quinta-feira, agosto 14, 2008

Mad World

Original dos britânicos Tears for Fears, Mad World encontrou novo apogeu com a versão de Gary Jules para a banda sonora do filme Donnie Darko.

Deixo-vos a letra e o clip da versão de Gary Jules.

All around me are familiar faces
worn out places,
worn out faces
Bright and early for the daily races
Going nowhere, going nowhere
Their tears are filling up their glasses
No expression, no expression
Hide my head I wanna drown my sorrow
No tomorrow, no tomorrow
And I find it kind of funny
I find it kind of sad
The dreams in which I'm dying
Are the best I've ever had
I find it hard to tell you
I find it hard to take
When people run in circles
It's a very very,
mad world, mad world
Children waiting for the day they feel good
Happy Birthday, Happy Birthday
And I feel the way that every child should
Sit and listen, sit and listen
Went to school and I was very nervous
No one knew me, no one knew me
Hello teacher tell me what's my lesson
Look right through me, look right through me
And I find it kind of funny
I find it kind of sad
The dreams in which I'm dying
Are the best I've ever had
I find it hard to tell you
I find it hard to take
When people run in circles
It's a very very,
mad world, mad world
Enlarging your world,
mad world

http://www.youtube.com/watch?v=4N3N1MlvVc4

segunda-feira, agosto 11, 2008

Médicos preferem... A cultura do Prozac...

"Medicamentos substituem psicanálise de Freud


Sente-se deprimido, ansioso, dorme mal e não consegue trabalhar. Se for a um médico, o mais provável é que saia do consultório com várias receitas de antidepressivos e ansiolíticos, em vez de novas marcações para fazer psicoterapia ou psicanálise. Esta é, pelo menos, a conclusão de um estudo publicado na “Archives of General Psichiatry”. O estudo foi feito nos Estados Unidos, mas traça um retrato fiel do que se passa hoje nos países ocidentais.


(Sofia Lobato Dias - Diário Económico)


A equipa de cientistas liderada pelo médico Ramin Mojtabai analisou os arquivos das consultas de psiquiatria entre 1996 e 2005 e concluiu que houve uma grande queda no número de médicos que fazem psicoterapia: apenas 29% de todas as consultas de psiquiatria incluíram sessões de psicoterapia, ao passo que em 1996 e 1997, 44% das consultas dos psiquiatras incluíam técnicas psicoterapêuticas.

In Diario Económico on-line de 11/08/2008


Mas há mais para explorar na edição impressa de hoje...


"Os psiquiatras hoje ganham mais se fizerem consultas de 15 minutos para a prescrição de medicamentos do que se fizerem uma consulta de 45 minutos de psicoterapia" Ramin Mojtabai em entrevista à Reuters.


"A maioria dos estudos mostra a superioridade dos medicamentos em vez da psicoterapia", diz o Presidente da Associação Internos de Psiquiatria ao Diário Económico."


quinta-feira, agosto 07, 2008

Para melhor conhecer...






Luanda - AvóDezanove e o Segredo do Soviético - Ondjaki

Havana - Cem Garrafas numa Parede - Ena Lucia Portela

Barcelona - A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón

Grécia - Pequenas Grandes Infâmias - Panos Karnezis

Istambul - Istambul - Memórias de uma Cidade - Orhan Pamuk

sábado, agosto 02, 2008

O desenvolvimento do bebé até aos 3 anos


Muitos pais têm naturalmente algumas preocupações em relação ao crescimento dos seus filhos. Será que ele(a) está a crescer de acordo com o que seria esperado para sua idade? Existem naturalmente variações de criança para criança. Há crianças com ritmos de crescimento mais rápidos e outras mais lento e esse ritmo deve ser respeitado, se bem que se possa e deva estimular as competências que possam estar um pouco menos desenvolvidas. As aquisições que se apresentam de seguida associadas a uma determinada idade devem ser entendidas apenas como um indicador, se o seu filho(a) ainda não desenvolveu a competência assinalada para a sua faixa etária não é motivo para preocupação deverá simplesmente estimulá-lo mais na aquisição dessa mesma competência.

No primeiro ano de vida o bebé faz inúmeras aquisições.
Aos 12 meses já é capaz de:
Andar apoiando-se nos moveis
Gosta particularmente de colocar os objectos uns dentro dos outros
É capaz de abrir gavetas e portas de armários baixas
Expressa as suas emoções de uma forma reconhecível e explicita
Atira beijinhos
É capaz de pronunciar algumas palavras que já são compreensíveis
Se bem que entenda as proibições, gosta de lhes desobedecer de forma consciente, como forma de "marcar o seu território"
Quando lhe mostramos agrado por algo que tenha feito bem ou com graça, repete o que fez.

Dos 12 aos 15 meses:
Gatinha com habilidade apoiando-se nas mãos e nos pés
Caminha com certa firmeza sem necessidade que ninguém o ajude
Consegue meter objectos dentro de caixas
Diverte-se atirando coisas ao chão para ouvir o ruído que faz ao cair
Com um lápis nas mãos faz riscos sobre um papel
Mediante gestos, sons e atitudes é capaz de expressar as suas emoções
Reconhece e pronuncia algumas palavras simples como "mamã" e "papá"
Compreende perguntas simples que lhe são dirigidas
Identifica imagens
Quando consegue fazer com que os outros se riam com uma atitude sua, repete-a constantemente
Sente-se muito feliz na presença de pessoas
Entende quase tudo o que se lhe diz, mas por vezes não quer obedecer às ordens que se lhe dão

Dos 15 aos 20 meses:
Caminha com passos ainda não muito firmes e com muita precaução
Baixa-se e levanta-se sozinho
Para subir escadas inicialmente fá-lo de gatas e depois trepa
É capaz de voltar as páginas de um livro, se bem que ainda as queira rasgar
Imita acções, gestos e sons, sobretudo dos animais
A sua memória já lhe permite recordar onde está algo que lhe mandem buscar
Quando pinta, substitui os riscos por manchas
Conhece pelo menos 10 palavras e entende significados opostos como dentro e fora, bom e mau, aqui e ali
Quer sempre os brinquedos das outras crianças
Gosta de brincar perto de outras crianças, mas não com elas
Prefere a companhia de adultos
Expressa o seu amor pelos membros da família, pelos seus brinquedos e pelos animais de estimação, caso existam.

Dos 21 aos 24 meses:
Sobe e desce escadas sem se apoiar com as mãos, mas colocando ainda os dois pés em cada degrau
Já consegue comer e beber sozinho sem entornar demasiadas coisas na mesa
Já consegue calçar e descalçar as meias e os sapatos sem ajuda
O seu vocabulário é enriquecido com várias dezenas de palavras, mas muitas delas querem dizer coisas diferentes
Já é capaz de se reconhecer ao espelho
Pede tudo o que quer: comida, água, um brinquedo e até... para ir ao bacio!
Sabe o significado do Não e do Sim
Desenha gatafunhos
Imita os pais em tudo o que eles fazem
Começa a zangar-se menos com as outras crianças e já brinca com elas, se bem que por pouco tempo
Gosta de chamar a atenção dos adultos realizando acções do género de os agarrar, zangar-se com eles e inclusivamente bater-lhes

Dos 24 aos 30 meses:
Corre e dá pontapés numa bola quase sem cair
Ainda não sabe travar uma corrida e é difícil dobrar uma esquina
Dança acompanhado ao ritmo de uma música que seja do seu agrado
Consegue amontoar vários objectos em equilíbrio
As suas mãos já têm agilidade necessária para desenroscar uma tampa, abotoar um botão e subir e descer um fecho éclair
O seu vocabulário já é de cerca de 300 palavras e consegue construir frases empregando verbos
A sua capacidade de atenção aumenta imenso
As cores interessam-lhe e já as consegue distinguir, se bem que ainda não as consiga nomear
Pronuncia o seu próprio nome para falar de si mesmo
Explode em birras com bastante frequência
Tenta sempre impor a sua vontade
Procura a independência, mas com a autorização dos pais

Dos 30 aos 36 meses:
Salta mantendo os dois pés no ar
O seu equilíbrio já lhe permite saltar de costas e saltar "ao pé-coxinho"
Despe-se sozinho
Quando vê o seu nome escrito em letras maiúsculas, reconhece-o
O seu vocabulário já tem aproximadamente mil palavras e usa-as com desenvoltura e fluidez
Já sabe o nome das cores
Sabe que há meninos e meninas e está consciente do grupo a que pertence
Entende o sentido do conceito "amanhã"
Continua a ser egoísta e não entende que todos não aprovem o que faz
Começa a ser social com outras crianças
Pode sentir diversos medos: da escuridão, dos animais, das pessoas diferentes, etc.

sexta-feira, agosto 01, 2008

"Mulheres ao Espelho"


Mãe, eu quero ir-me embora – a vida não é nada
daquilo que disseste quando os meus seios começaram
a crescer. O amor foi tão parco, a solidão tão grande,
murcharam tão depressa as rosas que me deram –
se é que me deram flores, já não tenho a certeza, mas tu
deves lembrar-te porque disseste que isso ia acontecer.


Mãe, eu quero ir-me embora – os meus sonhos estão
cheios de pedras e de terra; e, quando fecho os olhos,
só vejo uns olhos parados no meu rosto e nada mais
que a escuridão por cima. Ainda por cima, matei todos
os sonhos que tiveste para mim – tenho a casa vazia,
deitei-me com mais homens do que aqueles que amei
e o que amei de verdade nunca acordou comigo.


Mãe, eu quero ir-me embora – nenhum sorriso abre
caminho no meu rosto e os beijos azedam na minha boca.
Tu sabes que não gosto de deixar-te sozinha, mas desta vez
não chames pelo meu nome, não me peças que fique –
as lágrimas impedem-me de caminhar e eu tenho de ir-me
embora, tu sabes, a tinta com que escrevo é o sangue
de uma ferida que se foi encostando ao meu peito como
uma cama se afeiçoa a um corpo que vai vendo crescer.


Mãe, eu vou-me embora – esperei a vida inteira por quem
nunca me amou e perdi tudo, até o medo de morrer. A esta
hora as ruas estão desertas e as janelas convidam à viagem.
Para ficar, bastava-me uma voz que me chamasse, mas
essa voz, tu sabes, não é a tua – a última canção sobre
o meu corpo já foi há muito tempo e desde então os dias
foram sempre tão compridos, e o amor tão parco, e a solidão
tão grande, e as rosas que disseste um dia que chegariam
virão já amanhã, mas desta vez, tu sabes, não as verei murchar.

Poema dito e escrito por Maria do Rosário Pedreira em "Mulheres ao Espelho" - Aldina Duarte (Roda-Lá Music, 2008)

quarta-feira, julho 23, 2008

As músicas de Lorenna McKennitt

Gostaria de partilhar convosco algumas dicas acerca de uma cantora que me tem inspirado ao longo destes anos. Chama-se Lorenna McKennitt e é canadiana. Tem uma voz cristalina e músicas que retratam uma mística de "tempos antigos".

Deixo-vos aqui os links de duas músicas. Para ouvir todo o ano...



http://br.youtube.com/watch?v=s1AcESk7JBA&feature=related

Passado, presente, futuro!


Há frases que marcam um dia!


Uma dessas frases foi "o seu passado influência o seu modo de pensar no presente e a maneira como se projecta no futuro"...


Interessante como numa só frase, se pode condensar todo o tempo e toda uma vida!




terça-feira, julho 22, 2008

Os pensamentos entre as palavras.


Noutro dia, alguém dizer esta expressão para caracterizar os motivos pelos quais não estava contente com a sua vida. “Eu até sei o que devo fazer, mas surgem uns pensamentos entre as palavras e depois demoro demasiado tempo porque fico inseguro.”


Achei muito interessante esta frase, descreve muito bem um dos objectivos da psicoterapia cognitiva, que é justamente trazer ao conhecimento imediato esses pensamentos de modo a poder verificar até que ponto influenciam a vida de cada um, e de seguida modifica-los para obter melhor qualidade de vida psicológica.


Já tinham pensado nos pensamentos entre as palavras?

Ordem dos Psicólogos


Data Histórica - Dia 18 de Julho de 2008
Criada a Ordem dos Psicólogos Portugueses e Aprovados os seus Estatutos pela Assembleia da República

segunda-feira, julho 21, 2008

(des)entendimento

Resposta de Fernando Pessoa a Gaspar Simões, um crítico literário que fez a sua biografia, com algumas interpretações, mais ou menos selvagens, da sua obra e vida:

" ... compreender a essencial inexplicabilidade da alma humana, cercar estes estudos e estas buscas de uma leve aura poética de desentendimento.
Tem talvez qualquer coisa de diplomático, mas até com a verdade, meu querido Gaspar Simões, há que haver diplomacia.".

Penso.

quinta-feira, julho 10, 2008

Amanhã: Conferência Aberta no Instituto de Psicanálise em Lisboa



O Instituto de Psicanálise vai abrir as suas portas para acolher a conferência do Prof. Luís Carlos Menezes. A Conferência irá decorrer às 21:30h e a entrada é livre.

Luís Carlos Menezes é Presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de S. Paulo (SBPSP), Psiquiatra, Doutorado pela Universidade de Paris XI. O objectivo desta visita é podermos beneficiar da longa e diversificada experiência formativa e clínica de Luís Carlos Menezes.

Dia 11 de Julho (sexta-feira) às 21.30h


Conferência:
Preservem as Flores Selvagens: aderência, adesão e lucidez - Variações Metapsicológicas sobre o tema do Poder.

Nesta Conferencia o autor, tendo como fio condutor o pensamento de Freud, de Hannah Arendt e de Nietzsche, reflectirá sobre a contra-corrente às imposições massificadoras e conformistas do colectivo.

Esta Conferência, aberta ao público, será comentada por Duarte Cabral de Melo (Arquitecto e Urbanista).

Morada do Instituto de Psicanálise:
Av. da República, 97 - 5º, 1050-190 Lisboa
Tel.: 217 972 108 Fax: 217 936 224
e-mail: institutopsicanalise@gmail.com

terça-feira, julho 01, 2008

Mulher morre na sala de espera de hospital americano perante indiferença de funcionários

Uma mulher norte-americana de 49 anos de idade morreu na sala de espera de um hospital psiquiátrico de Nova Iorque perante a indiferença de seis funcionários, entre os quais dois seguranças. A ajuda chegou 45 minutos depois, mas já era tarde de mais.

A notícia e o video em: http://www.publico.clix.pt/videos/?v=20080701121222&z=1


No vídeo referem que após a divulgação das imagens foram despedidos 6 técnicos, incluindo 2 seguranças.
A meu ver, a punição para a negligencia nestes casos é obviamente necessária mas a questão não se resolve senão com formação.

É nossa obrigação formar os técnicos e profissionais que trabalham na saúde, mas é também obrigação dos técnicos e profissionais procurar formação e informação. Sobretudo na área da saúde mental, onde é tão frequente que aconteçam estas e tantas outras situações horríveis, desumanas e totalmente inadmicíveis.

segunda-feira, junho 16, 2008

Melancolias



As melancolias (vulgarmente chamadas de depressões) são, na sua grande maioria, acima de tudo, lutos mal resolvidos.

Lutos mal resolvidos” significa que num passado mais ou menos recente existiram situações e/ou acontecimentos sentidos como dolorosos que não puderam ser ultrapassados (i.e, elaborados) adequadamente. É como uma ferida que foi aberta (no passado) e que, não podendo cicatrizar, continua (no presente) a provocar muito sofrimento e a absorver muita energia.

A pessoa que sofre do abatimento e profunda tristeza provocada pela "depressão", foi carregando o sofrimento dentro de si durante muito tempo até que ele acabou por dominá-la completamente, tornando o dia e a noite num “vale de lágrimas” sem sentido e em que as outras pessoas à volta parecem não entender e aceitar o que se passa.

Frequentemente, como a dor e a angústia são tão grandes, recorre-se à medicação e esta pode facilmente começar a ser tomada sem qualquer controlo. A medicação pode ser muito útil mas deverá ser utilizada com muito cuidado e responsabilidade, sempre com aconselhamento e acompanhamento médico, sobretudo de um psiquiatra competente.

Na minha experiência como psicólogo clínico com casos desta natureza, tenho comprovado que uma correcta medicação pode ser uma ajuda importante para que os pacientes se sintam menos angustiados para que depois, num segundo tempo, através de um acompanhamento psicológico regular, seja possível começar a analisar os verdadeiros motivos que os fazem sentir infelizes, desesperados e sobretudo incompreendidos.

Muitas vezes quem sofre de "depressão" não consegue saber exactamente o que provoca o mal-estar e é tarefa do psicólogo identificar a origem da(s) “ferida(s)” para que, ao longo das consultas, se possa iniciar o processo de “cicatrização”.

Não é possível voltar atrás para alterar o passado mas podem ser criadas as condições terapêuticas necessárias para que o presente deixe de ser visto como tão negro e sem saída e a pessoa possa recomeçar a ter esperança e entusiasmo face ao Futuro. Não é voltar atrás à infância mas acertar contas com o passado…
* Este texto foi originalmente publicado no jornal regional Gazeta do Interior.

(quadro: "The Way Home" de Tandi Venter)

sexta-feira, junho 13, 2008

Presumir


Presumimos que sabemos e presumimos que os outros sabem.

Partimos do princípio - para nossa tranquilidade mental - que sabemos bastante mais do que aquilo que verdadeiramente sabemos ou poderíamos saber e de igual forma presumimos, muitas vezes, que os outros sabem muito mais sobre nós, a nossa realidade pessoal, profissional, ideias, pensamentos, emoções, etc., do que verdadeiramente sabem ou poderiam saber. Presumir impede o acesso à realidade e dificulta a todos os níveis a comunicação produtiva e geradora de intimidade e crescimento.

terça-feira, junho 10, 2008

Análise Desenvolvimentista do Processo Terapêutico (ADPT)

28 de Junho – Sala D. João, Hotel Mundial
Sábado das 10h às 13h e das 14.30h às 17.30h
Seminarista: Michael Basseches, Ph. D.
Acerca do autor: Investigação, publicações e ensino relativos ao desenvolvimento cognitivo, social e do ego do adolescente e do adulto, particularmente nos contextos de ensino superior, psicoterapia e supervisão. Este trabalho tem-se traduzido em várias comunicações, conferências e seminários a nível nacional e internacional, bem como em várias publicações.
Programa do Seminário.
I. Introdução: asserções integrativas básicas, contexto desenvolvimentista e a estrutura conceptual da ADPT. Dois aspectos da integração em psicoterapia.
A. Comunalidades entre terapias relativas a recursos que facilitam o desenvolvimento.
B. Comunalidades entre casos bem-sucedidos relativos a movimentos dialécticos identificáveis dentro do movimento desenvolvimentista.
C. Exemplos potenciais de integração terapêutica (i.e. factores comuns ás diversas orientações.
D. Discusão.
II. Motivações para o desenvolvimento da ADPT
A. Desenvolver uma linguagem e estrutura comuns para promover comunicação entre as diferentes orientações.
B. Como a alternativa à investigação tradicional, no sentido da demonstração da eficácia da terapia a nível de “caso único”.
C. Como ferramenta de reflexão pessoal ou de supervisão relativa a casos individuais ou como ferramenta de treino.
III. Ilustração prática do uso de ADPT, demonstrando e descrevendo o modo como a terapia promove o desenvolvimento do paciente.
IV. Demonstração e pratica de competências para utilizar a ADPT na identificação de movimentos dialécticos no contexto da prática terapêutica (apresentação, discussão, exercícios):
A. Identificar recursos e mudanças terapêuticas.
i. Apoio atencional.
ii. Interpretação.
iii. “Enactment”.
B. Identificar movimentos desenvolvimentistas na terapia.
i. Conflitos.
ii. Síntese.
V. Utilizar movimentos desenvolvimentistas específicos para demonstrar e praticar a análise de casos usando o método ADPT (demonstração e exercício)
VI. Quando a terapia se encontra bloqueada, utilizando a ADPT na identificação de problemas centrais na aliança terapêutica (demonstração, discussão)
VII. Discussão da ADPT e da Complementaridade Paradigmática.

Inscrições até 20 de Junho.
As inscrições podem ser efectuadas no secretariado da APTCC (tel. 213210100) e-mail: aptcc@cognitivas.org

Preço:
Sócios ou formandos da APTCC 80 euros
Não sócios 100 euros

segunda-feira, junho 09, 2008

MÚSICA

Estive no sábado no Teatro Maria Matos a ouvir a música e os poemas de Sharyar Mazgani. Em Portugal desde criança, tem 33 anos e é filho de pais iranianos que abandonaram o país quando ele era miúdo e vieram para Portugal. Por quê, é uma boa pergunta, mas só temos a agradecer à sorte que nos bafejou!
Ouçam o Mazgani no Youtube. Fabuloso!
http://www.youtube.com/watch?v=ItXPgiWzcZQ&NR=1

Associação Oficinas sem Mestre - Workshop "Animanias" em Aveiro



A Associação Oficinas Sem Mestre é um grupo de trabalho formado por psicólogos, professores, técnicos de serviço social, uma jurista e um jornalista, criado com o intuito de organizar espaços para pensar, trocar experiências, aprender a trabalhar com novos instrumentos e metodologias pedagógicas e terapêuticas e intervir nas áreas da saúde mental e da educação (criando, sempre que possível, parcerias com áreas afins).

No âmbito deste projecto, terá lugar, no dia 14 de Junho (sábado) o Workshop "Animanias", dinamizado por Rui Coimbra (psicólogo clínico) que nos sensibilizará para a utilização da animação cinematográfica como instrumento terapêutico e pedagógico. O workshop decorrerá no Museu da Cidade, em Aveiro, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h. A participação no mesmo custará 30 euros (25 euros para sócios).

No mesmo dia, teremos uma tertúlia de reflexão multidisciplinar aberta a todos os interessados. O psicólogo Rui Coimbra e a psicóloga e artista plástica Joana Patrício partilharão connosco a sua relação com a animação, quer enquanto instrumento de intervenção terapêutica quer como possibilidade de projecção pessoal, criação de narrativas íntimas e, como tal, consolidação da identidade


14 de Junho - Sábado - Museu da Cidade, Aveiro

workshop "ANIMANIAS" (9h30 - 12h30 / 14h-17h)
dinamizado por Rui Coimbra
(psicólogo clínico que utiliza a animação cinematográfica como instrumento terapêutico e pedagógico).


INSCRIÇÕES ATÉ DIA 13 DE JUNHO ATRAVÉS DO EMAIL: oficinasemestre@gmail.com
preço sócio: 25€ / preço para não sócios: 30€


TERTÚLIA (17h30 - entrada livre)
dinamizado por Rui Coimbra e Joana Patrício (psicóloga e artista plástica)

quarta-feira, junho 04, 2008

e eu que há tanto tempo só olho a eternidade


CRÓNICA
Ser Pai(s) hoje


Hoje em dia os pais questionam-se constantemente sobre seus papéis. Os livros e guias de pais crescem de forma abrupta e, paralelamente, as dúvidas do que é ser um bom educador também se tornam cada vez mais evidentes.
Os pais mais velhos/avós apresentam por vezes um discurso saudosista, dizendo que no tempo deles “é que era. Agora, esta juventude…”, “têm tudo facilitado”, “Eu eduquei-os … sozinha…”, etc. Nem todos, claro! Mas de forma generalizada, na rua, nos transportes, nas escolas, infantários, cabeleireiros e afins, vão-se ouvindo muitos comentários destes. Os pais, por outro lado, vão eles próprios absorvendo tais ditos e indubitavelmente reagem. Uns não aceitam, e podem reagir de forma a ir contra tais comentários e distanciando-se dos próprios pais “mais sabidos”. Outros, mais aflitos, culpabilizam-se e tentam tudo para serem igualmente tão bem capazes como foram os seus e “colam-se” às mezinhas educadoras. Outros ainda, vão sendo pais à sua maneira e seguindo seu “instinto”, aproveitando alguns dos ditos e dicas ancestrais e inovando com as suas próprias experiências, vivendo no seu tempo presente agora a sua parentalidade singular.
É verdade que nos tempos modernos, nesta tal “aldeia global”, tecnocrata e competitiva, os pais não possuem tarefa fácil. Afinal, têm de ser óptimos pais, óptimos profissionais, óptimos maridos e mulheres, óptimos filhos, óptimos, óptimos, óptimos… Outra questão que se poderia colocar, mas neste contexto só iria dispersar, seria qual o valor que a falha ocupa nas nossas cabeças, corações, vida… mas continuando em torno dos “super pais”, não devemos esquecer o valor real dos filhos, pois eles também terão o direito de igual estatuto de super, eles são afinal os super filhos dos super pais!
Talvez correndo o risco de se ser abusivo, estes super filhos são uns coitados! Coitados por caírem na teia dos super. É que até os super heróis ganharam um carácter tão omnipotente que é deveras difícil alcançá-los em valentia. Estes super filhos acabam por sofrer por ter também de ser super bem comportados, super bons desportistas, super giros, super bons alunos, super bons seres sociais, etc e tal.
No meio de tantos super tudo, onde vamos parar?!...

terça-feira, junho 03, 2008

Storytelling

Contar histórias às crianças.

7 de Junho, Sábado das 9.30h às 12.30h e das 14.00h às 16.00h
Na sala 3 da APTCC
(Rua da Misericórdia, 76 Lisboa)

Professora: Marianne Decroes
O seminário decorrerá em Inglês

O seminário centra-se no “storytelling com objectivos pedagógicos, utilizando histórias para ajudar as crianças em situações específicas e para desenvolver a sua imaginação, apresentando diversas experiencias concretas.
Adicionalmente, as histórias estimulam o desenvolvimento de sentimentos saudáveis e ajudam as crianças e adolescentes a ultrapassar a ansiedade. As crianças e jovens criam um contexto para as suas experiencias do dia-a-dia, desenvolvem uma compreensão das situações sociais e imaginam-se a si próprias como indivíduos que conseguem ultrapassar as suas dificuldades e ganhar auto-confiança para lidar com uma diversidade de situações sociais. O seminário procura demonstrar como se podem utilizar histórias tradicionais para atingir estes objectivos, bem como criar histórias para necessidades específicas.

Preço:
Sócios ou formandos da APTCC 50 euros
Não sócios 69 euros
As inscrições podem ser efectuadas no secretariado da APTCC (tel. 213210100) e-mail: aptcc@cognitivas.org

domingo, junho 01, 2008

A alegria e a dor!

"A alegria ou euforia é o encontro festivo com o outro. É o prazer da inundação do ser no abraço libidinal.
E assim, definimos o investimento do objecto como um movimento da líbido para o outro, que, no seu percurso, investe o próprio.
O prazer vem portanto da actividade de estar com... Nasce do exercício da relação libidinal.
Por outras palavras: o investimento objectal acompanha-se de um investimento narcísico. É o estado amoroso.

A dor, a tristeza, é o deserto relacional. A ausência do outro para investir; o que reflexamente desinveste o próprio.
É a hemorragia da líbido através da ruptura da relação. Rompido o sistema relacional Self-objecto, o indivíduo sangra e sofre.
Perdido o objecto, não há apelo ao movimento libidinal. É então a queda da líbido, que, para não se esgotar na sangria da tristeza, abandona o Self e se refugia no Id (como a seiva das árvores, durante o Inverno: reflui para as raízes).
Para não cair na apatia, na impotência e no desespero, pela certeza da irreversibilidade da perda e a possibilidade da construção imaginária de um novo alvo. E, deste modo, sair do investimento nostálgico do objecto perdido.

A elaboração da perda faz-se, assim, pela mentalização do desprazer.
Fazer algo da dor: criar, pela invenção do imaginário, no espaço dolente da falta.
Sonhar... enquanto não se pode realizar.
Jamais desistir. Porque a "morte", essa, é "vazia; nem dor nem alegria".
Viver, apesar de... apesar da perda, apesar de tudo."


Parte de um texto de António Coimbra de Matos in "A Depressão"

quarta-feira, maio 28, 2008

Seminário sobre Psicologia em Portimão




Hoje, quarta-feira, vai-se realizar um seminário sobre psicologia intitulado: "Os múltiplos olhares da Psicologia"

A entrada é gratuita

Auditório da Biblioteca Municipal de Portimão





sábado, maio 24, 2008

Hoje: Congresso de Psicanálise

CONGRESSO DE PSICANÁLISE

"Rir é o melhor Remédio?"


24 e 25 MAIO 2008
AUDITÓRIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

INSCRIÇÕES ATÉ SÁBADO, 24 MAIO, NO SECRETARIADO



Hoje e amanhã, Sábado e Domingo, realizar-se, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, um Congresso de Psicanálise intitulado: "Rir é o Melhor Remédio?".

Será debatida a psicanálise e o senso de humor, numa perspectiva clínica mas também cultural.
Estarão presentes diversos profissionais, onde se incluem alguns dos mais conceituados psicanalistas. Destacam-se nomes como António Coimbra de Matos, Isabel Empis, Eduardo Sá e Carlos Amaral Dias que gravará no Auditório o programa de rádio da Antena 1 "Alma Nostra", onde participa semanalmente.

De referir a presença do Psiquiatra, José Luís Pio Abreu onde falará do seu livro, que criou polémica no meio científico, premiado internacionalmente, "Como Tornar-se Doente Mental".

Estarão, também, presentes dois elementos dos "Gato Fedorento", o Ricardo Araújo Pereira e o Miguel Góis, que irão falar do seu trabalho, de estratégias para a criação e a sua relação com a psicanálise e humor.

As inscrições poderão ser feitas, ainda, no sábado, dia 24, no secretariado.

segunda-feira, maio 19, 2008

O impacto da separação dos pais nos filhos menores


A Psicronos expandiu recentemente a sua actividade clínica e passou a incluir a especialidade psicologia infantil. No âmbito da Psicologia Infantil é frequente os pais e os técnicos questionarem-se sobre o impacto que a separação do casal gera nos filhos, principalmente quando são crianças.

Durante muito tempo foi veiculada a ideia de que os pais deveriam manter-se juntos, mesmo quando a relação conjugal está bastante degradada, em benefício dos filhos. A ideia de que separação dos pais é um acontecimento potencialmente muito traumatizante para a criança, levou muitos casais a perpetuarem a relação conjugal até à autonomia completa dos filhos ou pelo menos a adiarem a separação durante vários anos. Ainda há pouco tempo, uma colega contava-me que tinha esperado 7 anos para se separar do marido porque considerava que o filho era demasiado novo para sofrer as consequências da ruptura da relação parental. Durante esses 7 anos, ela e o marido sabiam que a relação estava terminada e que viviam um embuste apenas para garantir a estabilidade psicológica do filho.

Mais recentemente foi veiculada a ideia inversa, a de que é preferível para as crianças que os pais se separem do que sujeitá-las a discussões e agressões frequentes entre o casal.

Acho que neste, como em muitos outros casos, não existem receitas exactas nem correctas. Haverá situações em que a manutenção da relação conjugal mesmo que intensamente degradada é melhor e corresponde ao desejo mais profundo da criança. Noutras situações a separação abre espaço para uma relação mais saudável com cada um dos pais e a criança recupera um sentimento de bem-estar e felicidade que lhe era impossível enquanto os pais se mantinham juntos. Contudo, talvez possamos reflectir sobre algumas reacções possíveis.

A literatura e as investigações mais actuais são praticamente consensuais em afirmarem que a separação dos pais é habitualmente vivida com profundo desgosto e que a criança é obrigada perante a separação dos pais a se reorganizar internamente o que passa, muitas vezes, pela elaboração do luto num processo de colorido dominantemente depressivo.

Não pretendendo ser exaustiva, penso que é importante referir algumas particularidades do impacto da separação dos pais na criança:

A condição principal de uma separação bem-sucedida com impacto mínimo para a criança é a forma como os pais, cada um individualmente, consegue colocar o bem-estar da criança acima da sua relação de casal. O papel de pai e mãe deve continuar intacto, mesmo quando se dissolve o papel de marido e mulher.

Quando a criança é muito pequena (até mais ou menos aos três anos) o impacto da separação dos pais pode ser bastante baixo desde que ambos os pais se mantenham atentos e próximos da criança. Nestas idades a criança ainda não tem uma compreensão muito elaborada da relação entre o pai e a mãe e a sua satisfação depende fundamentalmente do bem-estar individual dos pais e da atenção e carinho que estes lhe oferecem. O grande risco nestas idades é que o pai que não ficou com a guarda do filho se afaste e não desenvolva um contacto estreito com o filho acompanhando-o com grande proximidade.

Entre os 3 e os 6/7 anos é, talvez, a idade mais complicada para a criança enfrentar a separação dos seus pais. A criança já interiorizou e aprendeu a aceitar e a lidar com a os pais (mesmo quando a relação entre os pais é má) e a separação é muitas vezes vivida como consequência da falta de amor de um dos pais por ele. A criança responsabiliza-se pela ruptura da relação e tem muita dificuldade em aceitar a saída e o afastamento de um dos pais. Sente-se abandonada, mal-amada e traída. Se os pais forem muito cuidadosos, falarem várias vezes com a criança, explicarem-lhe que não tem responsabilidade sobre o que está a acontecer, manterem os ritmos e os hábitos da criança e se ambos os pais se mostrarem satisfeitos com a decisão e tranquilos, as dificuldades da criança podem ser bastante amenizados.

A partir dos 7 anos até à adolescência as crianças já conseguem compreender melhor as motivações dos pais e responsabilizam-se menos pela separação; contudo vivem com muita tristeza a separação e muitas vezes acalentam para o resto da vida o desejo dos pais reatarem.

às portas do desejo: cadeados

quinta-feira, maio 15, 2008

Olhando-se




O espelho enche-se com a tua
imagem; e queria tirá-lo da tua
mão, e levá-lo comigo, para
que o teu rosto me acompanhe
onde quer que eu vá.

Mas sem ti, o espelho
fica vazio; e ao olhá-lo, vejo
apenas o lugar onde estiveste, e
os olhos que os meus olhos procuram
quando não sei onde estás.

Por que não fechas os olhos
para que o espelho te prenda, e
outros olhos te possam guardar,
para sempre, sem que tenham de olhar,
no espelho, o rosto que eu procuro?

Palavras de Nuno Júdice que retratam a saudade, os sentimentos vividos pela separação e a dificuldade que poderemos ter em manter a representação daquele que parte, ou numa outra perspectiva a procura do Eu.
Tema que a Psicologia aborda continuamente, e que aqui, na linguagem dos poetas surge de forma tão clara.

quarta-feira, maio 14, 2008

All The Invisible Children

Ontem, conheci este filme, integrado no CICLO DE CINEMA DE SAÚDE MENTAL – este ano sobre os Maus-Tratos na Infância.

São 7 curtas-metragens que retratam 7 histórias passadas em 7 cantos do mundo, em 7 realidades sociais totalmente diferentes, e que de forma esmagadora nos mostram várias formas de maus-tratos na infância.
Os maus tratos na infância podem de facto ser sobre a forma da violência física, pela privação, pelo abuso, ou por coisas tão mais subtis, como disse Teresa Goldsmith, pelo simples facto de não se ter existência dentro do outro, não se existir na cabeça de ninguém.

Faz-nos falta ver, para nos começarmos a mobilizar mais, a pensar mais, atender mais a estas realidades e ao seu impacto na saúde mental, mas não só.

Os comentários foram da pedopsiquiatra Teresa Goldsmith e do cineasta João Mário Grilo.

Para a semana (3ªfeira às 21h) há mais no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, sito no Antigo Solar da Nora, Estrada de Telheiras, 146, 1600-772 Lisboa.

segunda-feira, maio 12, 2008

Psicanálise e história



A Sociedade Portuguesa de Psicanálise vai realizar nos dias 16 e 17 de Maio o seu XXI colóquio. Este ano o tema do colóquio é Psicanálise e História.

Programa


Programa: Sexta-feira, 16 de Maio de 2008

08h30 Abertura do Secretariado
09h00 Sessão de Abertura:

Manuela Fleming
Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise
Luísa Branco Vicente
Presidente do Instituto de Psicanálise
João Barroso
Presidente do Concelho Cientifico Directivo da FPCE da UL
Maria da Conceição Almeida
Presidente da Comissão Organizadora

09h15 Conferência de Abertura:

A PSICANÁLISE e as CIÊNCIAS HUMANAS em PORTUGAL

Conferencistas:
Pedro Luzes

10h00 Conferência:

OS MITOS ORGANIZADORES do PENSAMENTO PSICANALÍTICO

Conferencistas:
Emílio Salgueiro
Comentário:
António Brachinha Vieira
Presidente:
Luísa Branco Vicente

11h00 Pausa

11h30 Mesa Temática:

O CONTO como ORGANIZADOR do PSIQUISMO: "CONTA-ME UMA HISTÓRIA..."

João Seabra Diniz
Ana Mourato
António Torrado
António Mendes Pedro
Moderador:
Teresa Sá

13h00 Almoço

14h30 Conferência:

O DIFÍCIL FLUXO de GERAÇÕES. MITO e PROGRESSO na CULTURA GREGA

Conferencistas:
Maria de Fátima Sousa e Silva
Comentário:
Deolinda Santos Costa
Presidente:
Maria Custódia Vinagre

16h30 Mesa Temática:

O ROMANCE na HISTÓRIA e a HISTÓRIA no ROMANCE

Miguel Serras Pereira
José Sobral
Miguel Real

Moderador:
Luísa Branco Vicente


Programa: Sábado, 17 de Maio de 2008

09h00 Conferência:

PSICANÁLISE e MÉTODO HISTÓRICO

Conferencistas:
Carlos Amaral Dias
Comentário:
Manuela Fleming
Presidente:
Rui Coelho

10h30 Pausa

11h00 Mesa Temática:

HISTÓRIA, PSICANÁLISE e EXPRESSÃO ARTÍSTICA

Cucha Carvalheiro
Maria do Carmo Sousa Lima
Ana Marques Gastão
Moderador:
Orlando Fialho

13h00 Almoço

14h30 Conferência:

"POR QUÊ TANTAS HISTÓRIAS". O LUGAR do FICCIONAL na AVENTURA HUMANA

Conferencistas:
João Maria Mendes
Comentário:
Rui Aragão
Presidente:
Maria da Conceição Almeida

16h00 Pausa

16h30 Mesa Temática:

VICISSITUDES NA CONSTRUÇÃO CLÍNICA DA NARRATIVA

Maria do Rosário Belo
Isabel Margarida Pereira
Maria Antónia Carreiras
Moderador:
Maria Fernanda Alexandre

18h00 Sessão de Encerramento

Veja mais detalhes no site da SPP

Livro

Um livro com páginas de vida a ser vivida.
Lê o livro que sempre lhe coube ler, vai lendo, vivendo, uma após a outra, outra após uma, lê, lê-se e revê-se.
De repente, sem o susto de um susto que se sente medo, de repente, sem medo – o que não se espera só se sente depois – as páginas em branco.
Não pode ser, tudo branco, como branco é o que vê antes que algo apareça. Branco de branca que é a parede que a luz fria da tarde ilumina, e nada acontece. Nada. Procura página a página, agora depressa, mais depressa, nada. O preto que define letras, e letras que definem percursos, nada.
Homens pegariam em toda a força do pensamento e pelo punho, escreveriam continuando o que se interrompeu, outros ousariam viver outra história.
Este, repete as páginas que sempre leu.
Fecha o livro que perde o sentido de livro, não sendo mais que um conjunto de folhas brancas, volta ao princípio. E conta, lê-se, reconta-se sempre pelas mesmas letras, palavras, frases, sentidos que de serem sempre o mesmo perdem o sentido de palavras, frases, de livro.

Conferência "Género e Somatização".

Realizar-se-á no próximo dia 21 de Maio, pelas 21h30, no Anfiteatro 52 do edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina de Lisboa (Hospital deSanta Maria) uma conferência subordinada ao tema "Género e Somatização" proferida pelo Professor Dr. João Alberto Carvalho* e que será comentada pela Professora Dra. Luísa Branco Vicente (Presidente do Instituto de Psicanálise) e pelo Dr. José António Barata (Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicossomática). A iniciativa cabe à Faculdade de Medicina de Lisboa e ao Instituto de Psicanálise; a entrada é livre.
Programa
1. Introdução - Pressupostos: Breves considerações sobre a questão mente/corpo; O sujeito e a linguagem; O sintoma é uma linguagem? O diagnóstico(s) - Possibilidades e cuidados (um diálogo entre a psicanálise e a medicina).
2. O corpo e a psicanálise/O corpo e a cultura.
3. Conversão, somatização e psicossomática - Uma trajectória conceptual; a metapsicologia freudiana e as abordagens na medicina.
4. Dados referentes à prevalência e à incidência de doenças podem-nos apontar caminhos. Dados sobre mulheres e homens.
5. A noção de género. Género e sexualidade.
6. A retomada metapsicológica: a questão feminina e a questão masculina. Diferenças? Os “ideais” e os papeis sociais. As doenças.
7. A somatização e a prática médica - Importância, definições,classificações diagnósticas. A relação com a noção de género.
8. A somatização e a psicanálise. Psicanálise e hospital geral. Condições que podem interferir no curso dos sintomas.
9. Sintomas actuais e o corpo. Retomar a condição feminina.
10. Conclusão.
*Médico Psiquiatra; Psicanalista; Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria; Professor Adjunto do Departamento de Neuropsiquiatria da Universidade Federal de Pernambuco; Doutor em Medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Preceptor da Residência Médica de Psiquiatria da Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Antropologia Cultural – Universidade Federal de PE, Curso deEspecialização – Universidade de Londres; Ex-conselheiro do ConselhoRegional de Medicina de Pernambuco.

sábado, maio 10, 2008

Seminário "Teoria das Transformações - impacto do conceito de Transformação na Clínica Psicoterapêutica e Psicanalítica"



Nos próximos dias 31 de Maio e 1 de Junho realizar-se-á no Auditório do Centro Cultural Casapiano, na Av. Dos Jerónimos, 7A, em Lisboa, o Seminário subordinado à temática "Teoria das Transformações - impacto do conceito de Transformação na Clínica Psicoterapêutica e Psicanalítica - Parte II", ministrado pelo Professor Doutor Carlos Amaral Dias.
Para qualquer esclarecimento contacte Célia Guilherme ou Fernanda Gil na CLINIPINEL pelo telefone 21 330 48 51 ou pelo endereço electrónico clinipinel@mail.telepac.pt .
Wilfred Ruprecht Bion

sexta-feira, maio 09, 2008

Ciclo de Cinema de Saúde Mental - Maus-Tratos na Infância


O Departamento de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e com a Associação das Mulheres contra a Violência, organiza o CICLO DE CINEMA DE SAÚDE MENTAL – Maus-Tratos na Infância.

Este tem como principal objectivo a promoção de debate sobre as questões da Saúde Mental e dos Maus-Tratos na Infância, fomentando a interacção e o cruzamento das perspectivas da Saúde Mental e do Cinema.

A entrada será livre e a exibição dos filmes realiza-se no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, sito no Antigo Solar da Nora, Estrada de Telheiras, 146, 1600-772 Lisboa.



PROGRAMA


Dia 13 de Maio de 2008 – 21h00 – "Crianças Invisíveis" de Mehdu Charef, Emir Kusturica, Spike Lee, Kátia Lund, Jordan Scott e Ridley Scott, Stefano Veneruso, John Woo;

Comentários:
Teresa Goldsmith
João Mário Grilo



Dia 20 de Maio de 2008 – 21h00 – "Os Coristas" de Christophe Barratier

Comentários:
Daniel Sampaio
Ana Paula Torres Carvalho



Dia 27 de Maio de 2008 – 21h00 – "Má Educação" de Pedro Almodóvar

Comentários:
João Seabra Diniz
Mário Augusto



O primeiro filme, dia 13 de Maio, próxima Terça-Feira, às 21h00.

Sinopse:
«Crianças Invisíveis», é uma colectânea de sete curtas-metragens, dirigida por cineastas de prestígio internacional, que narram, através da sua perspectiva pessoal, histórias únicas sobre as condições de vida das crianças na região do mundo de que são originários.
«Tanza», de Mehdu Charef, com Adama Bila e Elysee Rouamba, retira o seu nome do herói do filme, um rapaz de 12 anos que se alista num exército de lutadores pela liberdade;
«Blue Gypsy», de Emir Kusturica, com Uros Milovanović e Dragan Zurovac, conta a história de um jovem cigano prestes a sair de um reformatório;
«Jesus Children of America», de Spike Lee, com Hannah Hodson, Rosie Perez e Andre Royo, conta a luta de uma adolescente de Brooklyn que descobre ser a filha seropositiva de um casal de toxicodependentes;
«Bilu & João», de Kátia Lund, com Vera Fernandes e Francisco Anawake de Freitas, retrata um dia na vida de duas crianças com espírito de iniciativa, nas ruas de São Paulo;
«Jonathan», co-dirigido por Jordan Scott e Ridley Scott a partir de um argumento do primeiro, com David Thewlis, Kelly MacDonald e Jack Thompson, descreve a vida de um repórter fotográfico, cuja desesperada necessidade de escapar ao seu tormento pessoal o permite regressar à sua infância;
«Ciro», de Stefano Veneruso, com Daniele Vicorito e Emanuele Vicorito, é a história de um jovem a viver entre o crime e as brincadeiras próprias da sua idade, nos bairros pobres de Nápoles;
«Song Song & Little Cat», de John Woo, com Zicun Zhao, Ruyi Qi e Bin Wang, segue o laço muito especial entre um órfão sem dinheiro e uma jovem rica mas perturbada.

Filme feito para beneficiar a UNICEF e o Programa Mundial de Alimentação, tem como tema a vivência das crianças desde o Burkina Faso à Cina, desde as favelas do Brasil a Brooklyn nos Estados Unidos, passando pela Europa. Os realizadores doaram o seu trabalho e tiveram total liberdade artística.
A canção dos créditos finais, "Teach me again", é interpretada por Elisa e Tina Turner.



Para eventuais esclarecimentos contactar Equipa da Saúde/ Saúde Mental através dos números de telefone: 213944410/11/17.

quinta-feira, maio 08, 2008

CAFÉ PHILO

DIA 13 de MAIO 2008 às 21H00
Na Cafetaria do INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS
TEMA: O IMPENSÁVEL / L’IMPENSABLE

Debate em francês e português animado por

Jean-Yves Mercury
Dominique Mortiaux
Nuno Nabais


O próximo « café-philo » terá lugar a 13 de MAIO de 2008 às 21 horas na cafetaria do Instituto Franco-Português.
Tema: O Impensável.

Domique Mortiaux , Jean-Yves Mercury e Nuno Nabais animam o debate e provocam a reflexão.

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Parece extremamente interessante e enriquecedor outras perpespectivas para pensar o Impensável que paradoxalmente somos levados a Pensar.

Humor

Se por um lado, o humor pode ser um dos medidores do bem estar psicológico, o mau humor, pode ser, só por si, um gerador de mau estar a este nível.

Encontrei um artigo no sapo, que descreve de forma muito simples, as implicações do "mau-humor" no trabalho, e até dá algumas sugestões mais comportamentais que achei engraçadas para partilhar.

O mau humor é uma das piores pragas no local de trabalho. Além de ser altamente contagioso e contaminar com facilidade quase todos os que com ele contactam, pode chegar a ter efeitos devastadores na produtividade de uma equipa. Uma discussão familiar, as horas passadas no trânsito ou mesmo uma preocupação no trabalho, podem deixar qualquer um de “candeias às avessas”, mas são situações pontuais, passageiras, que acabam por se resolver com o tempo e alguma paciência. Mas o que fazer para aqueles casos em que o mau humor se torna persistente?

Como evitar tornar-se naquele tipo de pessoa que, em todo o lado e a todo o momento, está de mal com o mundo e tudo mais o que o rodeia? Deixamos-lhe algumas recomendações essenciais, para não se tornar um “mal-humorado” crónico.

- Deixe de ser do contra! Em vez de estar constantemente a pôr em questão cada situação da vida e as atitudes de quem o rodeia, procure ser mais tolerante. Uma empresa precisa de colaboradores com energia, envolvidos com o grupo e motivados, e não de alguém que constantemente entra em conflitos… Tem a certeza que quer tornar o ambiente de trabalho ainda mais pesado do que a própria rotina?

- Comprometa-se. Faça um acordo consigo próprio de não se deixar aborrecer com nada durante duas horas. Vencida a primeira etapa, vá renovando esse acordo regularmente. Verá que é cada vez mais fácil manter-se um pouco alheio às pequenas tricas do dia-a-dia.

- Ponha o perfeccionismo de lado. Se é daqueles que procura sempre a perfeição em tudo o que faz fique a saber que esse é um passo certo para a frustração e um bloqueio à boa disposição. Assuma que é suficiente fazer um bom trabalho e cumprir os seus objectivos, mesmo quando não atinge a tal perfeição que ambiciona.

- Espalhe simpatia. Não custa nada sorrir e saber retribuir um cumprimento com simpatia. Verá que a boa disposição é, também ela, contagiosa e uma eficaz arma contra a irritação e intolerância.

- Controle-se. Descarregar a raiva nos seus colegas ou passar um dia inteiro de “cara feia” para o mundo não vai ajudá-lo a resolver seus problemas. Aprenda a controlar as suas emoções.

- Abrande o ritmo. Muitas vezes, o facto de permanecer muitas horas na empresa e dar resposta às constantes solicitações diárias são factores suficientes para quebrar a sua boa disposição. É preciso saber desacelerar um pouco e aligeirar a tensão habitual.

- Racionalize. Perca alguns minutos a pensar se haverá mesmo motivos válidos para o seu mau humor… Na maior parte dos casos, pôr as coisas numa outra perspectiva é suficiente para eliminar parte dos problemas e sentir-se muito menos amargurado.

Notícia retirada
daqui

"Dos 13 aos 17...Que Psicopatologias? Que Respostas?"

Para quem tiver possibilidade de se deslocar a Coimbra, aqui fica a sugestão: XIII Colóquio da Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria. É já no dia 16 de Maio e, garanto, não se arrependerão de ir de propósito à bonita cidade de Coimbra.

quarta-feira, maio 07, 2008

Vícios Online

Conferências Falar Global

8 de Maio às 18h30m

Protegidos pelo anonimato da tela de um computador, os adeptos do jogo online entram numa espiral de centenas de emoções virtuais que podem fazer perder milhões de forma bem real.

O perfil e padrão do jogador compulsivo começa por um mero passatempo mas, rapidamente, transforma-se numa obsessão.

O vício do jogo online afecta cada vez mais pessoas em todo o mundo e, em Portugal, já ronda os cem mil, declarando-se como uma verdadeira doença social, problema grave para o qual só agora os especialistas começam a estar alertados.

Que motivações levam a jogar de forma frenética a qualquer hora do dia ou da noite? Que consequências profissionais e familiares podem acarretar estes comportamentos?

Estas são apenas algumas das questões que, entre muitos outros convidados, o psicólogo Pedro Hubert; o médico João Goulão e o psiquiatra João Hipólito analisarão em mais um debate “Falar Global”, moderado por Reginaldo Rodrigues de Almeida.


Fundação Portuguesa das Comunicações - Átrio da Casa do Futuro Inclusiva

Entrada gratuita - Confirme a sua presença através de info@fpc.pt

terça-feira, maio 06, 2008

segunda-feira, maio 05, 2008

O Inadaptado


Este filme com Nicolas Cage, retrata um guionista de Hollywood com sérias dificuldades ao nível social. Genial na sua essência Charlie Kaufman (Nicolas Cage) demonstra como uma torrente de pensamentos automáticos pode levar alguém a tornar-se cada vez mais inadaptado ao meio social.

O desenrolar do filme leva a um final dramático em que o seu irmão gémeo Donald Kaufman morre pouco depois de lhe revelar o modo como ele encara a vida “O amor que temos pelos outros não pode ser estragado ao não ser correspondido!”. Uma versão romântica do “Não são os acontecimentos que nos perturbam, é o modo como os interpretamos que nos perturba!” tão nosso conhecido da Terapia Cognitiva.

Deixo de seguida a sinopse do filme que recomendo vivamente.

“O realizador Spike Jonze oferece-nos uma comédia de uma originalidade espantosa que mistura de forma indistinta situações e personagens de ficção com as pessoas reais: o obsessivo caçador de orquídeas, John Laroche (Chris Cooper), a jornalista e autora do livro, Susan Orlean (Meryl Streep), o autor de argumento de cinema, Charlie Kaufman (Nicolas Cage) e o seu irmão gémeo Donald Kaufman (também interpretado por Cage). À medida que Charlie tenta adaptar para o cinema a obra de maior sucesso de Orlean "O Ladrão de Orquídeas" este decide inserir-se no argumento do próprio filme. As várias histórias colidem umas com as outras num filme de uma imaginação fantástica.
"Inadaptado", o filme mais falado do ano, é simultaneamente um drama hilariante e uma comédia comovente.”

domingo, abril 13, 2008

XIII Jornadas do Centro de Estudos de Psicanálise


Vão realizar-se no dia 31 de Maio as XIII Jornadas do Centro de Estudos de Psicanálise com o tema DO LIVRO AO DIVÃ

De acordo com o programa podemos assistir a intervenções de:

JOSÉ MARTINHO
PEDRO LUZES
MARIA FERNANDA ALEXANDRE
VASCO SANTOS
FILIPE PEREIRINHA
SELMA CALASANS

O preço também é muito convidativo:

10€ Estudantes
20€ Profissionais

Para mais informações envie email para acfportugal@hotmail.com

quinta-feira, abril 03, 2008

O que é a Reacção Terapêutica Negativa (RTN) e quais são as suas possíveis causas?

David Zimerman (psicanalista) esclarece que a expressão é originalmente de Freud (1923) e segundo este há pessoas que tem um comportamento peculiar no decurso do tratamento psicanalítico. Quando o analista/psicoterapeuta lhes dá esperanças e se mostra satisfeito com a evolução do tratamento psicanalítico, estas mostram-se descontentes e pioram acentuadamente. Observa-se, com efeito, que estas pessoas reagem em sentido inverso aos progressos da cura. É a chamada RTN. Para estes pacientes há indubitavelmente algo que se opõe à cura, a qual é considerada por estes um perigo, pois neles predomina a necessidade de estarem doentes, e não a vontade de se curarem. Em relação às possíveis causas por detrás da RTN podem-se apontar as seguintes: 1. Uma espécie de “masoquismo moral” (termo de Freud) que decorre de sentimentos de culpa com uma necessidade subjacente de punição. 2. Uma maneira de evitar imergir mais profundamente em sentimentos depressivos. 3. Uma forma de inveja em relação ao analista/psicoterapeuta que foi capaz de ajuda-los. 4. A presença duma certa "organização patológica” dentro do ego do paciente que o proíbe de fazer mudanças, sob a ameaça e a acusação de que ele está a desrespeitar/violar os valores da sua família primitiva e abandonando assim, com ingratidão, determinados papeis que lhe foram designados, aos quais era suposto ele manter uma eterna fidelidade e gratidão.

sexta-feira, março 28, 2008

Homem grávido - que id(en)tidade?

Através do blog de uma amiga tomei conhecimento desta notícia.

Homem grávidoTransexual masculino, no quinto mês de gravidez, dará à luz uma menina este Verão.
Thomas Beatie, um transexual casado, dará à luz uma menina no Verão depois de várias tentativas para engravidar e após ter sido rejeitado pela sociedade e a sua família.


Depois de ler fiquei confusa quanto a uma série de coisas acerca deste casal - mas o que me despertou maior inquietação foi pensar: que impacto terá esta confusão na vida e desenvolvimento de uma criança???

sábado, março 22, 2008

5º Simpósio - PSICOTERAPIA EXISTENCIAL



5º Simpósio - PSICOTERAPIA EXISTENCIAL
Lisboa, ISPA, 21 de Junho de 2008

Em colaboração com
Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial (SPPE)

PROGRAMA

9h00 – ABERTURA
Psicoterapia, existência e espiritualidade / Vítor Amorim Rodrigues, Psiquiatra, ISPA / SPPE

9h30 – PSICOPATOLOGIA I
Medard Boss e a psicopatologia
Ana Coelho, Psicóloga, Mestranda de Psicoterapia Existencial, ISPA
Viktor Frankl e a psicopatologia
Catarina Rebelo, Lic em Filosofia, Mestranda de Psicoterapia Existencial, ISPA
I. Yalom e a psicopatologia
Gabriel Henriques, Mestrando de Psicoterapia Existencial, ISPA

10h30 Intervalo

10h40 – PSICOPATOLOGIA II
K. Jaspers e a psicopatologia
Joana Lemos, Psicóloga, Mestranda de Psicoterapia Existencial, ISPA
R. Laing e a psicopatologia
Teresa Bramão, Lic. em Filosofia, Mestranda de Psicoterapia Existencial, ISPA
Kirk Schneider e a psicopatologia
Teresa Marta, Directora Geral Vector21, Mestranda em Psicoterapia Existencial, ISPA

12h00 - CONFERÊNCIA DO CENTENÁRIO DO PROF. BARAHONA FERNANDES
Barahona Fernandes e a psicopatologia / Guilherme Ferreira, Psiquiatra e grupanalista, ISPA

14h00 - CONFERÊNCIA
Interpretação e existência / Paula Ponce de Leão, Professora de filosofia no ISPA / SPPE

15h45 - PSICOTERAPIA
Psicoterapia existencial: Apresentação de caso clínico
Daniel Sousa, Psicólogo e psicoterapeuta, ISPA / SPPE
Formação de um psicoterapeuta existencial
Edgar Correia, Psicólogo e psicoterapeuta, Hospital Garcia de Orta / SPPE

16h20 Intervalo

16h30 - ENCERRAMENTO
Psicoterapia existencialista sartreana / José A. Carvalho Teixeira, Psiquiatra, ISPA/SPPE



INSCRIÇÕES LIMITADAS

Psicólogos, Psicoterapeutas, Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais
Estudantes de qualquer ano dos respectivos cursos


Profissionais – 30 euros
Estudantes – 20 euros
Sócios da SPPE – 20 euros

Psicodrama na Terapia Individual - Prof. José Fonseca


Prof. Dr. José Fonseca, uma das figuras com mais renome internacional na área do psicodrama volta a Portugal como fecho do seu ciclo de formação habitual em vários países da Europa. Médico Psiquiatra brasileiro, psicodramatista, com uma vasta experiência na prática e no ensino do psicodrama. Fundador da Federação Brasileira de Psicodrama, que reúne todas as instituições que dão formação de psicodrama no Brasil. Escreveu vários livros, entre os quais "Psicoterapia da Relação. Elementos do Psicodrama Contemporâneo" e o "Psicodrama da Loucura".

DESTINATÁRIOS
Psicólogos, psiquiatras, psicoterapeutas, psicodramatistas, ditatas e/ou supervisores em psicodrama e estudantes.

SUPERVISÃO EM PSICODRAMA | 16 de MAIO
Será supervisionado por Prof. José Fonseca um grupo de directores ou estudantes avançados de psicodrama para discutirem dúvidas e diferentes formas de trabalhar com este método. Será dada a oportunidade de um debate relativo à forma de dirigir, ensinar e supervisionar psicodrama. Sugere-se que se tragam casos clínicos concretos para serem discutidos e supervisionados.

WORKSHOP PSICODRAMA NA TERAPIA INDIVIDUAL | 17 de MAIO
O método do "Psicodrama Bipessoal" evidencia de forma muito clara as reais vantagens da integração corpo - mente - emoções no processo de desenvolvimento pessoal e relacional.
Torna-se claro como este método aprofunda a eficácia da avaliação e da intervenção fazendo uso apropriado da própria relação terapêutica, acrescentando à terapia verbal a componente emocional e corporal que culminam num insight alargado e na possibilidade final para a resolução dos problemas inter e intrapessoais.
Neste workshop serão demonstradas as principais técnicas de psicodrama que se utilizam no contexto da psicoterapia individual. Serão representadas situações das vivências relacionais mais significativas dos participantes, recorrendo a técnicas como a troca de papéis, o espelho, o solilóquio, o duplo psicodrama interno, videotape, entre outras.
Este especialista demonstra o psicodrama, com toda a sua excelência técnica e artística, combinando sensibilidade intuitiva e rigor metodológico

ORGANIZAÇÃO
Manuela Maciel - Psicóloga, Psicoterapeuta, Psicodramatista, Chairperson da Secção de Psicodrama da Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo. É membro da Comissão de Ensino e Sócio-Didata da Sociedade Portuguesa de Psicodrama.
Sociedade Portuguesa de Psicodrama - Será entregue certificado de creditação de horas de formação da SPP.


HORÁRIO E LOCAL
DIA 16, Sexta-feira, 13h-19h
DIA 17, Sábado, 9h-13h 14h-19h
HOTEL RIVIERA - CARCAVELOS

PREÇÁRIO
Supervisão (16 Maio) - 60 euros (Estudantes e sócios SPP) | 80 euros (Profissionais)
Workshop (17 Maio) - 80 euros (Estudantes e sócios SPP) | 100 euros (Profissionais)
Supervisão e workshop (16 e 17 Maio) - 120 euros (Estudantes e sócios SPP) | 150 euros (Profissionais)

INSCRIÇÃO
Para se inscrever, envie email com os seus dados pessoais, dias de inscrição para innerfuel@gmail.com. E faça a transferência do valor da sua inscrição:
NIB 0033 0000 45284391122 05 (Guarde comprovativo)

MAIS INFORMAÇÕES
WEB: http://fonseca2008.blogspot.com
EMAIL: innerfuel@gmail.com
TEL: 96 010 34 59

Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21



Visite o site da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21

sexta-feira, março 14, 2008

Poema de Stevie Smith

Este era um dos poemas preferidos do Ted Hugues, que talvez conheçam por ter sido casado com a Sylvia Plath (ele era também um óptimo poeta). É acerca de alguém que está ao longe, no mar, a fazer movimentos com os braços, como se acenasse.Contém uma metáfora terrível: I was much too far out all my life
And not waving but drowning.
Gostava de ter encontrado uma foto adequada, mas não consegui.
Bem, chama-se:
Not Waving But Drowning

Nobody heard him, the dead man,
But still he lay moaning:
I was much further out than you thought
And not waving but drowning.

Poor chap, he always loved larking
And now he's dead
It must have been too cold for him his heart gave way,
They said.

Oh, no no no, it was too cold always
(Still the dead one lay moaning)
I was much too far out all my life
And not waving but drowning.

terça-feira, março 11, 2008

Sonho em Psicodrama - Workshop


A Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalitico de Grupo (SPPPG) vai realizar um Workshop "Sonho em Psicodrama" em Coimbra, no Instituto Superior Miguel Torga, no dia 29 de Março de 2008.

O preço de inscrição é de €30 e poderá solicitar mais informações pelo 239 483 055 ou enviando um email para cristinafernandes@ismt.pt.

O número de inscrições é limitado pelo que serão consideradas as inscrições por ordem de chegada de pagamento. As inscrições que sejam efectuadas para além do limite serão de imediato reeembolsadas na totalidade.

segunda-feira, março 10, 2008

Ilustrações




Muitas vezes as imagens conseguem exprimir melhor ideias complexas do que as palavras.

Vejam o blog Ilustração sem importância - ProjectoEgoxis em http://projectoegoxis.blogspot.com/

domingo, março 09, 2008

Pode um tratamento psicanalítico melhorar a vida sexual dum paciente?



Segundo o psicanalista David Zimerman é importante esclarecer que actualmente um tratamento pelo método psicanalítico não se centra directamente na resolução de detereminado sintoma, como uma modalidade de disfunção sexual, tal como era empregue na época de Freud. É de uma forma indirecta, através da análise dos bloqueios, de conflitos emocionais e de antigas fixações inibidoras, com repercussões orgânicas (entre elas perturbações da líbido, da ereção, da potência, anorgasmia, etc) ou seja considerando a pessoa do paciente como um todo e não se limitando unicamente aos sintomas isolados que o psicoterapeuta/psicanalista vai intervir e ajudar o paciente na resolução das suas dificuldades sexuais.

"Lovers", black crayon (1908)
by Gustave Klimt