domingo, janeiro 14, 2007

Há muito que não sonha..? parte II

Esta parte II surge duma questão pertinente duma nossa leitora.
Quando terminei o post anterior, referi que o facto de sonharmos muito numa noite e nada sonharmos noutra, tinha que ver com o ciclo do sono e a fase em que acordávamos.
Ora, ao longo de uma noite de sono passamos pelos diferentes estádios do sono, e se atendermos que por volta dos 100 minutos de sono entramos no último estádio do sono, o REM, verificamos que este ciclo se repete entre 4 a 5 vezes por noite. Portanto, temos acesso à fase REM várias vezes numa noite.
Como pode acontecer que ao acordar não nos lembremos dessa noite de sonhos?
Não sonhei de facto?
Ou apenas não me recordo dos sonhos?

O que acontece é que não nos recordamos dos nossos sonhos. Quando um indivíduo não sonha, ou seja, não atinge a plenitude do seu ciclo de sono, é porque sofre de distúrbios do sono. Este é interrompido várias vezes e não se completa, daí uma redução da fase REM. Este sim, é um factor que faz influênciar a redução da quantidade de sonhos dos indivíduos e produzir dificuldades de concentração, de atenção...

Numa noite de sono regular existe uma produção onírica "razoável", mas a sua recordação depende do momento do despertar. Se acordarmos logo após a fase REM temos uma plena recordação do nosso sonho, mas se acordarmos numa fase posterior já temos mais dificuldades em recordar. Isto acontece porque as imagens a que temos acesso no sonho remetem para a memória a curto prazo, dissipando-se facilmente.

6 comentários:

Pedro Correia Santos disse...

É bastante interessante a temática dos sonhos!
Outro factor importante para a recordação dos sonhos é anotar o seu conteùdo logo quando acordamos, visto que assim conseguimos colocar essa informação na memória de longo prazo.

Claro que esta sugestão é muito comportamental... mas vindo de mim não seria de esperar outra coisa.

Anónimo disse...

tb tenho uma questão relacionada com isto dos sonhos. recordo poucos dos meus sonhos e os que recordo são sempre maus, pesadelos, não me lembro de alguma vez ter tido um sonho bom! =(
porque é que isso acontece?
obrigada.

Cleopatra disse...

Engraçado que sonho muito e é sempre a cores...Que significará?'

Rosa Silvestre disse...

Quando se sofre de distúrbios do sono, essencialmente de insónia, é comum não se sonhar. Normalmente sonho diariamente e recordo-me sempre dos sonhos que tenho ....sei que são coloridos e têm a ver com a minha vida diária; neles as situações vivênciadas agudizam-se (preocupação?)ou aligeirizam-se (descontração?).....

Tania Paias disse...

Olá a todos!
De facto a temática dos sonhos é sempre muito interessante.
Tal como Rosa disse os sonhos relacionam-se com a nossa vida, são tramas motivacionais, envolvendo os desejos do sonhador. Quando analisados eles esclarecem situações, produzindo uma coerência.
Quanto aos pesadelos, e à questão colocada pela desempregada, pode ter que ver com a sua estrutura de personalidade.Existem estudos que indicam que diferentes estruturas de personalidade filtram melhor ou pior as angústias e ansiedades. As que filtram melhor o mundo colocam mais barreiras, impedem que sejam tão permeáveis a situaçõs mais complexas, ao passo que outras, que não utilizam estes mecanismos são mais vulneráveis às pressões.
A desempregada talvez esteja mais permeável ao sofrimento, acontecendo-lhe sonhar com o que lhe traz mais desconforto e não prazer, e uma vez que nos sonhos existe uma relação com as nossas vidas, e pelo facto de se recordar sempre de sonhos maus, talvez deva dar alguma atenção a determinados aspectos que lhe possam causar forte ansiedade e influênciar a não aquisição de experiências gratificantes.

K'os disse...

se sonho nunca me lembro

as raras vezes que aconteceu não chamo pesadelo mas olho como alerta/aviso, pois todos eles me deixaram a pensar e questionaram, pela forma como surgiram, se apresentaram e da forma como surgiu o desenrolar de toda a "acção".
pois desde estranhos a intrigantes para não usar outras palavras foram os pensamentos e as ideias que me ocorreram ao acordar após ter tido estes sonhos

:)