sexta-feira, julho 19, 2013

Frase leve do dia



The way to get a person to put down a heavy load is to give them just a little more to carry. Sometimes therapeutic interventions are like that. (Brazier, D.)

(A maneira de levar uma pessoa a descarregar uma carga pesada é dar-lhe um pouco mais para ela carregar. Às vezes as intervenções terapêuticas são semelhantes.) 



No contexto de crise atual, parece-me uma ideia particularmente pertinente. São muitas vezes os períodos de crise que nos levam a dar um passo à frente por forçarem os limites da situação e pedirem uma mudança. Obrigam a fazer escolhas, a deixar algo para trás e a um novo ajuste.  

A terapia surge como opção na vida das pessoas tipicamente em períodos de crise (mais ou menos interna, mais ou menos externa). E nas crises, é a falência da estabilidade ou do status quo prevalente que suscita a mudança. Existem, pois, muitas vezes duas forças opostas que conflituam de maneira mais ou menos disruptiva: a da estabilidade, segurança do conhecido; e a da mudança, novidade e insegurança do desconhecido. Como a frase em causa expressa, às vezes, para largar um peso ou o conhecido que já não funciona, é preciso, não só imaginar um desconhecido melhor, mas também sentir profundamente o peso e a falência do conhecido. Neste caso, poderíamos, por exemplo, falar do "peso extra da consciência do peso" como fator desencadeante da decisão de descarregar o peso. 

De uma maneira mais extensiva, largar o peso pode também querer dizer, saber fazer transições, nomeadamente, a transição constante entre o passado e o presente (em direção ao futuro). Se eu carrego um passado condicionante e pesado do qual não me consigo desapegar para abraçar o que o presente me pode dar e receber, vivo em menor harmonia com a realidade. Ou se, vivo constantemente no futuro - acumulando, acumulando (coisas, feitos, currículo, saber, etc.) - como reação a um passado de escassez que não consigo aceitar nem fazer o luto, não consigo aproveitar total e apaziguadamente o presente.

terça-feira, julho 09, 2013

VAMOS BRINCAR?

No “meu tempo” já havia jogos de computador. Tínhamos na altura o Spectrum, que exigia um leitor de cassetes e alguns cabos ligados à televisão. Às vezes o jogo “não entrava” e lá era preciso tentar outra vez, esperar e, por vezes, deixar de lado o jogo pretendido e escolher outro. Jogava-se ao Pacman, que tinha de comer umas peças de fruta enquanto fugia dos fantasmas. Jogava-se um outro, cujo nome já não me recordo, que tinha de saltar patamar a patamar, na altura certa, para não bater com a cabeça e voltar ao início! Depois a informática evoluiu e surgiu uma maior diversidade de jogos, alguns um pouco mais violentos, mas que, ainda assim, tinham como objetivo salvar os bons dos maus, em cenários que claramente pertenciam ao mundo do imaginário. Também sou do tempo em que se jogava ao elástico, aos pais e às mães, às escolas…. Os peluches serviam de alunos, as mãos faziam de binóculos para ver as estrelas, pediam-se desejos com o “quantos-queres”, as vassouras serviam de mota…

Pode parecer, mas não estou a ter uma crise de nostalgia da infância. Estou antes cada vez mais preocupada com o excesso de jogos eletrónicos e o seu impacto no desenvolvimento sócio-afetivo da criança.

Antes de eu jogar Spectrum, Winnicott já dizia “É no brincar, e apenas no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar a sua personalidade integral; e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o seu Eu”.

É através do brincar que a criança experimenta, sente, imita, cria e transforma. É também a sua forma natural de comunicar. É na brincadeira que a criança cresce, aprende e cura, sendo o instrumento mais poderoso para lidar com os sentimentos; à medida que os organiza na história que inventa, está a preparar-se para avançar e adaptar-se. Mas esta capacidade parece cada vez menos frequente e cada vez menos natural. Reflexo da sociedade? As crianças já não têm de esperar que a cassete do spectrum arranque, pois têm acesso aos jogos com um ligeiro toque do indicador, em qualquer lugar, a qualquer hora. Já não precisam de imitar o bebé a chorar, pois o bebé vem com pilhas e chora sozinho. Já não têm de dar vida a qualquer boneco pois qualquer objeto a que se chame “boneco” faz tudo sozinho. Já não têm tempo para brincar, nem os pais têm tempo para brincar com elas.

Apesar de ainda não existirem estudos cientificamente válidos suficientes, o impacto negativo do baby-sitting eletrónico no desenvolvimento sócio-afetivo parece ser cada vez mais evidente.

Grande parte dos jogos preferidos pelas crianças, desde a mais tenra idade, tem uma forte componente agressiva e um grau de realismo perigosos. Um estudo de 2006 demonstrou que a exposição a jogos violentos leva à dessensibilização para a violência na vida real. Os jogadores parecem “habituar-se” à violência, manifestando uma menor resposta fisiológica à mesma, bem como uma menor empatia e ajuda perante vítimas de violência. Por outro lado, parece existir maior impulsividade e uma menor consciência dos limites da agressividade e dos danos que a mesma pode causar. Lembrar-se-ão de um trágico acidente em que uma criança pequena matou outra, achando que ressuscitaria como acontecia nos jogos. Este é um dos maiores riscos dos jogos de hoje (também associado à falta de acompanhamento parental): a não distinção entre fantasia e realidade. E a acessibilidade à violência parece contribuir ainda mais para esta indiferenciação.

Outro estudo (longitudinal, que terá durado quase duas décadas) aponta para um risco crescente de desenvolvimento de perturbações da personalidade, não diretamente associado aos jogos eletrónicos, mas à ausência do brincar e da disponibilidade dos pais na infância. O envolvimento forte e ativo com os adultos potencia as ligações interpessoais e as competências sociais, contribuindo para o desenvolvimento psicológico. Este envolvimento estará na base da vinculação, da empatia e da afiliação, da ligação ao “mundo das pessoas”, da sua disponibilidade e capacidade para comunicar com os outros. A ausência deste envolvimento precoce, para além da escassa socialização com os pares, promovida pela individualidade dos jogos, parece estar a aumentar o risco de perturbações esquizóides na idade adulta. E talvez não seja por acaso que nos aparecem cada vez mais crianças com sinais já bastante instalados desta patologia.

Deste modo, a criança tem de brincar e de ter companhia para brincar. Do que é que está à espera? Sente-se no chão, volte a ser criança e dê largas à sua imaginação! Imponha limites aos jogos e ao seu conteúdo. “Perca” tempo com o seu filho, faça-o ganhar saúde mental! É preciso desenvolver o seu mundo interior, para que a criança possa lidar com o mundo exterior.


domingo, junho 30, 2013

Fazer o trabalho de casa antes de ir a uma entrevista de emprego

As entrevistas para emprego são sempre um factor de stress. Como me comportar, o que é que me vão perguntar, que imagem quero dar?, são algumas das dúvidas que ocorrem antes da entrevista.
Digo muitas vezes às pessoas que a melhor imagem a transmitir, seja em que área de actividade for, é a de uma pessoa bem preparada, interessada e com conhecimento de causa. Que sabe fazer, sem que lho digam, o seu trabalho de casa.
Os TPC têm má fama desde a escola, mas, tal como antes, são necessários.
No post para que ponho o link, Melissa Martin faz sugestões concretas de como fazer a preparação para uma entrevista através de uma pesquisa de mercado por conta própria. Poderá não ser muito abrangente em termos de market research, mas não é esse o ponto. O ponto é mostrar que o interesse genuíno e bem conduzido é uma mais-valia do candidato. Melissa Martin chama-se "inteligência competitiva".
O nome pouco interessa. O que qualquer empregador quer perceber, desde que não seja inteiramente medíocre (também acontece), é a motivação do candidato. O que ele ou ela se pergunta é: o que é que esta pessoa vai acrescentar à empresa?
Melissa Martin dá sugestões concretas sobre a pesquisa a fazer antes de ir a uma entrevista de trabalho: detectar fraquezas e forças tanto do potencial empregador como da concorrência. Ou seja, fazer uma pesquisa de mercado que, não sendo exaustiva, diz muito sobre a capacidade de iniciativa e de trabalho do candidato.
Parece muito trabalhoso? Sem dúvida. Mas é uma excelente ideia em tempos em que o diploma e mesmo a experiência já pouco contam, sobretudo quando se é um candidato entre centenas.
Foto: Carreerlism

http://www.careerealism.com/interviewer-competitive-intelligence/

 

SER



Aquilo que somos, o sentido da vida penso ter tudo a ver com SER.
Tão simples, tão básico, tão idiota que parece nem fazer sentido... como a vida às vezes não faz; como por vezes o que somos não acontece.

SER é tão curto, tão parco que parece pedir um adjetivo ou substantivo que o complete; SER... o quê, afinal?! SER bom, ser isto, aquilo... E se for só SER?! Que difícil! Parece que temos de ser algo; algo para além do que já somos, algo para além do nosso SER. Como se SER não existisse, não pudesse ter valor por si.

Parece que me tenho de esforçar para SER; Mas o esforço só existe porque não me permito SER mas me exijo ser ALGO.

E que melhor forma de SER que aquela em que o meu SER se concretiza, reflete, expande e co-cria com outro SER?

E (como alguém dizia com tanta piada e profundidade) se não for eu, quem SERÁ eu?

sábado, junho 29, 2013

Projecto "Pai e Mãe na gravidez" - Um projeto que merece atenção






Atendendo à elevada taxa de depressões pós parto sinalizadas na comunidade, surge a necessidade de desenvolver estratégias inovadoras que permitam combater esta realidade. Dados da investigação apontam para que homens que se envolvem activamente na gravidez e no nascimento do filho reforçam a sua auto-estima, bem como a estima pelas companheiras e sentem-se mais vinculados aos seus bebés. Por sua vez, as grávidas com companheiros envolvidos sofrem menos sintomatologia depressiva na gravidez, menos complicações físicas, menor necessidade de medicação no parto e menor incidência de depressão pós-parto
Neste sentido - preventivo e não só -, estou a desenvolver o seguinte projecto:
Acompanhamentos a Grávidas e aos respectivos pais dos bebés, durante os quais, ao longo da gestação (antes, durante e após) serão abordadas as questões da gravidez sobre a óptica e a vivência maternas e paternas, sensibilizando este último para a importância do seu papel activo e interventivo na promoção da saúde mental da mãe e do bebé.
Neste sentido, o presente projecto poderá ter dois formatos de acompanhamento:
(1) acompanhamento a Grávidas e aos respectivos pais dos bebés (sendo este mais direccionado aos pais), e um outro formato, complementar - caso os casais assim o decidam/queiram -, na forma de um (2) acompanhamento individual e direccionado apenas às grávidas.
De notar que é ainda, e apenas, um ponto de partida para eventuais acompanhamentos, podendo, obviamente, sofrer posteriores alterações...! 

Os "serviços de que disponho" serão então:

- Rastreios à depressão na Grávida:
- Acompanhamentos Psicoterapêuticos: Grupos terapêuticos de Pais e Mães e/ou Grupos de Grávidas e/ou Acompanhamento individual às Grávidas e ao casal;

- Massagem Infantil - massagem para bebés onde mãe e pai massajam o seu bebé;

- Workshops variados a este nível, com vários temas abordados: Adaptações à gravidez; Aleitamento materno; Desenvolvimento fetal; Massagem Infantil; Grupos de avós; O que é ser pai num mundo de mães?; Nascimento Humano; Antropologia do parto; Sexualidade na gravidez; Infertilidades; Perdas perinatais/Luto de um filho; entre outros (com a colaboração da Dra. Lúcia Paulino);

- Books Fotográficos (em colaboração com um fotógrafo);

- Eventualmente, em alguns casos, poderemos fazer domicílios.
Se posteriormente souberem de alguém que esteja interessado neste tipo de acompanhamento e/ou formação, agradeço imenso, caso encaminhem para mim!

O meu obrigada a todos!
Eva Coelho
Página de Facebook: "Gravidíssimos"

segunda-feira, junho 24, 2013

HIPERATIVIDADE: UM DIAGNÓSTICO FÁCIL?


O diagnóstico de PHDA não é fácil, pois não existem marcadores biológicos exclusivos, nem instrumentos de avaliação específicos. Por outro lado existem vários fatores que podem levar a confundir sintomas “hiperativos” com a problemática propriamente dita, nomeadamente:
  • A variedade de condições emocionais e do desenvolvimento com características semelhantes;
  • O facto de crianças com PHDA terem muitas vezes um desempenho normativo durante a avaliação psicológica, por se tratar de um ambiente novo, individualizado e controlado por um adulto, para além de serem solicitadas tarefas curtas, variadas e estimulantes. Ao contrário do que é muitas vezes comunicado, a hiperatividade pode não estar presente em todos os contextos. Ter a criança colaborante e focada durante a avaliação psicológica não é critério de exclusão.

As informações devem ser obtidas primordialmente a partir de relatórios dos pais, professores, médicos e técnicos de saúde escolar e mental envolvidos, sendo também essencial averiguar quaisquer causas alternativas, bem como a coexistência de outras condições emocionais ou comportamentais (depressão, ansiedade, oposição, perturbação do comportamento), de desenvolvimento (aprendizagem, linguagem ou outros distúrbios do neurodesenvolvimento), e física (tiques, apneia do sono). Deve-se, portanto, fazer uma recolha abrangente de informações sobre o comportamento da criança em casa, com amigos, sobre o desempenho académico e intelectual, e sobre o desenvolvimento e o funcionamento emocional. Será ainda essencial recolher a história sobre a família alargada e as relações familiares, tendo em conta que existe uma significativa carga hereditária.

São amplamente conhecidos alguns questionários que são preenchidos pelos pais e pelos professores, que embora, só por si, não tenham um valor diagnóstico, permitem uma descrição do comportamento quotidiano.

É importante ainda ter em conta o impacto da agitação comportamental e das dificuldades de atenção nas atividades diárias; a ausência de um défice académico e/ou relacional decorrente dos sintomas exclui o diagnóstico de PHDA. Por outro lado, qualitativamente, deve ter-se em conta que os sintomas de hiperatividade devem ter tido início antes dos 3 anos. Uma criança que era calma e fica muito agitada aos 8 anos ou outra que começa a revelar sinais de desatenção aos 10 anos não terão PHDA, mas sim outro quadro que importará esclarecer. Aliás, é frequente os pais de crianças hiperativas dizerem “ele/a é assim desde que começou a andar” e desde cedo tiveram dificuldades em realizar algumas atividades sociais, como ir a um restaurante ou a casa de amigos.

Dada a hipótese cada vez mais sustentada de que a PHDA se enquadra num défice das funções executivas, mediadas pelo funcionamento frontal e pré-frontal, será importante a avaliação do planeamento, da flexibilidade cognitiva e da inibição da resposta, para além da atenção, da sustentação do esforço e da memória de trabalho. Será importante incluir na avaliação algumas tarefas mais monótonas, repetitivas e prolongadas, às quais os sujeitos com PHDA serão mais sensíveis.

A resposta ao título desta publicação será “Não, o diagnóstico não é fácil”. Requer uma investigação exaustiva, avaliação especializada e observação atenta e compreensiva, que implica uma articulação estreita entre pais, professores, psicólogo/neuropsicólogo e neuropediatra. Parece, no entanto, ter-se tornado num diagnóstico fácil para pais impacientes, professores desgastados e profissionais de saúde assoberbados. Não é possível fazer um diagnóstico em consultas de 10 minutos de regularidade mensal (na melhor das hipóteses).


É muitas vezes no contexto da intervenção terapêutica que o diagnóstico é esclarecido. Muitas problemáticas com sintomas semelhantes melhoram apenas com psicoterapia e aconselhamento parental, enquanto que a PHDA requer também, na maior parte das vezes, intervenção medicamentosa. Abordaremos a polémica questão da medicação nas próximas semanas.

segunda-feira, junho 17, 2013

HIPERATIVIDADE: QUANDO O DIRETOR ADORMECE

A neurofisiologia e neuropsicologia da PHDA continuam a ser amplamente estudadas, através de técnicas como a Ressonância Magnética, a Ressonância Magnética Funcional, a Magnetoencefalografia e a corrente sanguínea cerebral. Têm sido encontradas, de forma consistente, várias alterações estruturais e funcionais, essencialmente ao nível do funcionamento pré-frontal:

  • Metabolismo mais baixo nas regiões pré-frontais em tarefas de sustentação da atenção;
  • Anomalias nas áreas corticais frontais direitas, nos gânglios da base (particularmente no núcleo caudado), no corpo caloso e no cerebelo;
  • Volume cerebral mais reduzido, menor volume de substância branca global e parieto-occipital posterior;
  • Padrões atípicos do fluxo sanguíneo cerebral, especificamente em áreas corticais pré-frontais, durante o período de repouso;
  • Fluxo sanguíneo diminuído no córtex pré-frontal lateral direito, em ambas as áreas orbitais do córtex pré-frontal e no cerebelo;
  • Aumento do fluxo em regiões corticais posteriores, como o córtex parietal superior e o córtex parieto-occipital esquerdo.

Em síntese, parece existir um distúrbio de hipofrontalidade (baixa ativação do córtex pré-frontal), que envolve também estruturas subcorticais, especificamente os gânglios basais e o cerebelo.

Trocando por miúdos, o córtex pré-frontal é uma espécie de “comando cerebral”, que regula a ação e inibe ou desinibe determinadas respostas. O que se passa na PHDA é que este comando parece estar adormecido, falhando na inibição dos impulsos (daí a agitação). O vídeo que se segue traz-nos uma representação interessante do que se passa no cérebro de um indivíduo com PHDA, como se fosse um filme sem diretor:


Uma vez que os lobos frontais são as últimas áreas do cérebro a desenvolver-se completamente, os sintomas hiperativos poderão ser, em parte, devidos a um atraso maturativo no desenvolvimento dos mecanismos inibitórios. Por outro lado, alterações do funcionamento pré-frontal estão também envolvidas em grande parte dos quadros psicopatológicos. Assim, é importante esclarecer se se trata de uma agitação própria de uma mente e de um corpo ainda pouco amadurecidos, de alterações da saúde mental ou de PHDA propriamente dita.

Continuaremos a desenvolver o tema para que possamos aprofundar estas diferenças.

domingo, junho 09, 2013

Vertigens e medo das alturas

O medo das alturas é bastante comum e é frequentemente acompanhado de outro tipo de fobias. A psicanálise considera que as fobias são por um lado um excesso de ansiedade, e por outro uma forma de defesa contra angústias mais primitivas. O medo das alturas é muitas acompanhado por algum fascínio pelo perigo.

No cinema, o filme de Alfred Hitchcock, "Vértigo" é uma ilustração perturbadora e fascinante deste tipo de problemática. Foi considerado recentemente O Melhor Filme de Sempre e quem já o viu percebe porquê.

No filme,James Stewart é um ex-polícia que tem medo das alturas. Sofre de vertigem e de uma particular atracção para situações (e mulheres) perigosas.

Eu também acho que é o melhor filme de sempre (para um psicanalista é uma delícia, mas já adorava o filme antes de o ser). As fotografias que se seguem, do site buzzfeed, não têm a ver com o filme (excepto uma), mas com o medo das alturas e das escadas vertiginosas. Agarrem-se ao corrimão.

http://www.buzzfeed.com/peggy/staircases-that-will-give-you-instant-vertigo?utm_source=Triggermail&utm_medium=email&utm_term=Buzzfeed&utm_campaign=BuzzFeed%20Today%20v2.2

 

sexta-feira, junho 07, 2013

Procura Activa de Emprego


No passado dia 6 a Junta de Freguesia da Graça efectuou um Workshop sobre Gestão de Ansiedade em Entrevistas de Emprego.

Esta acção contou com 15 participantes e teve como facilitador Pedro Santos, psicoterapeuta na Psicronos.  
O principal objectivo desta acção foi, dar a conhecer quais são os mecanismos da ansiedade e como cada um dos participantes pode lidar com a ansiedade. Os participantes aprenderam a efectuar relaxamento muscular, para controlar a ansiedade somática, e aprenderam a fazer registo de pensamentos automáticos que levam a ansiedade cognitiva. Ficaram com a noção que podem controlar a sua ansiedade somática e cognitiva utilizando estas técnicas e que o controlo emocional é sempre importante em várias situações de procura activa de trabalho.

Um enorme agradecimento á Dr.ª Eliana Vilaça pelo trabalho desenvolvido neste projecto.

segunda-feira, junho 03, 2013

HIPERATIVIDADE: INCAPACIDADE OU INCONSISTÊNCIA?

A PHDA tem uma base essencialmente neuropsicológica e os factores genéticos conjugam-se com as experiências do indivíduo no seu meio ambiente, moldando o seu comportamento e a forma como enfrenta e se integra na vida em sociedade.

Envolve distúrbios na atenção, na auto-regulação, no nível de atividade e no controlo do impulso, sendo cada vez mais encarada como uma constelação de sintomas que interage de forma complexa com o ambiente, dificultando a criação de testes de diagnóstico. Por outro lado, existem poucos critérios desenvolvimentais exclusivos e não existem marcadores específicos para o seu diagnóstico. A PHDA parece distinguir-se de outras condições psiquiátricas e desenvolvimentais devido à intensidade, persistência e constelação de sintomas. De certa forma, a PHDA reflete um exagero do comportamento normal, seja por demasia ou insuficiência do que é esperado em certos contextos, pelo que desde muito cedo os indivíduos se debatem com a gestão dos impulsos, o controlo do movimento, a sustentação da atenção, e a auto-disciplina do comportamento.

Apesar da grande ênfase colocada nos sintomas da desatenção e da excessiva atividade como défices centrais, a literatura emergente aponta para um défice nas funções executivas, nomeadamente na auto-regulação. A dificuldade não está em prestar atenção, mas em prestar atenção eficazmente, sendo portanto um problema de desempenho e consistência, e não de capacidade. Será, assim, um problema que resulta do facto de ser capaz de aprender a partir das experiências, mas ser incapaz de agir eficazmente essa aprendizagem no desempenho.

Importa acrescentar que existem diferenças significativas entre a ausência de controlo e a desobediência, a desatenção e a distração, e ainda entre a atividade excessiva e a agitação.

Continuaremos a desenvolver o tema ao longo das próximas semanas, nomeadamente no que respeita ao funcionamento neuropsicológico e ao "comando cerebral" da atenção e da atividade.

quarta-feira, maio 29, 2013

Dia Mundial da Esclerose Múltipla (II): programa de atividades


SPEM


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Celebrado sempre na última quarta-feira de Maio, o Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM), institucionalizado pela Federação Internacional da EM (MSIF) em 2009, tem como objectivo aumentar a sensibilização para a Esclerose Múltipla de toda a Sociedade. A quinta edição, que marca o grande dia deste ano, é 29 de Maio!
  
O tema escolhido para 2013 é "Jovens e Esclerose Múltipla". Na realidade, ser diagnosticado com uma doença crónica e potencialmente incapacitante, numa altura da vida em que se iniciam carreiras, relacionamentos e se fazem planos para o futuro, leva a que se reavalie tudo o que conhece até àquele momento. (Fonte: www.worldmsday.org/wordpress)

Os portadores de EM gostariam que a sociedade conhecesse a doença e de que modo afecta as suas vidas. Daí a importância de se criarem redes de sensibilização e conhecimento junto dos organismos públicos, empresários e público em geral. Esta é a base para gerar mais oportunidades de emprego e educação, para garantir o acesso aos cuidados de saúde e para obter fundos para as instituições que trabalham em prol dos doentes. Ambicionamos a criação de uma nova realidade onde as pessoas compreendam o que é a EM e que, nem sempre, a falta de coordenação é sinónimo de bebedeira, ou a fadiga é igual a preguiça.

A campanha do Dia Mundial da EM será lançada a partir do dia 8 de Maio. Até lá, vamos apresentar o programa de actividades que as Delegações, Núcleo e Sede da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla - SPEM têm preparado para as comemorações. Juntem-se a nós para celebrar o Dia Mundial da EM e levar mais longe a nossa causa!


5º Dia Mundial da Esclerose Múltipla
29 Maio 2013

Programa de Actividades SPEM


SPEM Porto

29 Maio - Convívio nas instalações da Delegação
Hora: a confirmar

Mais informações:
Delegação Distrital do Porto
R. António Francisco Costa, 9
4465-002 SÃO MAMEDE DE INFESTA
Telefone/Fax: 229 548 216
Telemóvel: 938 232 958
Horário: Dias úteis, 11h às 13h e 14h às 18h30


SPEM Coimbra

29 Maio - Concentração de pessoas com EM, familiares e amigos
Local: Parque Verde de Coimbra
Hora: a confirmar

Parceria: Ordem dos Enfermeiros

Mais informações:
Delegação Distrital de Coimbra
Morada provisória:
LAHUC - Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra
(Junto à entrada Norte dos HUC)
Avenida Bissaya Barreto
3000-075 Coimbra
Telemóvel: 934 387 659


SPEM Leiria

29 Maio - Lançamento de um Livro de Receitas, elaborado por pessoas com EM.
Local: FNAC - Centro Comercial Leiria Shopping
Hora: 18h00

Mais informações:
Delegação Distrital de Leiria
Rua 1.º de Maio, Lote 21
Marinheiros
2415 - 461 LEIRIA
Telefone: 244 852 439
Telemóvel: 934 386 918
Horário: Segundas-feiras, 9h30 às 13h30 e 14h às 16h


SPEM Lisboa

29 Maio - "Super-Heróis contra a Esclerose Múltipla" - Sessão de sensibilização sobre EM para jovens
Com a presença da neurologista Drª Joana Nunes, que reviu a versão portuguesa do livro "Medikidz explicam a Esclerose Múltipla" (horário a confirmar). Segue-se um convívio com lanche aberto a todos, na Sede.
Local da Sessão: Sala de eventos da Extensão da Sede (a 50m do edifício principal)
Local do Convívio: Sede
Hora: a confirmar

Mais informações:
Sede Nacional
Rua Zófimo Pedroso, 66
1950-291 LISBOA
Telefone: 218 650 480
Telemóvel: 934 386 904
Horário: Dias úteis, 9h às 13h e 14h às 18h


SPEM Portalegre

29 Maio - "Relaxe... Pela sua mobilidade!"
A sessão será composta por uma série de exercícios de manutenção física ligeira, terminando com uma sessão de relaxamento que o preparará para o final de tarde bastante tranquilo. Sem limite de idade e aberto a todo os interessados do distrito de Portalegre, portadores de Esclerose Múltipla ou não, "Relaxe... Pela sua mobilidade" propõe um tempo de relaxamento e boa disposição.
Inscrição gratuita e limitada a 40 pessoas.
Local: Pavilhão Rui Nabeiro
Hora: 18h30

Inscrições e mais informações:
Telefones: 932 681 409 | 268 687 058

SPEM Faro

29 Maio - Venda de Solidariedade
Sensibilização para o que é a EM, qual a intervenção e serviços da SPEM Faro e angariação de fundos.
Local: Mercado Municipal de Faro (manhã) e peditório nas ruas de Faro a favor da SPEM (tarde)

30 Maio a 1 Junho - Feira da Cidadania, Festa da Criança e Feira do Livro
Local: Praça do Auditório Municipal, em Lagoa.

Mais informações:
Delegação Distrital de Faro
Praceta Salgueiro Maia - Bloco D
8000-189 Faro
Telefone: 289 829 268
Telemóvel: 938 232 957
Email: faro-geral@spem.pt
  

terça-feira, maio 28, 2013

ESCLEROSE MÚLTIPLA: A IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA INDIVIDUAL E FAMILIAR

Celebra-se na última 4ª feira de Maio o Dia Mundial da Esclerose Múltipla.

“A EM é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afecta o Sistema Nervoso Central (SNC).É uma doença que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade, ou seja, entre os jovens adultos. Afecta com maior incidência as mulheres do que os homens. Esta patologia é diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afectada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico (Ressonância Magnética Nuclear, Estudo de Potenciais Evocados e Punção Lombar). Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com EM (dados da Organização Mundial da Saúde) e em Portugal mais de 5.000 (João de Sá, 2005). A EM pode produzir sintomas idênticos aos de outras patologias do SNC, pelo que o diagnóstico poderá demorar anos a acontecer.” (Informação disponível no site da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla- SPEM).

Os sinais e sintomas principais são fadiga, visão turva, perda de força muscular, alterações da sensibilidade (formigueiro, picadas, dormência, sensação áspera no tato), dor, alterações urinárias e intestinais, problemas sexuais, desequilíbrio e falta de coordenação motora, alterações cognitivas (atenção, memória, resolução de problemas) e alterações do humor. Sobretudo numa fase inicial, estes sintomas podem ser desvalorizados por surgirem de forma intermitente.

O diagnóstico de EM é dramático para a pessoa e para a sua família, tendo em conta o caráter degenerativo. O tratamento, que procura travar a doença, traz frequentemente efeitos secundários muito desconfortáveis e incapacitantes, que podem levar à não adesão à terapêutica e, consequentemente, a um agravamento mais rápido.

A qualidade de vida diminui drasticamente, sobretudo devido às dificuldades motoras. É frequente um funcionamento marcado pela euforia, que muitas vezes se confunde com uma falta de consciência dos défices.

Consoante a frequência e gravidade dos surtos, vai havendo uma oscilação entre o agravamento dos défices e a recuperação. A EM é uma doença crónica e requer aprendizagem do doente e da família.

É de extrema importância que o doente e a família tenham acompanhamento psicológico. Para o doente, o processo psicoterapêutico será essencial na adaptação ao diagnóstico e na adesão aos tratamentos. Por outro lado, elaborar a angústia, o medo e a revolta é crucial para que exista um maior equilíbrio emocional e, consequentemente, maior capacidade para lidar com a evolução da doença e para a descoberta de capacidades. Para além do trabalho psicoterapêutico, recomenda-se intervenção neuropsicológica no sentido de minimizar ou travar os défices cognitivos (atenção, memória, lentificação, raciocínio, etc). É importante não esquecer ainda a família, que sofre igualmente com a evolução da doença e com a progressiva dependência do familiar com EM.

Em Portugal ainda parece dar-se pouca importância à intervenção psicoterapêutica aliada às doenças crónicas e degenerativas, quando uma maior estabilidade emocional do doente e da família é essencial para uma melhor qualidade de vida de ambos.


A Psicronos está sensível a este aspeto, motivo pelo qual estabeleceu um protocolo com a SPEM há algum tempo, no sentido de permitir condições especiais aos seus membros.

segunda-feira, maio 27, 2013

HIPERATIVIDADE OU HIPER-DIAGNÓSTICO?

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é o distúrbio neuro-comportamental mais comum na infância, que pode afetar profundamente o desempenho académico, o bem-estar e as interações sociais das crianças. Caracteriza-se por instabilidade da atenção, agitação excessiva e impulsividade.

Muitos dos sintomas não são exclusivos da PHDA, podendo ser encontrados em outras patologias, pelo que é importante uma avaliação especializada.

Apesar de se usar o termo “hiperatividade” num sentido lato para explicar a agitação das crianças, são muito poucos os casos em que estamos perante um quadro de PHDA propriamente dito. Por exemplo, os casos mais frequentes são, talvez, os “hiper-mal-educados”! A falta de regras leva a uma agitação frequente, associada à ausência de limites, e a uma baixa tolerância à frustração que leva a conflitos constantes. Mesmo perante estes casos, estamos perante sofrimento emocional uma vez que a criança sente que ninguém a controla (daí a sua necessidade de controlar). Estas crianças testam constantemente os limites, à espera de encontrar um adulto capaz de perceber a sua insegurança e que lhes dê uma autoridade firme e afetuosa.

A agitação também é cada vez mais identificada nas perturbações depressivas e bipolares, sobretudo nos rapazes. Trata-se de “não parar, para não pensar”. Nos problemas de ansiedade, a agitação psicomotora também é frequente e traduz a inquietação interna. Na deficiência mental e nas Perturbações Globais do Desenvolvimento, a irrequietude está associada à não compreensão das normas e do contexto, entre outros aspetos que podem ser partilhados com a base da hiperatividade e do défice de atenção. Na psicose, existe um estado de alerta permanente devido ao sentimento persecutório que leva a uma agitação como defesa contra a ameaça percecionada. Há ainda as alterações transitórias, como a mudança de escola, o nascimento de um irmão, um conflito familiar, algo que acontece na vida da criança que requer compreensão e adaptação da sua parte.

Em qualquer dos casos, existe sofrimento emocional. A grande distinção entre estes quadros é talvez a causa e a consequência. No caso da PHDA, temos a agitação (de origem neurobiológica) que provoca sofrimento devido à crítica e à punição constantes, bem como pelo sentimento de não corresponder às expetativas. Nos restantes casos, há um sofrimento que causa a agitação.

Esta tem sido a minha visão da hiperatividade Vs agitação, motivo pelo qual considero que tem havido um sobrediagnóstico e, consequentemente, uma sobremedicação das crianças. Preocupa-me que a nova revisão do manual das perturbações mentais (DSM-V), publicada há menos de um mês, não tenha, ao contrário do esperado, afunilado os critérios de diagnóstico. Aliás, aumentou até a sua abrangência, por exemplo ao considerar o início dos sintomas até aos 12 anos, quando anteriormente se considerava que as manifestações deviam estar presentes antes dos 7 anos e, qualitativamente, com sinais evidentes anteriores aos 3 anos.

Só esta pequena alteração nos critérios irá, na minha opinião, aumentar o risco de confusão e de diagnósticos apressados, colocando no mesmo “saco” da Hiperatividade outros quadros, com causas diferentes e, como tal, que requerem intervenções diferentes.

Continuarei a desenvolver o tema da PHDA nas próximas semanas.

sexta-feira, maio 24, 2013

THE OVERVIEW EFFECT




"Tudo depende da perspetiva"
Quando dizemos esta frase estamos a referir-nos, normalmente, à maneira de ver algo. E apesar de querermos dizer "a maneira de pensar/encarar/interpretar algo", a verdade é que o termo tem as suas origens na experiência sensorial visual e está, por isso, carregado de metáforas visuais (ex: "ponto de vista"). 

O vídeo que se segue remete-nos para uma experiência onde a perspetiva visual apresentada afeta profundamente a perspetiva fenomenológica/psicológica/cognoscível ao mais profundo nível. 


Faz-me pensar na importância da consciência e da sua relação intrínseca com o mundo sensorial/experiencial, como contentor, como espaço mais ou menos inclusivo dos seus objetos; e na forma como o tipo de conteúdo (e o espaço para o mesmo) na consciência, modifica radicalmente os sentimentos, pensamentos, humor, atitudes e até o sentido da vida e de quem somos. 

quarta-feira, maio 22, 2013

Bullying (III): um ciclo que se perpetua?


Como consequência da violência repetida do Bullying, existe uma clara diminuição da auto-estima e surgem manifestações de ansiedade, irritação, agitação, depressão e medo. Do ponto de vista somático, são frequentes alterações no sono, dores de barriga e diminuição do apetite. A partir de certa altura, a criança ou adolescente tende a começar a resistir a ir para a escola e apresenta uma quebra no rendimento escolar. Em situações mais dramáticas, pode mesmo haver tentativa de suicídio, algumas vezes conseguida, como nos têm vindo a dar a conhecer os meios de comunicação.Em alguns casos, a vítima convence-se que a agressividade é o melhor meio para atingir os fins e passa a assumir a postura de agressor em vários contextos da sua vida.

O ciclo do Bullying deixa a vítima relativamente isolada. De um lado temos o agressor ou o mentor do bullying, o seu seguidor, que é muitas vezes o perpetrador da agressão, o apoiante que participa no ato e o apoiante passivo que, apesar de não participar, aprova. Existe ainda o observador neutro, que não assume nenhuma posição. Do lado da vítima, estão o defensor passivo, que desaprova o bullying, mas não protege, e o defensor que procura ativamente proteger a vítima. É claramente uma situação de desequilíbrio que mantém a vítima num ciclo que pode prolongar-se por um período extremamente longo.

Os pares, ou a audiência, têm portanto um papel fundamental na manutenção do bullying. De um lado aprovam e incentivam, dou outro afastam-se sem se comprometer. Alguns colegas e amigos querem ajudar, mas não sabem como. Muitos estudos indicam que um episódio pode terminar em menos de um minuto se o bullie não tiver audiência.