Começo já por assumir: sim, tenho escrito menos neste blog. E não foi apenas por causa das férias. Eu explico.
Antes, eu escrevia os posts num laptop. Recentemente , a minha vida mudou: comprei um iPhone ( ofereceram-mo, vá...). Faço tudo com ele, à excepção de alguns trabalhos mais académicos q exijam PowerPoint ou um programa de texto mais elaborado. O meu MAC portátil transformou-se numa espécie de mãe de todos, e reside agora, qual computador fixo, na sala, ligado ao écran LCD onde vejo os filmes e series da televisão.
Agora, em vez de arrastar com o MAC num trolley, ando com o iPhone no bolso das calças ou na mala.
Nele posso ler e escrever os mails, tuitar, passar pelo Facebook, ler os jornais, escrever pequenos textos e até ler os meus poemas preferidos, desde que o Kindle Store, da Amazon, passou a ter uma aplicação para esse efeito. Não satisfeita com isso, tiro fotografias e vídeos, faço desenhos, transformo caras (com a aplicação fatbooth, hilariante).
Até ando a escrever pequenos contos, que um dia espero publicar. São as chamadas short short stories, contos muito curtos, para ler de um trago.
E então, porque não blogo mais? É aqui que sou obrigada a reconhecer que nem o meu iPhone é perfeito. É q eu gosto, ou gostava, de colocar uma fotografia alusiva nos posts. E isso é que agora não consigo fazer. O dashboard para os blogs do Google não têm essa opção, pelo menos aqui no iPhone.
Estive a reflectir e acho que mais vale continuar a escrever sem fotos. O óptimo é inimigo do bom, como diz o ditado.
Segue em breve um post sobre o prolongamento da adolescência, um problema actual e que diz respeito a todos nós. Até já.
sábado, agosto 21, 2010
terça-feira, agosto 10, 2010
A origem
Fui ver este filme e se no inicio me pareceu muito disparatado, acabou por me surpreender e divertir. Na verdade o argumento é um emaranhado de construções meio loucas em torno dos processos mentais e dos sonhos, como via de acesso ao inconsciente. Vale a pena ver.
Gostei especialmente da representação da culpa, uma sacaninha persecutória e enlouquecedora alojada nas profundezas da mente.
quarta-feira, agosto 04, 2010
segunda-feira, julho 12, 2010
GRANDE IDEIA!
O jornal i tem diariamente uma pequena secção em uma pessoa é convidada a formular uma ideia para Portugal.
Na de hoje, Maria do Rosário Pedreira, editora de um grande grupo editorial, sugere o seguinte:
"Todos os dias vejo outdoors, folhetos, correspondência, tabuletas, toldos, ementas, jornais e revistas com erros de ortografia, pontuação e concordância; sendo responsáveis pela propagação destes erros, as empresas que os cometem deveriam pagar uma multa (ainda que simbólica), cujo valor remetesse para instutuições ligadas à educação".
Ora aqui está uma grande ideia, que talvez pudesse estancar a temível poluição gramatical e contribuir para ajudar o depauperado orçamento de Estado. Eu não me importo de pagar cada vez que me enganar a escrever neste e noutros blogues, se isso puder ajudar a despoluir o ambiente.
domingo, julho 11, 2010
GOSTAR DO QUE SE FAZ
Passo a citar de um jornal diário de ontem o seguinte trecho de um artigo com entrevistas:
E o que faz um bom [profissional nesta área]?
Acima de tudo, gostar disto. Ajuda-nos a estar motivados. É uma carreira em que nos é pedida muita persistência e criatividade (...).
E um grande sentido de responsabilidade, capacidade para gerir, no imediato, situações de forma equilibrada em momentos de grande stresse.
De que área de actividade se trata?
De um banco? De um jornal? De uma estação de televisão? De um quartel de bombeiros? De uma sociedade corretora?
Errado, errado, errado.
Trata-se de um artigo sobre a Polícia Judiciária e a admissão de novos inspectores (licenciados em direito, psicologia, sociologia, engenharia, etc).
Palavras-chave: GOSTAR DISTO
Sem motivação, não se vai lá. E criatividade, e resiliência.
Boa, PJ!
E o que faz um bom [profissional nesta área]?
Acima de tudo, gostar disto. Ajuda-nos a estar motivados. É uma carreira em que nos é pedida muita persistência e criatividade (...).
E um grande sentido de responsabilidade, capacidade para gerir, no imediato, situações de forma equilibrada em momentos de grande stresse.
De que área de actividade se trata?
De um banco? De um jornal? De uma estação de televisão? De um quartel de bombeiros? De uma sociedade corretora?
Errado, errado, errado.
Trata-se de um artigo sobre a Polícia Judiciária e a admissão de novos inspectores (licenciados em direito, psicologia, sociologia, engenharia, etc).
Palavras-chave: GOSTAR DISTO
Sem motivação, não se vai lá. E criatividade, e resiliência.
Boa, PJ!
quinta-feira, julho 08, 2010
ESTE PAÍS É PARA VELHOS?
(photo credits: scrapetv)
Li esta fim de semana uma notícia bastante mal redigida, mas em que ressaltava a seguinte informação: de acordo com uma sondagem, os jovens portugueses considerariam que a velhice começava aos 51 anos! Acresce que no resto da Europa a idade indicada pelos jovens é muito superior, dizia também a tal notícia.
É certo que não sabemos sequer que idade têm estes jovens da amostra. Serão crianças? (caso em que seria mais compreensível). Mas vamos supôr que não são, que terão entre 18 e 25 anos, por exemplo. Onde diabo terão eles ido buscar esta ideia de aos 50 anos se ser um velho?
Depois de muito matutar, concluí que só pode ser por culpa dos pais. Ou seja, é provável que ouvindo os pais, tios, etc, a queixarem-se interminavelmente de que a reforma nunca mais chega, e outras lamúrias do género, tenham formado esta extraordinária concepção de uma velhice prematura.
Já aqui tenho várias vezes falado desta tendência que nós temos para não gostarmos do que fazemos. Ou melhor: parece que não fazemos o que gostamos. E por que será?
Fracas escolhas na escolha da área de estudos? Poucas escolhas profissionais? Falta de brio? Desmotivação? Ética de trabalho deficiente? Patrões e chefes chatos? Concepção do trabalho como "emprego"?
Eis algo que nos devia fazer pensar.
Li esta fim de semana uma notícia bastante mal redigida, mas em que ressaltava a seguinte informação: de acordo com uma sondagem, os jovens portugueses considerariam que a velhice começava aos 51 anos! Acresce que no resto da Europa a idade indicada pelos jovens é muito superior, dizia também a tal notícia.
É certo que não sabemos sequer que idade têm estes jovens da amostra. Serão crianças? (caso em que seria mais compreensível). Mas vamos supôr que não são, que terão entre 18 e 25 anos, por exemplo. Onde diabo terão eles ido buscar esta ideia de aos 50 anos se ser um velho?
Depois de muito matutar, concluí que só pode ser por culpa dos pais. Ou seja, é provável que ouvindo os pais, tios, etc, a queixarem-se interminavelmente de que a reforma nunca mais chega, e outras lamúrias do género, tenham formado esta extraordinária concepção de uma velhice prematura.
Já aqui tenho várias vezes falado desta tendência que nós temos para não gostarmos do que fazemos. Ou melhor: parece que não fazemos o que gostamos. E por que será?
Fracas escolhas na escolha da área de estudos? Poucas escolhas profissionais? Falta de brio? Desmotivação? Ética de trabalho deficiente? Patrões e chefes chatos? Concepção do trabalho como "emprego"?
Eis algo que nos devia fazer pensar.
quarta-feira, julho 07, 2010
Adultério e apredejamento
Actualmente, em países como o Irão, ainda se continuam a punir de forma selvática e sem escrúpulos crimes como o adultério. É o caso de uma mulher que depois de ter sido torturada para confessar que tinha cometido adultério, está agora seriamente em risco de ser sentenciada à morte por apedrejamento - alerta uma activista iraniana defensora dos direitos humanos. Segundo o procedimento descrito no código civil iraniano, Sakineh, o nome desta mulher mãe de 2 filhos, devrá ser enterrada até ao peito e apedrejada sadicamente até à morte com pedras que não a matem de imediato.
Afinal de contas, alguns hábitos culturais relatados na Bíblia sagrada continuam a estar perfeitamente em voga em algumas culturas. Resta saber se precisaremos de outro(s) Messia(s) para "combater", pelo amor, as desigualdades, injustíças, sofrimento e ódio humanos.
quarta-feira, junho 23, 2010
quarta-feira, junho 16, 2010
Exposição de Fotografia Periferias
Nem dentro nem fora: na periferia. À margem. Quase isso, mas nem tanto. Na fronteira. Na berma. Definindo-se não por si mesmo mas pela proximidade ao outro. Próximo por oposição ao distante, mas distante, diferente, na relação com o próximo. Ambíguo. Marginal.
Mas nunca nada é apenas central. Neste Universo em que tudo se relaciona com tudo, poderá residir nas periferias o nó da comunicação?
Decidimos explorar este tema no trabalho deste ano, congregando projectos de diversas áreas e vertentes numa lógica expositiva conjunta que permita revelar semelhanças e aperceber padrões, lançando as bases de uma reflexão estrutural sobre as nossas acções e públicos, sobre a própria forma de definir, pensar e fazer intervenção social.
Poderá a imagem fotográfica, com o seu imenso potencial enquanto representação material de ideias, levar-nos a um distanciamento do tema e ajudar-nos a olhar para ele de outra forma, descobrindo novas dimensões e novas posturas?
MEF – Movimento de Expressão Fotográfica
Mas nunca nada é apenas central. Neste Universo em que tudo se relaciona com tudo, poderá residir nas periferias o nó da comunicação?
Decidimos explorar este tema no trabalho deste ano, congregando projectos de diversas áreas e vertentes numa lógica expositiva conjunta que permita revelar semelhanças e aperceber padrões, lançando as bases de uma reflexão estrutural sobre as nossas acções e públicos, sobre a própria forma de definir, pensar e fazer intervenção social.
Poderá a imagem fotográfica, com o seu imenso potencial enquanto representação material de ideias, levar-nos a um distanciamento do tema e ajudar-nos a olhar para ele de outra forma, descobrindo novas dimensões e novas posturas?
MEF – Movimento de Expressão Fotográfica
A Inauguração da Exposição será no próximo dia 18 ás 21 horas no Campo Grande n.º 185.
segunda-feira, junho 14, 2010
FPAT
Rua José Estêvão, 137, 2.º - 1169-058 Lisboa
Tel.: 217 931 668/ Fax: 217 97 07 48
E-mail: fpat@iol.pt, Webpage: http://www.fpat.pt/
domingo, junho 13, 2010
INOVAÇÃO E CONFUSÃO
http://thoughtleadershipleverage.com/2010/04/embracing-confusion/
A leitura deste post de Peter Winick é muito interessante. O autor argumenta que se uma pessoa conseguir ultrapassar os minutos iniciais de uma situaçao de confusão mental, estarão criadas as condiçoes para a inovação.
Em psicanalise chamamos "capacidade negativa" a essa capacidade de tolerar a frustraçao de nao saber ou nao conseguir perceber ( a expressao vem dum verso do poeta inglês Keats). Às vezes parece que se perde o pé, é verdade, e o mundo parece incompreensível. A capacidade de pensar do ser humano, no entanto, é notável. E da confusao, como diz o ditado, nasce a luz. Ou seja, às vezes é preciso senturmos uma enorme sensação de confusão, para podermos avançar.
A leitura deste post de Peter Winick é muito interessante. O autor argumenta que se uma pessoa conseguir ultrapassar os minutos iniciais de uma situaçao de confusão mental, estarão criadas as condiçoes para a inovação.
Em psicanalise chamamos "capacidade negativa" a essa capacidade de tolerar a frustraçao de nao saber ou nao conseguir perceber ( a expressao vem dum verso do poeta inglês Keats). Às vezes parece que se perde o pé, é verdade, e o mundo parece incompreensível. A capacidade de pensar do ser humano, no entanto, é notável. E da confusao, como diz o ditado, nasce a luz. Ou seja, às vezes é preciso senturmos uma enorme sensação de confusão, para podermos avançar.
quarta-feira, maio 26, 2010
Histórias Sobre Mim
Histórias sobre mim
A fotografia nunca abandonou a sua relação histórica com a prática do retrato. A condição de se relacionar com o real de um modo científico – óptico, químico, mecanicamente fracturante – eliminou, assim se convencionou, o erro da interpretação humana. O retrato, livre então da subjectividade pela objectiva (da) câmara, cristalizaria rostos, que se tornariam objectos de mnemónica.
A imagem que se cria separa dois lados: o de cá e o de lá. O retratado e o observador que, apesar dessa fronteira entre espaços, se entreolham num ricochete constante. Pressupõem, contudo, algumas regras prévias: que antes, fotógrafo e personagem se encontrem no mesmo espaço e no mesmo tempo.
Em «histórias sobre mim», Carla Cabanas revisita temas que lhe são queridos: a memória e o retrato. Nesse encontro com o retratado a câmara torna-se num gravador que regista toda a resposta ao pedido “conta uma história sobre mim”. A “pin hole” não utiliza lentes, não tem componentes mecânicos, nem pode gerar imagens a partir de curtas fracturas de tempo. No final não restam rostos reconhecíveis. Não é um trabalho para que perdure a memória do retratado, mas para perscrutar o que perdura na sua memória sobre a artista. Então o retrato transforma-se em auto-retrato: uma imagem que dentro de si não tem cá, nem lá.
Valter Ventura.
A fotografia nunca abandonou a sua relação histórica com a prática do retrato. A condição de se relacionar com o real de um modo científico – óptico, químico, mecanicamente fracturante – eliminou, assim se convencionou, o erro da interpretação humana. O retrato, livre então da subjectividade pela objectiva (da) câmara, cristalizaria rostos, que se tornariam objectos de mnemónica.
A imagem que se cria separa dois lados: o de cá e o de lá. O retratado e o observador que, apesar dessa fronteira entre espaços, se entreolham num ricochete constante. Pressupõem, contudo, algumas regras prévias: que antes, fotógrafo e personagem se encontrem no mesmo espaço e no mesmo tempo.
Em «histórias sobre mim», Carla Cabanas revisita temas que lhe são queridos: a memória e o retrato. Nesse encontro com o retratado a câmara torna-se num gravador que regista toda a resposta ao pedido “conta uma história sobre mim”. A “pin hole” não utiliza lentes, não tem componentes mecânicos, nem pode gerar imagens a partir de curtas fracturas de tempo. No final não restam rostos reconhecíveis. Não é um trabalho para que perdure a memória do retratado, mas para perscrutar o que perdura na sua memória sobre a artista. Então o retrato transforma-se em auto-retrato: uma imagem que dentro de si não tem cá, nem lá.
Valter Ventura.
sexta-feira, maio 21, 2010
VIVER OUTRAS VIDAS
Qual de nós não terá já pensado que gostaria de viver outra vida? Ser uma pessoa diferente, viver noutro país, noutra época, ter outra imagem, outra história, outra vida passada?
Para a maior parte de nós, são apenas fantasias. É verdade que a profissão de psicólogo, psicoterapeuta ou psicanalista faz-nos ter de viver outras vidas, por interposta pessoa. A empatia obriga-nos a pôr-nos na pele da outra pessoa, quase viver por ela algumas coisas. É normal, e talvez mesmo desejável.
Mas há outra forma de viver outras vidas e outras experiências, e essa é até mais antiga: as leituras.
Os livros permitem-nos aceder a inúmeras experiências que o nosso curto (por definição) horizonte temporal nunca permitirá. Muitas e variadas personagens, muitas histórias, muitas aventuras, muitas descobertas. Nem que vivêssemos duzentos anos alguma vez poderíamos ter acesso a essas vivências que os livros que outros escreveram nos permitem.
Com todos esses autores podemos viver tudo aquilo que gostaríamos - ou não, porque também há livros tristes. Mas esses também são importantes, e ajudam-nos a relativizar as nossa experiências.
É tão importante criar hábitos de leitura nas crianças. Experimentem ler-lhes todos dias à noite umas páginas. Verão que eles no dia seguinte querem saber a continuação e com o tempo serão esses próprios a querer ler. E leiam, ou contem-lhes, muitos contos de fadas, muitos. O marvilhoso, que também inclui o assustador, alimenta o imaginário. Não se deixem ir atrás do (estupidamente) politicamente correcto e não tentem proteger os meninos dos sustos e das emoções. É bom que se vão treinando.
quinta-feira, maio 20, 2010
Mitos e Verdades sobre a Memória
MITOS:
1- Lembranças especiais da primeiríssima infância podem ser recuperadas
Sabe-se hoje que memórias de longo prazo sobre episódios específicos só começam a ser formadas por volta dos 3 anos de idade. O hipocampo, que processa essas memórias, ainda é pouco desenvolvido antes dessa idade.
2- Uma bebedeira mata milhares de neurónios
A eventual perda temporária de memória depois de uma noite de excesso de álcool, ocorre porque o álcool prejudica as sinapses e não porque mata neurónios.
3- As células do cérebro não se regeneram
O cérebro de um adulto tem a capacidade de formar novos neurónios, ainda que em pequena quantidade. Este processo é mais comum no hipocampo, responsável pelas memórias de longo prazo.
4- Falhas de memória em idosos são sinal de Alzheimer
É natural que a eficiência da memória diminua com o tempo. A doença de Alzheimer é mais grave porque leva à degeneração do cérebro e torna a pessoa incapaz de realizar tarefas diárias simples.
5- O jogos de computador prejudicam a memória
Os jogos de computador podem ser benéficos para aumentar a capacidade de atenção, fundamental para a memória.
6- Uma vez guardada, uma lembrança nunca muda
Neste aspecto o cérebro é muito plástico, podendo as memórias ser modificadas de várias maneiras por novas experiências.
1- Lembranças especiais da primeiríssima infância podem ser recuperadas
Sabe-se hoje que memórias de longo prazo sobre episódios específicos só começam a ser formadas por volta dos 3 anos de idade. O hipocampo, que processa essas memórias, ainda é pouco desenvolvido antes dessa idade.
2- Uma bebedeira mata milhares de neurónios
A eventual perda temporária de memória depois de uma noite de excesso de álcool, ocorre porque o álcool prejudica as sinapses e não porque mata neurónios.
3- As células do cérebro não se regeneram
O cérebro de um adulto tem a capacidade de formar novos neurónios, ainda que em pequena quantidade. Este processo é mais comum no hipocampo, responsável pelas memórias de longo prazo.
4- Falhas de memória em idosos são sinal de Alzheimer
É natural que a eficiência da memória diminua com o tempo. A doença de Alzheimer é mais grave porque leva à degeneração do cérebro e torna a pessoa incapaz de realizar tarefas diárias simples.
5- O jogos de computador prejudicam a memória
Os jogos de computador podem ser benéficos para aumentar a capacidade de atenção, fundamental para a memória.
6- Uma vez guardada, uma lembrança nunca muda
Neste aspecto o cérebro é muito plástico, podendo as memórias ser modificadas de várias maneiras por novas experiências.
VERDADES:
1- O estudo intercalado por periodos de descanso ajuda a memorização
Para memorizar uma dada informação, ajuda evocá-la repetidas vezes, a intervalos crescentes (após algumas horas, depois um dia, dias, semanas, meses...).
2- As lembranças são mais facilmente recuperadas por associação
Campeões de memorização associam as informações a palavras-chave ou a imagens conhecidas. Por exemplo, para se lembrar do nome Julieta, pode-se associá-lo á personagem de Shakespeare.
3- Exercício físico é bom para a memória
O volume de massa cinzenta em regiões do cérebro relacionadas à memória aumenta com exercícios aeróbicos.
4- Excesso de informação prejudica a memorização
O bombardeamente de informação a que somos sujeitos diariamente dificulta a atenção e tempo necessários á formação de novas memórias.
5- Dormir tem um papel fundamental na memória
O sono - e os sonhos - tem um papel relevante na consolidação de memórias de longo prazo.
6- A obesidade prejudica a memória
A gordura abdominal eleva os índices de insulina no organismo afectando o funcionamento de determinados receptores no cérebro ligados à memória.
7- Diversão mantém a memória activa
As actividades que exercitam a memória incluem jogos de cartas, xadrez, palavras cruzadas, tocar um instrumento musical, ler e manter uma vida social intensa.
Informação baseada num artigo da revista "Veja".
domingo, maio 16, 2010
"É PROIBIDO PARAR DE PENSAR" ent. com A. Castro Caldas
Recomendo absolutamente a leitura da entrevista que Alexandre Castro Caldas deu ontem ao jornal i e que pode ser lida online em:
http://www.ionline.pt/conteudo/60024-alexandre-castro-caldas-tocar-um-instrumento-e-muito-util
Fala da educação, das crianças, da escola, da aprendizagem, do cérebro, da memória, da música, da socialização, da inteligência, da doença, da morte. Homem de uma imensa sensibilidade e sabedoria, Castro Caldas faz (nos) a ponte entre as neurociências e a vida.
http://www.ionline.pt/conteudo/60024-alexandre-castro-caldas-tocar-um-instrumento-e-muito-util
Fala da educação, das crianças, da escola, da aprendizagem, do cérebro, da memória, da música, da socialização, da inteligência, da doença, da morte. Homem de uma imensa sensibilidade e sabedoria, Castro Caldas faz (nos) a ponte entre as neurociências e a vida.
quinta-feira, maio 13, 2010
Vale a pena pensar nisto....
"Não se pode viver de infinitas hipóteses e de escolhas múltiplas, tem que se viver no real com o concreto e as escolhas que fazemos são importantes."
escrito por um conhecido meu
escrito por um conhecido meu
terça-feira, maio 04, 2010
sábado, maio 01, 2010
segunda-feira, abril 26, 2010
A ANGÚSTIA DA PAGINA EM BRANCO
Esta extraordinária instalção de vídeo tem o título "A angústia da página em branco". A minha favorita é a das 2 pags. O autor chama-se Ariel Schlesinger.
http://www.todayandtomorrow.net/2010/04/12/the-anguish-of-the-white-page/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+todayandtomorrow_net+%28today+and+tomorrow%29&utm_content=Twitter
http://www.todayandtomorrow.net/2010/04/12/the-anguish-of-the-white-page/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+todayandtomorrow_net+%28today+and+tomorrow%29&utm_content=Twitter
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