sexta-feira, janeiro 26, 2007

Solidários com a solidão

“Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco.” Edmund Burke.

É com esta notável citação que começa o livro “Solidão” editado pela Associação Coração Amarelo.A associação Coração Amarelo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, foi criada no ano de 2000 e assenta a sua actividade no trabalho de Voluntários com o objectivo principal de apoiar pessoas em situação de solidão e/ou dependência, preferencialmente as mais idosas.
O objectivo do lançamento do livro é angariar receitas para levar a cabo as várias actividades de ajuda aos mais solitários.
Consulte-se www.coracaoamarelo.org

Não será a citação de Edmund Burke extensível a muitas e variadas áreas da nossa vida, até mesmo a nós, psiólogos, no âmbito do exercício da nossa profissão (psicologia/psicoterapia) no dia a dia nos nossos consultórios?

Deixo o mote para reflexão…

2 comentários:

Rosa Silvestre disse...

A soli9dão está em todo o lado: está no filho ou filha que não consegue comunicar com o seu pai, está no pai ou mãe que não consegue comunicar com o seu filho/filha, está no profissional de saúde ou educativo que não consegue comunicar com o paciente ou educando...est´+a na solidão da grande cidade que parecendo grande, às vezes, é tão pequena para os seus habitantes(exp: sem-abrigo), tantos exemplos infinitos de solidão....perdem-se na imensidão do nosso mundo isolado (quando estamos de costas viradas uns para os outroa!!

Ricardo Pina disse...

Pessoalmente acho que a frase de Edmund Burke se aplica a praticamente todas as dimensões da nossa vida... Se fizéssemos tudo aquilo que podemos fazer seríamos indubitavelmente melhores em tudo aquilo que desempenhamos.

Justificar a nossa inacção pela avaliação mínima do seu impacto - como é expresso na frase - parece-me a tentativa de racionalização daquilo que não tivemos coragem ou força para fazer. Diria que o objectivo de Burke era precisamente alertar-nos para isso...