quinta-feira, setembro 20, 2012
Cada mente
"Cada mente é, na realidade, um formigueiro de
predisposições opostas. A ideia da personalidade
como algo com atributos fixos é uma ilusão."
Lawrence Durrell
terça-feira, setembro 18, 2012
GRAVIDEZ TARDIA: OPÇÃO, NECESSIDADE OU IMPOSIÇÃO? (I)
Uma em cada cinco mulheres adia a
gravidez para depois dos 35 anos. Vários fatores contribuem para este aspeto:
dificuldades financeiras, aposta na consolidação da carreira, estatística mais
animadora no que respeita aos cuidados médicos e a complicações nesta faixa
etária, maior índice de divórcios e de instabilidade nos relacionamentos
afetivos.
A maior parte das gravidezes
tardias são em mulheres com estudos superiores ou, pelo contrário, em níveis
sociais mais desfavorecidos, neste caso devido à falta de planeamento familiar.
Há que distinguir a mulher que
adia voluntariamente a gravidez, da que “decide” engravidar tardiamente por
fatores alheios à sua vontade. Mesmo quando a mulher decide engravidar mais
tarde, por exemplo por motivos profissionais, não significa que não tenha esse
desejo mais cedo e que não vivencie a pressão social, biológica e
intrapsíquica, com ansiedades e angústias relacionadas com a possibilidade de
conceber.
Também se assiste a um aumento do
número de casais que não consegue conceber, sem que haja condições médicas
associados. As mulheres ouvem cada vez mais que irão engravidar quanto
abrandarem o ritmo de trabalho, havendo portanto fatores de stress associados.
Mas quem se pode dar ao luxo de trabalhar menos nos dias de hoje?
É sabido que a partir dos 35 anos
há uma diminuição da fertilidade e que acrescem os riscos para a saúde da mãe e
do bebé: maior incidência de abortos, maior risco de diabetes e hipertensão
maternas, maior índice de baixo peso à nascença e de sofrimento fetal, maior
incidência de anomalias fetais e maior taxa de complicações obstétricas. Há
também dados que referem riscos relacionados com a idade do pai, embora a este
nível existam menos informações.
Contudo, e apesar de a partir dos
35 anos a gravidez continuar a ser conotada como sendo de risco, existem também
cada vez mais dados que indicam que se a mulher for saudável e assegurar os
cuidados pré-natais, os riscos são semelhantes aos de uma mulher mais jovem. Assim, os riscos estarão mais associados a fatores pré-existentes, que parecem
ser mais frequentes em mulheres mais velhas.
Este é o primeiro post de uma
série de reflexões que pretendemos desenvolver. Nos próximos, iremos abordar as
vivências e expetativas associadas ao rótulo “de risco”, bem como as
particularidades que são descritas no estilo parental dos casais que têm filhos
mais tarde.
sábado, setembro 15, 2012
Políticos
Não é só cá que a imagem dos políticos infelizmente se degrada. Este é um engraçado cartoon da Times.
sexta-feira, setembro 14, 2012
quinta-feira, setembro 13, 2012
"O INÍCIO DO ANO LECTIVO" - (VMT)
Na edição de ontem do jornal i li um pequeno artigo de opinião de um jornalista que falava acerca do regresso das nossas crianças à escola e das notícias divulgadas, ou pelo menos mais noticiadas pelos jornalistas. Referiu que por esta altura de regresso às aulas as notícias são sobre as colocações dos professores, as despesas das famílias mas quase nunca colocam o enfoque nas alterações das rotinas das crianças e jovens.
Este senhor colocou a tónica numa questão que, a meu ver, assume importância fundamental - "...o sentimento de desagrado com que algumas crianças encaram o recomeço das aulas..."
Podemos ler "E espanto-me com os comentários de alguns pais que aceitam com naturalidade e até incentivam o sentimento de desagrado ... e até reconhecem que eles enquanto jovens abominaram a escola, as aulas, os professores, a disciplina.... Já adultos e ainda não perceberam aonde nos conduziu a falta de exigência que invadiu o sistemande ensino das últimas décadas?"
E termina referindo que felizmente conhece muitas crianças que vão para a escola com entusiasmo e ávidos de conhecimento e que são crianças e jovens alegres e, acrescento eu, com objectivos!
Gostar de aprender, sentir-se realizado a querer saber mais são dois dos pilares que devemos tentar cimentar em todos os jovens.
inércia, apatia, falta de vontade são questões transversais na adolescência, mas não têm que se transformar numa "forma de vida"!!
Todo o ser humano necessita de pessoas de referência e os pais e os professores são pessoas por excelência para assumirem este papel. Quem não teve um professor (seja do 1º, 2º, 3º ciclo, secundário ou ensino superior) que assumiu um papel importante na nossa vida, mudou rumos, alterou forma de pensar, estar, ou pelo menos, faz-nos recordar com saudade aquela época...!!!
Eu tive/tenho!!
Este senhor colocou a tónica numa questão que, a meu ver, assume importância fundamental - "...o sentimento de desagrado com que algumas crianças encaram o recomeço das aulas..."
Podemos ler "E espanto-me com os comentários de alguns pais que aceitam com naturalidade e até incentivam o sentimento de desagrado ... e até reconhecem que eles enquanto jovens abominaram a escola, as aulas, os professores, a disciplina.... Já adultos e ainda não perceberam aonde nos conduziu a falta de exigência que invadiu o sistemande ensino das últimas décadas?"
E termina referindo que felizmente conhece muitas crianças que vão para a escola com entusiasmo e ávidos de conhecimento e que são crianças e jovens alegres e, acrescento eu, com objectivos!
Gostar de aprender, sentir-se realizado a querer saber mais são dois dos pilares que devemos tentar cimentar em todos os jovens.
inércia, apatia, falta de vontade são questões transversais na adolescência, mas não têm que se transformar numa "forma de vida"!!
Todo o ser humano necessita de pessoas de referência e os pais e os professores são pessoas por excelência para assumirem este papel. Quem não teve um professor (seja do 1º, 2º, 3º ciclo, secundário ou ensino superior) que assumiu um papel importante na nossa vida, mudou rumos, alterou forma de pensar, estar, ou pelo menos, faz-nos recordar com saudade aquela época...!!!
Eu tive/tenho!!
quarta-feira, setembro 12, 2012
JARDIM DE INFÂNCIA: CHEGOU O DIA!
Por esta altura, muitos pais se deparam com os primeiros
dias de adaptação ao Jardim de Infância. Esta é, na maior parte das vezes, a
primeira oportunidade (e uma das principais) de adaptação ao mundo exterior.
Muitos são os receios e as angústias nesta nova fase,
sobretudo no que respeita à segurança da criança durante o dia. A separação é,
frequentemente, um momento doloroso, muitas vezes mais para os pais do que para
a criança. “Chora ele/a e choro eu”, dizem muitas vezes. Os pais tendem a
sentir-se culpabilizados por acharem que a criança se vai sentir abandonada e
esta ansiedade acaba por ser transmitida aos mais pequenos. A criança precisa
de sentir que vai ficar num local seguro, com uma educadora que vai cuidar de
si durante a ausência dos pais. Daí que uma relação aberta e tranquila com a
educadora, bem como a demonstração da confiança que depositam na mesma sejam
fatores importantes para que a criança a encare da mesma forma.
Prolongar o momento da separação não será recomendável. É
importante despedirem-se com um beijo e um abraço e com a mensagem clara de que
os pais voltarão para buscar o filho no final do dia. Depois, respire fundo e
não olhe para trás! Por outro lado, sair às escondidas é totalmente
desaconselhado. A criança precisa de previsibilidade e o desaparecimento súbito
dos pais pode deixá-la bastante assustada e com sentimento de abandono.
No final do dia, há que felicitar a criança e reforçar o
facto de terem cumprido a promessa de voltar no final do dia. Algumas crianças
correm para os braços dos pais, outras tendem a ignorá-los.
A maior parte das crianças pode chorar nos primeiros minutos
da separação, mas depois ficam bem. Por outro lado, muitas crianças têm uma boa
adaptação, mas apresentam alguns sinais de regressão, sobretudo em casa. É
normal haver algumas alterações no sono e na alimentação, sintomas da
reorganização e do processo de autonomização pelo qual a criança está a passar.
domingo, setembro 09, 2012
Toca a andar de bicicleta!
A bicicleta está presente em grande número nas principais capitais do mundo e aqui no burgo vai havendo cada vez mais.
É barato, bom para a saúde e emagrece. Só vantagens. Tem os seus perigos, claro, mas em tudo é preciso cautela.
Muitas vezes as pessoas gostariam de experimentar mas nem sabem por onde começar. Eu uso uma bicicleta dobrável, como a que está na ilutração, mas que nao dá para grandes distancias. Tem a vantagem de ter um centro de gravidade baixo, o que a torna mais segura em termos de equilíbrio. Também dá para meter na mala do carro ou levar no autocarro e, claro, meter no elevador ou num canto do escritório.
Na imagem podem ver os vários tipos de bicicleta, vantagens e desvantagens de cada modelo. O meu conselho é o de começarem por pedir uma emprestada para perceberem se querem comprar uma semelhante ou outro modelo.
Mais informações úteis em:
http://www.biketoworkblog.com/your-many-bicycle-choices/
sexta-feira, setembro 07, 2012
Frase humana do dia
Not the ones speaking the same language,
but the ones sharing the same feeling understand each other.
Rumi
sexta-feira, agosto 31, 2012
Mensagem do dia de uma pessoa em análise
"O meu unico conselho é: aceita o que não podes mudar e luta por tudo o
que podes mudar até ao teu ultimo fôlego.....se não conseguires não há de ser
por não tentares....e chora muito mas depois limpa as lágrimas, põe um sorriso e
continua porque a tristeza chega com facilidade mas a alegria e a felicidade
temos de lutar por elas....força."
sábado, agosto 25, 2012
Fotografia do gelo
Foto: Olaf Otto Becker
A vontade humana parece que não tem limites. Mesmo em condições extremas, há pessoas que conseguem encontrar motivação e forças para concretizar os seus objectivos.
Olaf Otto Becker esteve durante meses num dingy (um pequeno bote) na costa oeste da Gronelandia, a tirar fotografias. O resultado é uma maravilha e pode ser visto em:
http://f56.net/en/artists/olaf-otto-becker/olaf-otto-becker-broken-line/
A vontade humana parece que não tem limites. Mesmo em condições extremas, há pessoas que conseguem encontrar motivação e forças para concretizar os seus objectivos.
Olaf Otto Becker esteve durante meses num dingy (um pequeno bote) na costa oeste da Gronelandia, a tirar fotografias. O resultado é uma maravilha e pode ser visto em:
http://f56.net/en/artists/olaf-otto-becker/olaf-otto-becker-broken-line/
quarta-feira, agosto 22, 2012
O lado bom do conflito
Margaret Heffernan, numa excelente Ted Talk, faz-nos perceber que o conflito também é necessário para que possa haver mudanças.
O facto é que todos nós gostamos mais de estar rodeados por pessoas que concordam connosco. A médica de que fala Margaret Heffernan era uma excepção e isso permitiu-lhe fazer uma descoberta importante para a humanidade.
http://www.ted.com/talks/margaret_heffernan_dare_to_disagree.html
O facto é que todos nós gostamos mais de estar rodeados por pessoas que concordam connosco. A médica de que fala Margaret Heffernan era uma excepção e isso permitiu-lhe fazer uma descoberta importante para a humanidade.
http://www.ted.com/talks/margaret_heffernan_dare_to_disagree.html
domingo, agosto 19, 2012
OBSERVAR
Muitas vezes, quando estou numa cidade nova, gosto de observar a
multidão que segue a sua vida, caminhos distintos que se cruzam,
culturas que se passeiam, formas de estar e pensar que lado a lado vão
inebriando a visão e criando uma sinfonia singular.
É num observar, livre de interferências e de juízos, que somos capazes de aceder ao outro - já nos dizia o mestre da mímica
“Sem a minha mãe, acho que jamais me teria saído bem na mímica. Ela possuía a mímica mais notável que já vi. Por vezes, ficava durante horas à janela a olhar para a rua e reproduzindo com as mãos, os olhos e a expressão de sua fisionomia, tudo o que se passava lá em baixo. E foi observando-a assim que eu aprendi não somente a traduzir as emoções com as minhas mãos e meu rosto, mas sobretudo a estudar o homem.”
CHARLIE CHAPLIN
É num observar, livre de interferências e de juízos, que somos capazes de aceder ao outro - já nos dizia o mestre da mímica
“Sem a minha mãe, acho que jamais me teria saído bem na mímica. Ela possuía a mímica mais notável que já vi. Por vezes, ficava durante horas à janela a olhar para a rua e reproduzindo com as mãos, os olhos e a expressão de sua fisionomia, tudo o que se passava lá em baixo. E foi observando-a assim que eu aprendi não somente a traduzir as emoções com as minhas mãos e meu rosto, mas sobretudo a estudar o homem.”
CHARLIE CHAPLIN
sábado, agosto 18, 2012
Interpretação do desenho infantil
As crianças, tal como os adultos, estão em permanente contacto com o seu mundo interno e este está por sua vez num permanentemente esforço de elaboração dos estados emocionais vivenciados. Consciente e inconsciente trabalham em sintonia para promover o desenvolvimento emocional e permitir o amadurecimento da criança. Comunicar o que sentimos nas partes mais escondidas de nós próprios e das quais muitas vezes nem temos consciência é tarefa da arte nas suas mais variadas formas e expressões. A criança encontra no desenho uma via fácil de expressão da suas emoções, sensações, ideias e conceções do mundo, das pessoas e das relações.
Os desenhos servem tanto para elaborar emoções e situações complicadas de digerir como para dar expressão a desejos, fantasias e modos de apreensão da realidade emocional. Olhar, analisar e interpretar um conjunto de desenhos de uma criança é olhar para o seu mundo interior, para as suas emoções e tentar compreender a sua conceção da realidade. É uma das formas mais ricas de penetrar no mundo interno (por vezes, inconsciente) de uma criança e precisamente porque é olhar indiscreto sobre o mundo mental deve ser feito SEMPRE com o maior respeito pela criança e pela sua vida mental.
PRESENTES
Quem não gosta de ser supreendido por um presente ou um ramo de flores, sobretudo por quem não tem como hábito fazê-lo?
Há aqui duas questões curiosas: a primeira é sobre quem não costuma dar presentes. Dar um presente é uma forma de dizer: "penso em ti". Dir-se-ia que as pessoas que não dão presentes sofrem de falta de empatia (não sabem colocar-se na cabeça do outro) e é bem capaz de ser verdade. Quantas vezes não ouvimos dizer: "não faço a mínima ideia do que hei-de dar-lhe". Falta de imaginação ou falta de atenção?
Uma pessoa contou-me há dias que o namorado, em três anos, nunca lhe tinha oferecido nada. O quê, nem um chocolate, um ramo de rosas, um livro, um gelado? É caso para tocar uma campaínha de alarme, de facto...
A outra questão prende-se com aqueles que cobrem o outro de presentes. Às vezes - mas nem sempre - o excesso pode significar uma culpabilidade subjacente, um querer compensar outras faltas, reais ou imaginadas. Assim fazem alguns pais separados com os filhos, não cuidando às vezes de comunicar com eles devidamente.
Mas nem sempre é essa a razão. Há quem goste genuinamente de dar presentes e ver os outros surpreendidos e contentes. Felizmente que estas pessoas existem e tornam as nossas existências mais agradáveis.
sexta-feira, agosto 17, 2012
RELAÇÕES COMPLICADAS...
Às vezes podemos queixar-nos de que a nossa parceira ou parceiro não nos trata como gostaríamos ou como achamos que merecemos; mas o que é facto é que, não raro, é um "lápis", que escolhe um "afia" para dormir ao seu lado! É uma relação destinada a ser desgastante e, no limite, anuladora do outro; mas também é a que encaixa melhor!
quinta-feira, agosto 16, 2012
HUMOR NEGRO
O humor negro, tal como o chocolate, é o melhor (para mim, claro)
Este é um genial cartoon de Tom Gauld (do The Guardian) com conselhos para tempos difíceis dados por...
terça-feira, agosto 14, 2012
CONDUZIR E ESCREVER SMS: (IN)CAPACIDADE MULTITASKING?
Muito se fala sobre os riscos de falar ao telemóvel e,
sobretudo, de ler/escrever mensagens enquanto se conduz. Mas grande parte das
pessoas insiste em desafiar a capacidade do cérebro para gerir diferentes
tarefas em simultâneo.
Segundo os investigadores, o “multitasking” é facilitado se
houver dois estímulos diferentes, como ver e ouvir, em detrimento de estímulos
do mesmo tipo, principalmente visual.
Conforme pode ler-se no artigo que sugerimos, um estudo
evidenciou o declínio do desempenho dos sujeitos perante duas tarefas visuais:
concentrar-se nas imagens do computador enquanto escreviam mensagens, havendo
uma sobrecarga visual. O desempenho piorou também na tarefa em que falavam ao
telefone enquanto observavam as imagens (dois estímulos diferentes:
auditivo/sonoro), mas não tanto como na situação em que se deparavam com duas
tarefas visuais.
O mais preocupante é que, em ambas as situações, os sujeitos
consideraram ter tido um bom desempenho, apesar do declínio de 50% e 30% nas
duas tarefas, revelando uma perceção distorcida do desempenho real.
Vale a pena ler e refletir sobre a tendência humana (e cada
vez mais atual) de desafiar os próprios limites e de satisfazer as necessidades
e os desejos de uma forma imediata.
Como ouvia há uns anos num programa de rádio “Mais vale
perder um minuto na vida, do que a vida num minuto”.
Até Setembro!
sexta-feira, agosto 10, 2012
A DEPRESSÃO PÓS-PARTO NEGLIGENCIADA
O assunto continua a ser tabu. Como é que se pode conceber que não se esteja feliz e contente durante ou após o nascimento de um filho? As expectativas da sociedade sobre a natalidade impõem muitas vezes o silêncio às mães. Não é um fenómeno raro: 15% dos pais sofre actualmente desta perturbação. O que se julgava ser de natureza biológica e exclusivo do sexo feminino - a depressão pós-parto como consequência das oscilações hormonais no período puerperal - é, afinal, um fenómeno também vivido no masculino e que decorre de causas muito diversas.
Os sinais revelam-se, em regra, mês e meio depois do parto. É nessa altura que os pais começam a ressentir-se do cansaço, das mudanças na rotina e da falta de disponibilidade para outras actividades de casal.
É importante estar alerta para variações marcadas de humor, quer no sentido depressivo, quer no sentido eufórico (por ex., redobrar da energia, pouca necessidade de dormir), e tanto antes como depois do nascimento de um filho.
Acima de tudo, procurar ajuda o mais cedo possível pois este é um problema que, para além de afectar intensamente o próprio, prejudica a relação conjugal e influencia muito negativamente o desenvolvimento afectivo e vinculativo do bebé (na maioria das vezes com repercussões crónicas na personalidade, crescimento e saúde física e psicológica).
sexta-feira, agosto 03, 2012
HUMOR
Dizem os estudos científicos que rir faz bem. Eu acredito que sim. Assim consigamos encontrar motivos para rir. Para isso não nada como ter amigos inteligentes, divertidos e bem dispostos.
Mas às vezes encontramos o humor onde menos se espera.
Este cartoon vem na edição de Agosto do jornal A União, publicado na Ilha Terceira.
O humor (negro) no seu melhor.
Boas férias! (para quem está de férias)
MEDITAÇÃO E SAÚDE MENTAL
A saúde, hábitos de vida e cultura são 3 dimensões da nossa vida ocidental difíceis de dissociar. A saúde bem como a psicopatologia são, pois, muito influenciadas pelas actividades, estilos de vida, valores vigentes, postura perante a vida que nos é imposta ou, pelo menos, vendida pelos mass media e pela sociedade em geral.
A meditação, muitas vezes associada a práticas orientais, é uma das actividades que tem sido importada de outras culturas por todas as consequências positivas que advêm da sua prática. No entanto, a cultura resiste e o seu cariz exótico e às vezes associado também ao transcendente, afasta-nos, quer teoricamente, quer na prática de experimentarmos e exercitarmos este tipo de actividades altamente saudáveis.
Um artigo de Ana Margarida Nunes ajuda-nos a explicar o que é a meditação e de que forma é que pode ser útil ao bem estar psicológico, corporal e cerebral. Recomendo a leitura: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55082&op=all
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