 2013
quarta-feira, maio 01, 2013
PSICOTERAPIA NA INFÂNCIA: PORQUÊ?
sexta-feira, abril 26, 2013
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA: O SURGIMENTO
As apresentações de imagens com durações longas permitem alcançar este limiar de reacção eléctrica, considerado um marcador neural da consciência. Em todos os grupos etários dos lactentes, os cientistas observaram a mesma resposta tardia como nos adultos, confirmando "a assinatura neural do estado de consciência".
Os resultados revelam que os mecanismos cerebrais que envolvem a consciência perceptiva já se encontram presentes nos bebés a partir dos cinco meses, apesar de ainda lentos e sofrerem um desenvolvimento progressivo ao longo do crescimento."
segunda-feira, abril 22, 2013
BULLYING (I): Problema ou Sintoma?
sexta-feira, abril 19, 2013
ATENÇÃO!
sábado, abril 13, 2013
Escrita expressiva
De acordo com James Pennebaker, escrever acerca das nossas emoções, ansiedades ou mesmo sonhos, é extremamente benéfico para a saúde, não só mental como física.
O Prof. James Pennebaker, da Universidade do Texas, há décadas que vem conduzindo a investigação sobre esta matéria, com inúmeras experiências realizadas, e comprovou que escrever durante 15 min durante 4 ou 5 dias, pode ter uma enorme influência não só nas capacidades cognitivas como no estado emocional e mental. Estive a ouvir uma entrevista que ele deu à BBC4 e fiquei impressioada com os resultados obtidos nas experiências com mulheres com cancro da mama.
O procedimento é muito simples. Vou citar do site do Prof. Pennebaker:
Promise yourself that you will write for a minimum of 15 minutes a day for at least 3 or 4 consecutive days.
Once you begin writing, write continuously. Don’t worry about spelling or grammar. If you run out of things to write about, just repeat what you have already written.
You can write longhand or you can type on a computer. If you are unable to write, you can also talk into a tape recorder.
You can write about the same thing on all 3-4 days of writing or you can write about something different each day. It is entirely up to you.
What to Write About
Something that you are thinking or worrying about too much
Something that you are dreaming about
Something that you feel is affecting your life in an unhealthy way
Something that you have been avoiding for days, weeks, or years.
http://homepage.psy.utexas.edu/homepage/faculty/pennebaker/home2000/WritingandHealth.html
Participação da Clara Pracana na InPACT2013
A InPACT2013 é uma conferência internacional que se vai realizar em Madrid entre 26 e 28 de Abril. Neste congresso de grande impato internacional estarão presentes investigadores provindos de diferentes Países e diferentes áreas do saber psicológico com o intuito de partilharem os seus pontos de vista.
Contará com oradores de Países tão diversos e distantes como USA, Russia, Australia, Hong-kong e Índia.Contará ainda com a participação de muitos Países Europeus.
Serão apresentados pontos de vista e abordagens de 5 grandes áreas da psicologia: (1) Psicologia Clinica; (2) Psicologia Educacional; (3) Psicologia Social; (4) Psicologia Legal e (5) Psicologia Cognitiva e Experimental.
É com orgulho que anuncio que a nossa colega, Profª Dra Clara Pracana, estará presente na presidência da InPACT2013 e como oradora.
Oradora:
Prof. Dra. Clara Pracana
Comunicação:
CRISIS OF DEPENDENCE? A PSYCHO-ANALYTICAL PERSPECTIVE OF THE CRISIS IN SOUTHERN EUROPE (CASE IN POINT: PORTUGAL)
Para mais informações sobre este evento veja:
quinta-feira, abril 11, 2013
Seja simpático para com uma mulher Grávida!
Um artigo apresentado no British Neuroscience Association Festival of Neuroscience referiu a descoberta de uma enzima que joga um papel importante no "processo de programação fetal"
Portanto, promovam cidadãos saudáveis desde cedo
Fetal Exposure to Excessive Stress Hormones in the Womb Linked to Adult Mood Disorders
http://www.sciencedaily.com/releases/2013/04/130407090835.htm
quarta-feira, abril 10, 2013
RESILIÊNCIA: COMO AGUENTAR O BARCO?
segunda-feira, abril 08, 2013
Como elabora o seu perfil de competências?
"Quais são as minhas competências”?
sábado, abril 06, 2013
sexta-feira, abril 05, 2013
SONHO E PSICOSSOMÁTICA
- o valor devido à teoria dos sonhos de Freud, como modelo para perceber a mente.
- o sonho REM oferece pistas para a compreensão da manutenção e reconstrução do funcionamento do cérebro.
- o sonho como estado subjetivo é informador do que acontece no cérebro durante o sono REM(hipótese ativação-síntese do sonho).
- a amnésia do sonho não corresponde a um processo de repressão/recalcamento, relacionado com os desejos infantis.
- os sonhos têm significados claros e diretos, não necessitando de interpretação.
- o cérebro muda o estatuto da sua informação quando dorme.
- a experiência emocional do sonho é dominada pela ansiedade, euforia e agressividade, com vista à adaptação.
- a neuromodulação entre a consciência primária (sonho)e a consciência secundária (vigília) permite concluir que o sonho é um processo auto-criativo de um modelo de realidade virtual, destinado a antecipar a vigília.
- como execução de programas de treino em realidade virtual, o sonho não necessita de ser rememorado.
- a protoconsciência , criada pelo sonho, tem a função de manutenção e desenvolvimento da consciência vigil e de outras funções cerebrais dependentes da ativação do cérebro durante o sono REM.
- desta visão global, não reduzida à ciência neurocognitiva, resulta que a ciência deve incluir a subjetividade e perceber a subjetividade e a consciência.
quarta-feira, abril 03, 2013
Dias para Alertar
Aqui fica um vídeo acerca do Autismo
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=mv4p-yApL2U
segunda-feira, abril 01, 2013
O seu filho está preparado para começar a escola?
Iniciar o 1º ano sem ter ainda desenvolvido estas competências pode comprometer de forma significativa o percurso académico da criança. Assim sendo, recomenda-se uma avaliação especializada e aprofundada do desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança quando ainda está no nível pré-escolar.
São frequentes maiores dificuldades ao nível da atenção e mais queixas de agitação psicomotora em crianças que iniciam a escolaridade antes de completarem 6 anos e 6 meses, o que se confunde muitas vezes com uma Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Na verdade, o que acontece é que a criança ainda não desenvolveu a capacidade para estar sossegada e atenta durante períodos longos. Por outro lado, existe também uma maior incidência de dificuldades na aquisição da leitura e da escrita uma vez que a criança ainda não adquiriu as competências fonológicas necessárias. Estas dificuldades iniciais colocam a criança numa situação de frustração e insegurança que tende a agravar a sua capacidade de aprendizagem e, por vezes, a comprometer continuadamente o sucesso escolar. São situações em que, apesar de haver um desenvolvimento normal, a aprendizagem pode ser comprometida pelo facto de a criança ainda não ter tido tempo para desenvolver as pré-competências académicas. Importa, por isso, esclarecer previamente se a criança dispõe já deste “equipamento mental”. Esta avaliação é particularmente importante nas situações de Entrada Condicional, ou seja, quando a criança completa os 6 anos entre 16 de Setembro e 31 de Dezembro.
Por outro lado existem crianças que apresentam capacidades excecionais (acima da média), em que possa justificar-se a antecipação da entrada no 1º ano. São crianças que só completam 6 anos após 31 de Dezembro, em que é exigida uma avaliação que comprove a existência de capacidades para o início da escolaridade antes da idade prevista. É importante que a criança disponha, para além de um nível de inteligência superior, bons recursos emocionais. Frequentemente observa-se que estas crianças possuem competências cognitivas acima do esperado, mas emocionalmente ainda não têm capacidade para lidar com a frustração ou com o insucesso, o que também pode trazer consequências negativas ao seu percurso escolar.
Há ainda as situações em que a criança está em idade de iniciar a escolaridade, mas revela atraso em algumas áreas do desenvolvimento ou problemáticas emocionais, que podem justificar a permanência no Jardim de Infância durante mais um ano. São os casos em que a criança poderá beneficiar de adiamento escolar, para que possam ser potenciadas as competências que se encontram alteradas e que iriam prejudicar bastante o processo de aprendizagem.
Saiba mais sobre esta avaliação em:
http://www.ktree.com.pt/avaliacaomaturidadeescolar.shtml