segunda-feira, abril 30, 2012

OS ATAQUES DE PÂNICO

Os ataques de pânico caracterizam-se por um medo muito intenso. Os pensamentos mais comuns durante o ataque são perda de controlo físico e/ou emocional, medo de desmaiar, enlouquecer e mesmo de ter um ataque cardiaco ou morrer. Estes surgem habitualmente acompanhados de sensações físicas, tais como batimento cardiaco acelarado, tonturas, falta de ar, dores no peito, dormência/formigueiro, transpiração, agitação e náuseas.


Na maioria dos casos o ataque de pânico atinge um pico dentro de poucos minutos, diminuindo depois gradualmente. Porém, pode levar algum tempo até voltar ao estado emocional normal. A primeira coisa a fazer é despistar causas com origem na saúde fisica, pelo sim pelo não. Se o resultado for que está tudo bem com a sua saúde, a razão é mesmo emocional e é isso que deve começar a tratar, procurando ajuda por parte de um psicólogo. Uma das abordagens com bons resultados em poucas sessões é o EMDR, abordagem sobre a qual pode ler mais na página da PSICRONOS.

Enquanto não obtém ajuda especializada pode tentar tranquilizar-se um pouco com a ideia de que a ansiedade que sente é desproporcional face ao perigo existente. Um ataque de pânico não pode causar insuficiência cardíaca ou um ataque cardíaco, não pode fazer você parar de respirar, desmaiar ou “enlouquecer”. O que não deve fazer é tentar distrair-se ou fingir que não está a sentir ansiedade porque muitas vezes é esse facto que aumenta a ansiedade, nem passar a evitar as suas atividades habituais pois isso vai fazer com que se tornem num problema ainda maior a longo prazo. Evite também auto-medicar-se, alguns medicamentos para a ansiedade podem criar dependência. Não receie procurar ajuda, ter um ataque de pânico não significa que seja fraco ou que tenha falhado, é apenas um sintoma que algo dentro de si não está bem e está a pedir-lhe ajuda.

domingo, abril 29, 2012

A NEBULA TARÂNTULA

Imagem, colorida, da nebula Tarântula, assim chamada por causa daquilo que parecem ser umas pernas de aranha.
Tanto mundo para além do nosso. E identificamos noutras formas as que nos são familiares e fazem parte do nosso mundo. Melanie Klein dizia que o bébé começa a ter uma ideia da geografia do seu mundo através do corpo da mãe.

(photo:NASA)

SOBRE O CASAMENTO

Um pequeno, interessante e provocante artigo sobre as origens do casamento. A autora é professora de sociologia.

http://bigthink.com/ideas/the-origin-of-marriage-and-the-evolution-of-divorce?utm_source=Big+Think+Weekly+Newsletter+Subscribers&utm_campaign=cd0bfeda32-You_Are_Not_Your_Brain4_27_2012&utm_medium=email

POR QUE PERDEMOS A CRIATIVIDADE?

Picasso dizia que toda a criança é um artista. Este artigo da BigThink explora a questão da perda da criatividade à medida que crescemos: perdemos a capacidade de brincar e de sonhar acordados.


http://bigthink.com/ideas/killing-creativity-why-kids-draw-pictures-of-monsters-and-adults-dont?page=2

sexta-feira, abril 27, 2012

Homofobia ou auto-fobia? - A importância do Inconsciente


Porque é que podemos ser mais intolerantes face a determinadas ideias ou pessoas?
De onde vem o potencial extremista que existe em cada um de nós?

O especialista Richard Ryan explica como a noção de inconsciente e consciente pode ajudar a compreender certas tendências e atitudes mais "viscerais" e radicais em relação aos outros, mais especificamente, em relação a sentimentos homofóbicos. A noção do "outro" dentro do "eu" ilustra a noção de inconsciente e permite compreender melhor as razões que levam as pessoas a se melindrarem e importarem tanto com comportamentos alheios.

terça-feira, abril 24, 2012

"AH, MAS É MUITO SIMPLES... É SÓ TER TINTA E FAZER FESTINHAS NO PAPEL COM O PINCEL!"


Fico apreensiva sempre que uma criança me diz que não sabe o que fazer com um pincel e uma caixa de aguarelas. É suposto as crianças terem uma capacidade quase inata para experimentar, fantasiar, brincar. Quando não o fazem, ecoa o ruído de um vazio interior, de uma prisão afetiva.

“Ah, mas é muito simples. Olha, tu arranjas um pincel, e depois é só ter tinta e fazer festinhas no papel com o pincel”

Estas são palavras de um menino que tentava ensinar a mãe a pintar, depois desta lhe dizer que não sabia pintar tão bem como ele. João dos Santos via nesta descrição espontânea, o reflexo do afeto, das festinhas que esta criança recebera em bebé. Afinal, fazer festinhas implica a consciência de um corpo, de onde começa e acaba o eu e o outro, que se adquire no contacto com os outros e com o próprio, ou seja, na relação. Através da sua espontaneidade, “tudo o que aparece é sensibilidade, é sentimento, é tudo o que há de menos intelectual e de mais expressivo, de mais sentimental”, defendia este psicanalista de referência em Portugal. Preocupa-me, portanto, que mesmo antes de iniciar o percurso escolar a criança já tenha perdido, ou nem chegado a desenvolver, esta espontaneidade.

As primeiras crianças que me disseram que não sabiam o que fazer com as tintas eram de famílias muito pobres e muito disfuncionais, que pouco mais sabiam fazer para além de destruir. Os seus olhos brilhavam quando juntos descobríamos o que podíamos afinal construir e unir. Seria o não saber brincar a consequência das carências económicas? Não. Há crianças não tão pobres que igualmente paralisam perante uma caixa de brinquedos ou uns frascos de tinta. A pobreza do brincar será, afinal, afetiva. Mas também aqui se vê a transformação quando repito as palavras daquele menino. “Vês? É só fazermos festinhas com o pincel”. E quando a criança se espanta com a gota de tinta que lhe cai na mão, “não faz mal, limpamos e fazemos festinhas nas nossas mãos e agora deixamos os pincéis e fazemos festas no papel com as mãos!”. E a inibição e o medo parecem dar lugar a um sorriso que espelha a esperança do afeto, das festinhas no coração.

É através da fantasia e da espontaneidade que a criança melhor se expressa, daí a importância do brincar e das expressões em psicoterapia infantil. Poder pintar o céu de verde e fazer de um livro um castelo, sonhar, imaginar, sentir… sem medo de estar certo ou errado.

A ausência da expressão na criança (brincar, pintar, saltar, rir, chorar) não constitui “apenas” uma problemática infantil.  Pergunto-me que adulto virá a ser esta criança que não sabe fazer o que de mais natural e genuíno existe? Afinal, como aprender a dar e a receber festinhas quando se tem uma infância tão vazia?

Felizmente, algumas destas crianças chegam-nos pela mão de pais preocupados com sinais que os filhos vão dando de uma ou outra forma. Pais e mães muitas vezes também vazios de afetos e que precisam de ajuda na reconstrução de uma relação saudável, na leitura e tradução das mensagens da criança, na construção de uma pele forte, mas permeável ao afeto.

segunda-feira, abril 23, 2012

Saúde, vida mental e psicoterapia


De acordo com  o U.S. Substance Abuse and Mental Health Services Administration  os adultos que tiveram algum tipo de doença mental no ano anterior tiveram maior probabilidade de ter hipertensão, asma, diabetes, doença cardíaca e AVC. 

Com a mente doente e incapaz de pensar o corpo assume o comando, dando voz a esse mal estar mas ficando assim exposto a um infindável numero de doenças.

Cuidar da nossa mente é pois essencial para ter uma vida saudável a todos os níveis. Fazer psicoterapia pode ser a solução, na medida em que permite ultrapassar situações traumáticas, perdas dolorosas, conflitos que bloqueiam a capacidade de ser. 



sábado, abril 21, 2012

sexta-feira, abril 20, 2012

A actual educação estraga as crianças - Eduardo Sá



Foi assim que iniciou a sua palestra no Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, uma iniciativa promovida em colaboração por aquela instituição e pelo Centro de Formação Ria Formosa sobre o "Envolvimento Parental na Escola". 

Perante um auditório com cerca de 280 pessoas, o conferencista afirmou que "a estrutura tecnocrática, em que se transformou a educação, faz mal" e criticou o "furor da formação técnica e científica" que levou ao esquecimento de que "o melhor do mundo não é a escola mas as pessoas e, em particular, as relações familiares". "Estamos a criar uma mole de licenciados e de mestres aos 23 anos que esperamos que sejam ídolos antes dos 30 e o fundamental não é isso", lastimou, lembrando que "estamos a exigir aos nossos filhos que sejam iguais a nós: que ponham o trabalho à frente de tudo o resto", esquecendo-nos de brincar com eles. 

O conferencista considerou que "criámos uma ideia absurda de desenvolvimento" e lembrou que "a vida não acaba aos 17 anos com a entrada no ensino superior". "Só os alunos que tiveram pelo menos uma negativa no seu percurso educativo é que deviam entrar no ensino superior porque estamos a criar uma geração de pessoas imunodeprimidas", defendeu, sustentando que "errar é aprender". 

Eduardo Sá defendeu que as "educações tecnológicas" possam dar lugar à "educação para o amor" como "a questão mais importante das nossas vidas". "Acho fundamental que tenhamos a coragem, a ousadia e a verticalidade de dizer que a maior parte das pessoas se sente mal-amada e acho fundamental explicar aos nossos filhos que é mentira que acertemos no amor à primeira e que é notável aquilo que se passa dentro do nosso coração", afirmou. 

Neste sentido afirmou que "devia ser proibido dizermos aos nossos filhos que se deve casar para sempre". "Sempre que namoramos mais um bocadinho, casamo-nos mais um pouco e sempre que deixamos de namorar, divorciamo-nos em suaves prestações", concretizou a provocação, considerando o casamento tão sagrado como frágil. "É uma experiência sagrada porque duas pessoas que decidem comungar-se é uma experiência tão preciosa que é sagrada, mas é frágil porque, às vezes, os pais estão tão preocupados com a educação dos filhos que se esquecem de namorar todos os dias", lamentou, lembrando que "pais mal-amados tornam-se piores pais". "É fundamental que a relação amorosa dos pais esteja em primeiro lugar, antes da relação dos pais com as crianças", sustentou. 

Eduardo Sá defendeu que "as crianças devem sair o mais tarde possível de casa" e jardins de infância "tendencialmente gratuitos para todos". 

Eduardo Sá disse ainda não achar que "mais escola seja melhor escola", criticando os blocos de aulas de 90 minutos porque aulas expositivas daquela duração são "amigas dos défices de atenção". "Acho um escândalo que as crianças comecem a trabalhar às 8h, terminem às 20h e que tenham, entre blocos de 90 minutos, 10 minutos de intervalo. Quanto mais as crianças puderem brincar, mais sucesso escolar têm", defendeu, acrescentando que "os pais estão autorizados a ser vaidosos com os filhos mas proibidos de querer a criar jovens tecnocratas de fraldas". "Devia ser proibido que as crianças saíssem do jardim de infância a saber ler e escrever", advertiu. 

A terminar, defendeu ser possível "ter sucesso escolar" e "gostar da escola". "Tenho esperança que um dia as crianças queiram fugir para a escola", concluiu.

COACHING E PSICOTERAPIA

O coaching e as psicoterapias de varias tendências têm em comum a característica de se enquadrarem na relação de ajuda.
No entanto, existem diferenças, maiores ou menores conforme o tipo de coaching e o modelo psicoterapêutico.
O objectivo do coaching é também o desenvolvimento pessoal do cliente, mas com um foco num objectivo determinado. O coaching centra-se nas soluções e nos resultados (observáveis), as psicoterapias mais na problemática do paciente e na mudança interna.
O coach faz essencialmente perguntas com vista a aumentar a consciência (awareness) do cliente.
Embora também exista o life coaching, e e o objectivo dependa do cliente, o coaching é muito orientado para a actividade profissional, designadamente o trabalho de equipa. Por essa razão, é recomendável que o coach tenha experiência empresarial. As organizações, como os grupos, têm dinâmicas especificas que exigem uma rápida apreensão por parte do coach.
O processo de coaching é rápido e dirigido ao futuro, muitas vezes de curto prazo. Assenta numa técnica de perguntas e em processos de feedback bem definidos.
Correndo o risco de ser redutora, diria que o coaching é mais rápido e incisivo, mas vai menos fundo em termos do mecanismo psíquico.

Mitos Conjugais


Quando pensamos sobre o amor parece existir qualquer coisa enigmática, qualquer coisa que só pode ser explicada de maneira insuficiente, mas que todos consideramos como vital nas nossas vidas. 
Numa relação amorosa, o casal existe, mas não surge do nada, traz consigo outras histórias, outras vivências, coexistindo duas famílias, modelos e regras e um ideal romântico. Este ideal leva ao paradigma do amor romântico através dos mitos conjugais que contribuem para a decepção, tornando a comunicação disfuncional, impedindo a resolução de conflitos e uma adequada evolução da relação conjugal.
Alguns exemplos de mitos conjugais que verificamos no trabalho com casais:

·         “Amar significa estarmos sempre juntos”;
·         “Devemos estar sempre de acordo em qualquer tipo de assunto”;
·         “Com amor irei muda-lo(a) para o(a) tornar melhor;
·         “O nosso amor, desejo e paixão manter-se-á inalterável com o passar do tempo”;
·         “O meu parceiro deverá ser capaz de antecipar todos os meus pensamentos, desejos e necessidades”;
·         “Amar significa nunca me chatear com o ele(a);
·         “Os níveis de sexo, carinho e compromisso na nossa relação nunca diminuirá”;
·         “Conheço-o(a) e ele(a) a mim muito bem por isso não preciso falar nem explicar, ele(a) já sabe”….

terça-feira, abril 17, 2012

EU BRINCO, TU BRINCAS, NÓS BRINCAMOS


Numa altura em que as crianças brincam cada vez menos e os adultos estão cada vez mais sérios, carregados de angústias, de responsabilidades e de vazio relacional, vale a pena relembrar o pensamento de Winnicott:


“É no brincar, e apenas no brincar, que a criança ou o adulto é capaz de ser criativo e de usar toda a sua personalidade, e é apenas no ser criativo que o indivíduo descobre o seu Eu”.

segunda-feira, abril 16, 2012

COACHING: A QUEM SE DESTINA

Ultimamente tenho-me interessado por uma ferramenta nova na área da relação de ajuda: o coaching.
Trata-se de um processo que visa estimular a consciência e a reflexão no cliente, possibilitando-lhe empowerment e desenvolvimento pessoal.
Como todas as técnicas sérias nesta área, não faz milagres. É preciso que o cliente queira de facto fazer alguma coisa por si próprio.
O coaching aplica-se na área pessoal (life coaching) e na area profissional (executive coaching, team coaching, etc).
O livro cuja capa está na imagem é um dos livros básicos acerca do assunto.

sábado, abril 14, 2012

Mulheres Inteligentes, relações saudáveis - Um livro com bom-senso

Na minha prática clínica as relações amorosas e as suas vicissitudes estão sempre na ordem do dia. Ontem, na reunião clínica habitual das segundas sextas de cada mês, o grupo de trabalho da Psicronos debruçou-se sobre a terapia de casal.

A traição amorosa e os ciúmes são temas constantes nas sessões com os pacientes e nas conversas com os colegas sobre os “casos” (já para não falar nas nossas próprias vidas, é que apesar de psicólogos também somos homens e mulheres em relações amorosas).

Acho que um livro cheio de bom-senso pode ser um excelente auxiliar psicoterapêutico e este livro do psiquiatra Augusto Cury entra, na minha opinião, nessa categoria. Não é um livro técnico (apesar de elencar categorias e estabelecer tipologias). É um livro que ajuda a estruturar o pensamento e que dá bons conselhos. Lê-se numa tarde de fim-de-semana (foi o que aconteceu comigo hoje à tarde), fica alguma coisa e transmite alento e o sentimento de que podemos ser autores do nosso próprio destino (pelo menos de uma parte).

Ele diz que os ERROS CAPITAIS DE UMA RELAÇÃO DOENTE são:

. A ditadura do ciúme e a perda de admiração
. A ditadura do excesso de trabalho e da insensibilidade
. A ditadura da crítica excessiva e do medo da perda

E depois, enuncia as LEIS FUNDAMENTAIS DE UMA RELAÇÃO SAUDAVEL:

. O poder do elogio e os investimentos em sonho
. A arte de surpreender e a arte de agradecer
. A arte de dialogar e de autodialogar

É, num certo sentido, um livro simplista para um problema híper-complexo, mas não deixa de ser interessante e útil. Uma leitura a ter em conta, principalmente quando não se é psicólogo e se anda às voltas com estas questões.

quinta-feira, abril 12, 2012

Crise Social e Suicídio




Os números do suicídio têm vindo a aumentar, tornando este um tema emergente.

Para além dos quadros clássicos de depressão; o desemprego, a pobreza e a exclusão social despoletam sentimentos de tristeza e de desamparo, que têm uma correlação positiva com a ideação suicida e o suicidio.

Em tempos de crise, com o agravamentos destes sintomas o apoio médico e psicológico torna-se imprescindível, assim como o apoio daqueles que estam por perto.

terça-feira, abril 10, 2012

A ARTE DE SONHAR


"Um corpo que não sonha é como uma casa desabitada- a ruína é o seu destino."

"Nascemos de um sonho, vivemos no sonho, morremos quando o sonho acaba. E a cura analítica não é mais que a abertura do sonho; acaba quando o paciente sabe sonhar."

António Coimbra de Matos - Mais Amor Menos Doença (Climepsi)

sábado, abril 07, 2012

ARTE e PSICANÁLISE

Teatro: “Fingido e Verdadeiro, ou o Martírio de S. Gens”

Puro prazer. De representar, de assistir, de sentir e de pensar.

Teatro dentro do teatro, dentro do teatro.


Falo da peça que a Cornucópia (Teatro do Bairro Alto), pelas mãos de Luís Miguel Cintra e de um coeso grupo de actores, estreou na passada quinta-feira, dia 29 de Março e que estará em cena até 29 de Abril. Recomendável ver.



É uma festa, simultaneamente rigorosa e descontraída, moderna e clássica, que nos brinda com uma homenagem ao teatro.

Mas é também um texto cheio de camadas. Que parte de uma fragmentação do texto ‘Lo Fingido Verdadero', de Lope de Vega (1562-1635), reconvertido em “ Fingido e Verdadeiro, ou o Martírio de S. Gens”, depois de cruzado com outras fontes: ‘Flos Sanctorum' (texto anónimo português do século XVI) e ‘História Imperial e Cesárea' (de Pedro Mexia), e de entremeado com citações de Santo Agostinho, Tertuliano, Louis Jouvet e Jean Genet.

O resultado é um exercício preciso e condensado de criação e criatividade, concebido criticamente a partir de textos clássicos, e com sabedoria encenados (Luís Miguel Cintra) e cenografados (Cristina Reis). A acção central situa-se no século III, no tempo do Imperador de Roma Diocleciano, e Gens, actor e encenador, ao representar um cristão, transforma-se num (converte-se) e vem a ser condenado à morte. Parece que Lope de Vega terá escrito “ Lo Fingido Verdadero com a ideia de que fingir e fazer verdade são duas coisas diferentes, e que naquele dia quando o São Gens estava a representar, estava a fingir, e de repente aquilo que ele fingia tornou-se verdadeiro” diz-nos Luís Miguel Cintra.


Fingir tão completamente é procurar em si aquilo -- que, na memória de pensamentos, sensações e emoções-- está em sintonia com, ou se aproxima mais do que está a ser fingido ou representado. Quem escreve, ou encena, ou representa, acaba por falar de si.


A colagem, ou a intersecção de textos e de épocas, não faz perder a unidade do conjunto, ou a qualidade do impacto. Os vários bastidores, atravessados por comentários e cenas, acabam por ser fundidos numa linha narrativa consistente É uma coisa única, e como experiência única se constitui.

Como um ensaio a que assistimos, de um ou de vários espectáculos, a peça em 3 actos vai cerzindo as várias épocas, e faz-nos pensar nas ligações entre o poder e a arte teatral, a política e o investimento na actividade cultural, a verdade e o engano, a realidade e a ficção, o trabalho do actor, aquilo que o actor transporta do seu papel para si mesmo, e vice-versa, a verdade e a mentira.


E, fazendo a ponte, o tema da verdade e da mentira, da falsidade e do engano, é um tema bem caro à psicanálise, ao par terapeuta-paciente, e àquele ambiente onde a relação terapêutica se estabelece. Onde a busca da verdade é, em si, um processo terapêutico, como dizia Melanie Klein.

Mas a verdade e as verdades do sujeito (paciente), comunicadas através de palavras, silêncios e do seu corpo, que aparecem nem sempre muito claras ou coerentes, a pouco e pouco vão-se desenrolando, e vão-se distinguindo o verdadeiro do falso ou do fingido, na trama que acontece no palco da vida mental.

Freud dizia que “a relação entre analista e paciente se baseia no amor à verdade – isto é, no reconhecimento da realidade – e isso exclui qualquer tipo de impostura ou engano.” Para ele, as falsificações mentirosas integravam a operação de repressão, e “a repetição da mentira a tornaria uma verdade.” Por outras palavras, as mentiras, incluindo as mentiras sociais de conveniência (desculpas dissimuladas, omissão, exagero, deturpação...), apegam-se e são muitas vezes incorporadas por quem as cria, levando o seu criador a acreditar com convicção na sua versão da verdade, ou na sua ficção.


Por outro lado, as falsificações, auto-enganadoras e espécie de mitos pessoais, desenvolvem-se desde a infância como escapada às emoções difíceis, intoleráveis, penosas, no plano do inconsciente, afectando a função de pensar do sujeito, e são distintas do conceito de mentira onde impera uma deliberação consciente ou pré-consciente. Bíon, considerava também a busca da verdade como essencial ao crescimento mental, processo que exigia o estabelecimento de confrontos e de interrelações entre factos passados e presentes, entre realidade e fantasia, entre verdades e mentiras, e entre aquilo que o sujeito faz, diz e aquilo que, efectivamente, ele é.


A questão da verdade é assim um aspecto nuclear na psicanálise e na psicoterapia psicanalítica, onde a dança entre a coerência e a incoerência é facilitada pelo terapeuta e nos “tornamos verdadeiros na procura da verdade”, como dizia Freud . A busca da verdade (não moralística) vai alimentar a possibilidade de novas descobertas e a comunicação, gerando criatividade, fortalecendo a identidade e favorendo o alargamento do universo mental.

Sabendo como os actores tão bem o sabem, que a distinção entre a verdade e a mentira, ou o fingido, não é um processo claro ou fácil, mas uma caminhada paciente e criativa em prol da descoberta de si e do sentido da vida.


Isabel Botelho


terça-feira, abril 03, 2012

Antecipar a entrada na escola?


Nesta altura do ano são frequentes os pedidos de avaliação para a antecipação de entrada no 1º ano. Esta é uma situação bastante delicada que requer uma apreciação aprofundada do funcionamento da criança. Para iniciar a escolaridade, não basta que a criança seja inteligente. Muitos pais preocupam-se com uma entrada “tardia” na escola, com receio que tal represente um atraso na aprendizagem e no futuro dos filhos. Na verdade, o que é muitas vezes difícil de explicar é que as crianças adquirem os principais requisitos à aprendizagem na brincadeira e que uma entrada precoce na escola pode pôr em causa todo o percurso académico de uma criança que teria competências para ser bem sucedida.

Muitas destas crianças que avaliamos têm, de facto, adequados recursos cognitivos e algumas até já lêem e escrevem algumas palavras. Mas serão estes aspetos suficientes para um bom desempenho escolar?

Também na maioria dos casos, observamos crianças que apresentam uma grande discrepância entre o potencial intelectual e a o funcionamento emocional, e é aqui que reside o principal risco de uma entrada antecipada na escola.

Alguns estudos reportam o elevado número de diagnósticos de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção em crianças mais novas, que são tratadas e medicadas como tal, quando na verdade a agitação e a desatenção que revelam não são mais do que sinais de imaturidade.

http://edition.cnn.com/2012/03/05/health/adhd-diagnosis-youngest-kids/index.html?eref=mrss_igoogle_cnn

Na verdade, podemos refletir também sobre o termo “imaturidade”. Será a criança imatura ou estará simplesmente a agir de acordo com o esperado para a sua idade? Estes sinais de imaturidade, não serão mais do que a incapacidade para sossegar o corpo e a mente numa altura em que deviam estar a explorar mais livremente o meio. Serão o sinal de uma indisponibilidade para a aprendizagem académica que requer períodos longos de concentração e quietude.

Às vezes os pais dizem “Se ele tivesse nascido 10 dias antes, era tudo mais fácil”. Eu respondo-lhes “Sorte a dele!”. Não significa que todas as crianças que entram mais cedo na escola têm insucesso, mas implicará um esforço intelectual e emocional muito maior.

Muitas destas crianças não têm ainda um “equipamento” emocional para lidar com a frustração e com o insucesso, o que pode levar a problemas de auto-estima e ao desinvestimento da escolaridade e, consequentemente, a dificuldades escolares que se acentuam e prolongam.

Para uma aprendizagem bem sucedida, a criança precisa de adequados recursos intelectuais e de um bom ajustamento emocional, de forma a sentir-se motivado para o sucesso e conseguir ultrapassar a frustração do insucesso. Quando nos referimos aqui ao conceito de motivação, incluímos o reconhecimento dos objetivos da aprendizagem. O que é que eu ganho em estar aqui sentado, a prestar atenção e a trabalhar? Até aproximadamente aos 7 anos, a criança aprende com o único objetivo de imitar o adulto, e só depois dessa altura reconhece o que passa a ser capaz de fazer com aquilo que aprende. É esta a idade ótima para a aprendizagem.

domingo, abril 01, 2012

O INCONSCIENTE ASSINALADO

Novas imagens cerebrais confirmam o conceito de inconsciente de Freud. É uma área em constante evolução, talvez aquela onde se registarão as maiores descobertas do século XXI.

http://bigthink.com/think-tank/the-importance-of-magical-thinking

CAMAS, QUARTOS E SONHOS

É um bocadinho voyeurista, mas quem não se interroga sobre a vida íntima dos escritores de que gosta? Os seus quartos de dormir parecem fornecer pistas para aqueles mundos interiores. Na fotografia vê-se o quarto de Emily Dickinson, uma das minhas poetisas favoritas. No link estão mais catorze quartos, incluindo o de Ernest Hemingway, surpreendentemente formal. E faz falta o quartinho espartano de Fernando Pessoa, que pode ser visto na Rua Coelho da Rocha, em Campo de Ourique.

http://www.apartmenttherapy.com/literary-style-15-writers-bedrooms-168023