sexta-feira, abril 20, 2012
Mitos Conjugais
terça-feira, abril 17, 2012
EU BRINCO, TU BRINCAS, NÓS BRINCAMOS
Numa altura em que as crianças brincam cada vez menos e os adultos estão cada vez mais sérios, carregados de angústias, de responsabilidades e de vazio relacional, vale a pena relembrar o pensamento de Winnicott:
“É no brincar, e apenas no brincar, que a criança ou o adulto é capaz de ser criativo e de usar toda a sua personalidade, e é apenas no ser criativo que o indivíduo descobre o seu Eu”.
segunda-feira, abril 16, 2012
COACHING: A QUEM SE DESTINA
Trata-se de um processo que visa estimular a consciência e a reflexão no cliente, possibilitando-lhe empowerment e desenvolvimento pessoal.
Como todas as técnicas sérias nesta área, não faz milagres. É preciso que o cliente queira de facto fazer alguma coisa por si próprio.
O coaching aplica-se na área pessoal (life coaching) e na area profissional (executive coaching, team coaching, etc).
O livro cuja capa está na imagem é um dos livros básicos acerca do assunto.
sábado, abril 14, 2012
Mulheres Inteligentes, relações saudáveis - Um livro com bom-senso
A traição amorosa e os ciúmes são temas constantes nas sessões com os pacientes e nas conversas com os colegas sobre os “casos” (já para não falar nas nossas próprias vidas, é que apesar de psicólogos também somos homens e mulheres em relações amorosas).
Acho que um livro cheio de bom-senso pode ser um excelente auxiliar psicoterapêutico e este livro do psiquiatra Augusto Cury entra, na minha opinião, nessa categoria. Não é um livro técnico (apesar de elencar categorias e estabelecer tipologias). É um livro que ajuda a estruturar o pensamento e que dá bons conselhos. Lê-se numa tarde de fim-de-semana (foi o que aconteceu comigo hoje à tarde), fica alguma coisa e transmite alento e o sentimento de que podemos ser autores do nosso próprio destino (pelo menos de uma parte).
Ele diz que os ERROS CAPITAIS DE UMA RELAÇÃO DOENTE são:
. A ditadura do ciúme e a perda de admiração
. A ditadura do excesso de trabalho e da insensibilidade
. A ditadura da crítica excessiva e do medo da perda
E depois, enuncia as LEIS FUNDAMENTAIS DE UMA RELAÇÃO SAUDAVEL:
. O poder do elogio e os investimentos em sonho
. A arte de surpreender e a arte de agradecer
. A arte de dialogar e de autodialogar
É, num certo sentido, um livro simplista para um problema híper-complexo, mas não deixa de ser interessante e útil. Uma leitura a ter em conta, principalmente quando não se é psicólogo e se anda às voltas com estas questões.
quinta-feira, abril 12, 2012
Crise Social e Suicídio
Os números do suicídio têm vindo a aumentar, tornando este um tema emergente.
Para além dos quadros clássicos de depressão; o desemprego, a pobreza e a exclusão social despoletam sentimentos de tristeza e de desamparo, que têm uma correlação positiva com a ideação suicida e o suicidio.
Em tempos de crise, com o agravamentos destes sintomas o apoio médico e psicológico torna-se imprescindível, assim como o apoio daqueles que estam por perto.
terça-feira, abril 10, 2012
A ARTE DE SONHAR
"Um corpo que não sonha é como uma casa desabitada- a ruína é o seu destino."
"Nascemos de um sonho, vivemos no sonho, morremos quando o sonho acaba. E a cura analítica não é mais que a abertura do sonho; acaba quando o paciente sabe sonhar."
sábado, abril 07, 2012
ARTE e PSICANÁLISE
Puro prazer. De representar, de assistir, de sentir e de pensar.
Teatro dentro do teatro, dentro do teatro.
Falo da peça que a Cornucópia (Teatro do Bairro Alto), pelas mãos de Luís Miguel Cintra e de um coeso grupo de actores, estreou na passada quinta-feira, dia 29 de Março e que estará em cena até 29 de Abril. Recomendável ver.
É uma festa, simultaneamente rigorosa e descontraída, moderna e clássica, que nos brinda com uma homenagem ao teatro.
Mas é também um texto cheio de camadas. Que parte de uma fragmentação do texto ‘Lo Fingido Verdadero', de Lope de Vega (1562-1635), reconvertido em “ Fingido e Verdadeiro, ou o Martírio de S. Gens”, depois de cruzado com outras fontes: ‘Flos Sanctorum' (texto anónimo português do século XVI) e ‘História Imperial e Cesárea' (de Pedro Mexia), e de entremeado com citações de Santo Agostinho, Tertuliano, Louis Jouvet e Jean Genet.
O resultado é um exercício preciso e condensado de criação e criatividade, concebido criticamente a partir de textos clássicos, e com sabedoria encenados (Luís Miguel Cintra) e cenografados (Cristina Reis). A acção central situa-se no século III, no tempo do Imperador de Roma Diocleciano, e Gens, actor e encenador, ao representar um cristão, transforma-se num (converte-se) e vem a ser condenado à morte. Parece que Lope de Vega terá escrito “ Lo Fingido Verdadero com a ideia de que fingir e fazer verdade são duas coisas diferentes, e que naquele dia quando o São Gens estava a representar, estava a fingir, e de repente aquilo que ele fingia tornou-se verdadeiro” diz-nos Luís Miguel Cintra.
Fingir tão completamente é procurar em si aquilo -- que, na memória de pensamentos, sensações e emoções-- está em sintonia com, ou se aproxima mais do que está a ser fingido ou representado. Quem escreve, ou encena, ou representa, acaba por falar de si.
A colagem, ou a intersecção de textos e de épocas, não faz perder a unidade do conjunto, ou a qualidade do impacto. Os vários bastidores, atravessados por comentários e cenas, acabam por ser fundidos numa linha narrativa consistente É uma coisa única, e como experiência única se constitui.
Como um ensaio a que assistimos, de um ou de vários espectáculos, a peça em 3 actos vai cerzindo as várias épocas, e faz-nos pensar nas ligações entre o poder e a arte teatral, a política e o investimento na actividade cultural, a verdade e o engano, a realidade e a ficção, o trabalho do actor, aquilo que o actor transporta do seu papel para si mesmo, e vice-versa, a verdade e a mentira.
E, fazendo a ponte, o tema da verdade e da mentira, da falsidade e do engano, é um tema bem caro à psicanálise, ao par terapeuta-paciente, e àquele ambiente onde a relação terapêutica se estabelece. Onde a busca da verdade é, em si, um processo terapêutico, como dizia Melanie Klein.
Mas a verdade e as verdades do sujeito (paciente), comunicadas através de palavras, silêncios e do seu corpo, que aparecem nem sempre muito claras ou coerentes, a pouco e pouco vão-se desenrolando, e vão-se distinguindo o verdadeiro do falso ou do fingido, na trama que acontece no palco da vida mental.
Freud dizia que “a relação entre analista e paciente se baseia no amor à verdade – isto é, no reconhecimento da realidade – e isso exclui qualquer tipo de impostura ou engano.” Para ele, as falsificações mentirosas integravam a operação de repressão, e “a repetição da mentira a tornaria uma verdade.” Por outras palavras, as mentiras, incluindo as mentiras sociais de conveniência (desculpas dissimuladas, omissão, exagero, deturpação...), apegam-se e são muitas vezes incorporadas por quem as cria, levando o seu criador a acreditar com convicção na sua versão da verdade, ou na sua ficção.
Por outro lado, as falsificações, auto-enganadoras e espécie de mitos pessoais, desenvolvem-se desde a infância como escapada às emoções difíceis, intoleráveis, penosas, no plano do inconsciente, afectando a função de pensar do sujeito, e são distintas do conceito de mentira onde impera uma deliberação consciente ou pré-consciente. Bíon, considerava também a busca da verdade como essencial ao crescimento mental, processo que exigia o estabelecimento de confrontos e de interrelações entre factos passados e presentes, entre realidade e fantasia, entre verdades e mentiras, e entre aquilo que o sujeito faz, diz e aquilo que, efectivamente, ele é.
A questão da verdade é assim um aspecto nuclear na psicanálise e na psicoterapia psicanalítica, onde a dança entre a coerência e a incoerência é facilitada pelo terapeuta e nos “tornamos verdadeiros na procura da verdade”, como dizia Freud . A busca da verdade (não moralística) vai alimentar a possibilidade de novas descobertas e a comunicação, gerando criatividade, fortalecendo a identidade e favorendo o alargamento do universo mental.
Sabendo como os actores tão bem o sabem, que a distinção entre a verdade e a mentira, ou o fingido, não é um processo claro ou fácil, mas uma caminhada paciente e criativa em prol da descoberta de si e do sentido da vida.
Isabel Botelho
terça-feira, abril 03, 2012
Antecipar a entrada na escola?
Nesta altura do ano são frequentes os pedidos de avaliação para a antecipação de entrada no 1º ano. Esta é uma situação bastante delicada que requer uma apreciação aprofundada do funcionamento da criança. Para iniciar a escolaridade, não basta que a criança seja inteligente. Muitos pais preocupam-se com uma entrada “tardia” na escola, com receio que tal represente um atraso na aprendizagem e no futuro dos filhos. Na verdade, o que é muitas vezes difícil de explicar é que as crianças adquirem os principais requisitos à aprendizagem na brincadeira e que uma entrada precoce na escola pode pôr em causa todo o percurso académico de uma criança que teria competências para ser bem sucedida.
Muitas destas crianças que avaliamos têm, de facto, adequados recursos cognitivos e algumas até já lêem e escrevem algumas palavras. Mas serão estes aspetos suficientes para um bom desempenho escolar?
Também na maioria dos casos, observamos crianças que apresentam uma grande discrepância entre o potencial intelectual e a o funcionamento emocional, e é aqui que reside o principal risco de uma entrada antecipada na escola.
Alguns estudos reportam o elevado número de diagnósticos de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção em crianças mais novas, que são tratadas e medicadas como tal, quando na verdade a agitação e a desatenção que revelam não são mais do que sinais de imaturidade.
Na verdade, podemos refletir também sobre o termo “imaturidade”. Será a criança imatura ou estará simplesmente a agir de acordo com o esperado para a sua idade? Estes sinais de imaturidade, não serão mais do que a incapacidade para sossegar o corpo e a mente numa altura em que deviam estar a explorar mais livremente o meio. Serão o sinal de uma indisponibilidade para a aprendizagem académica que requer períodos longos de concentração e quietude.
Às vezes os pais dizem “Se ele tivesse nascido 10 dias antes, era tudo mais fácil”. Eu respondo-lhes “Sorte a dele!”. Não significa que todas as crianças que entram mais cedo na escola têm insucesso, mas implicará um esforço intelectual e emocional muito maior.
Muitas destas crianças não têm ainda um “equipamento” emocional para lidar com a frustração e com o insucesso, o que pode levar a problemas de auto-estima e ao desinvestimento da escolaridade e, consequentemente, a dificuldades escolares que se acentuam e prolongam.
Para uma aprendizagem bem sucedida, a criança precisa de adequados recursos intelectuais e de um bom ajustamento emocional, de forma a sentir-se motivado para o sucesso e conseguir ultrapassar a frustração do insucesso. Quando nos referimos aqui ao conceito de motivação, incluímos o reconhecimento dos objetivos da aprendizagem. O que é que eu ganho em estar aqui sentado, a prestar atenção e a trabalhar? Até aproximadamente aos 7 anos, a criança aprende com o único objetivo de imitar o adulto, e só depois dessa altura reconhece o que passa a ser capaz de fazer com aquilo que aprende. É esta a idade ótima para a aprendizagem.
domingo, abril 01, 2012
O INCONSCIENTE ASSINALADO
http://bigthink.com/think-tank/the-importance-of-magical-thinking
CAMAS, QUARTOS E SONHOS
http://www.apartmenttherapy.com/literary-style-15-writers-bedrooms-168023
domingo, março 25, 2012
AS ESTRELAS E NÓS
Dizem que a maior parte do universo é feita de matéria negra. Assim sendo, as estrelas e com elas a luz são uma pequena parte. Que interessa, é delas que se fazem os sonhos...
(foto:NASA
http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2204.html)
A ARTE DO EFÉMERO
sexta-feira, março 23, 2012
Reduzir custos na saúde:as intervenções psicológicas
https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/imprensa/opp_09_03_2012_intervena_aao_psicolaogica_pode_reduzir_custos_no_setor_da_saaode_vida_econaomica.pdf
domingo, março 18, 2012
SONHAR ACORDADO E CRIATIVIDADE
sábado, março 17, 2012
O JOGO E A CRIATIVIDADE
A deliciosa animação que se segue, e em que podemos participar, é incrivelmente lúdica e divertida. Experimentem!
quinta-feira, março 15, 2012
LIDAR COM A AGRESSIVIDADE
De facto, é difícil sabermos quando devemos reagir zangando-nos, ou fingir que não é nada connosco. Neste caso, aconteceu algo provável nas grandes cidades: duas pessoas com pressa chocam, empurram-se. Chegam a bater-se. Ela diz, e bem, que tomou como um ataque pessoal algo que não era realmente pessoal. Quantas vezes não engolimos algo que é mesmo pessoal e acabamos por descarregar a raiva sobre estranhos, no transito ou numa rua apinhada?
A agrevissidade é uma coisa que faz parte de todos nós e sem ela naturalmente não sobreviveríamos. Saber dirigi-la é que é mais difícil.
quarta-feira, março 14, 2012
Sobre a Adolescência
A adolescência uma etapa organizadora da personalidade, onde se instauram novas modalidades relacionais e novos equilíbrios.
É uma fase de transição na qual ocorrem transformações de carácter físico e psíquicas, as quais obrigam à integração das mudanças internas e externas nas expectativas do indivíduo;
- no corpo com o inicio do desenvolvimento pubertário;
- na vida social, nas relações com a família, com os professores, com os
colegas, com os amigos e com o sexo oposto;
- no pensamento, na medida em que surge a capacidade de raciocinar
formalmente;
- no modo em que o individuo se ver a si próprio, que se irá traduzir na
construção da identidade.
É um período de turbulência e vulnerabilidade. Nesta fase enfatiza-se a importância do corte das ligações infantis aos pais, para que seja possível o estabelecimento de relações fora da órbita familiar. Assim, a rebelião e o não conformismo facilitam o processo de separação com os pais.
Os limites de idade que definem este período não são rígidos e varia consoante as épocas históricas, as sociedades ou culturas e os indivíduos. O seu inicio embora variável, é assinalado pelo inicio da puberdade e termina com a autonomização em relação às figuras parentais e o início de uma relação amorosa.
sábado, março 10, 2012
BOLA DE PAPEL OU METEORO?
Fotografias de Thomas Brown da série "Meteoros".
SER INTROVERTIDO NUM MUNDO DE EXTROVERTIDOS
Ela fala sobre como é dificil ser introvertido numa cultura que premeia os mais comunicativos e extrovertidos. Refere também como a criatividade exige um grau significativo de introversão.
Não tem legendas mas vale a pena ouvir.
http://www.ted.com/talks/susan_cain_the_power_of_introverts.html
sexta-feira, março 09, 2012
EMDR em evidência e a evidência em EMDR
O conceituado jornal "The New York Times" dedicou uma secção do seu site à importância e eficácia do EMDR com base em toda a investigação de 25 anos que tem sido realizada em todo o mundo. Nesta notícia (em Inglês) é a própria fundadora da abordagem psicoterapeutica a esclarecer todas as dúvidas dos seus interlocutores, na maioria, psicoterapeutas de outras abordagens. Muito interessante:
http://consults.blogs.nytimes.com/2012/03/02/the-evidence-on-e-m-d-r/
quarta-feira, março 07, 2012
O EMDR Mudou a Minha Vida
Costumamos dizer que “era bom que houvesse um mecanismo que arrumasse certas coisas na nossa cabeça”, como se faz no computador ao arrumar pastas, organizar documentos ou mesmo ao desfragmentar o disco. Hoje, posso afirmar que isso é possível.
Não foi fácil aceitar ir ao psicólogo, pois desde criança que me foi incutido que “os psicólogos são para os malucos!”…Pois então, que eu seja maluco e vamos lá tratar disso!
Ao princípio nem sabia dizer o nome da técnica e tudo me parecia estranho, algo tirado de um filme. Com o tempo fui aprendendo muito sobre mim, constatando que a técnica tinha de facto resultados e a minha vida foi melhorando progressiva e rapidamente.
Em todo o processo comecei por ter consciência dos meus medos mais profundos, das coisas que me faziam parar no tempo e não me deixavam alcançar os meus objectivos e ser feliz. Aprendi que os meus medos, angústias, dores de estômago, enjoos, descontrolo total do sistema urinário, distúrbios alimentares, ansiedade, nervosismo, agressividade, etc, era tudo fruto do estado emocional em que me encontrava e não de algo físico como até então tinha comprovado por exames médicos.
Os meus problemas sempre se relacionaram com:
· Não conseguir visualizar o meu futuro;
· Não conseguir confrontar de forma assertiva as coisas menos boas da minha vida, reagindo de forma agressiva e violenta ou mesmo fugindo das situações (frustração);
· Não conseguir concentrar-me para atingir os meus objectivos (curso superior);
· Ser independente da minha família (algo que ainda é uma “pedra no sapato”).
Aprendi que todos os meus problemas tinham origem no passado e na relação que tinha até então construído com os meus pais e família. Aprendi o que são manipuladores e como esses manipuladores tinham boicotado toda a minha vida, sendo vítima de manipulação desde criança até aos dias de hoje. Agora, vejo com mais clareza tudo isto e consigo identificar as manobras de manipulação das quais ainda sou vítima.
O EMDR ajudou-me no sentido em que pude “arrumar as ideias” e não me deixar influenciar por esses estímulos negativos, que me causavam mal-estar, angústias e todos os sintomas que mencionei anteriormente. Mas, o mais impressionante foi a velocidade de resolução das situações que me causavam mal-estar, pois em cada sessão sentia verdadeiramente que ficavam resolvidas, ou seja, o processamento que fazíamos era muito eficaz de semana para semana. “Cada tiro, cada melro”, como se diz popularmente. Cada sessão que acabava era “um peso que me tiravam dos ombros”, peso esse que só voltaria por outra situação que não aquela que tínhamos processado.
Todo o processo até agora, sessão a sessão, tem sido muito enriquecedor pois consigo ver claramente os resultados dia-a-dia. Óbvio que agora tenho de pegar nas ferramentas que adquiri e aplica-las em todos os dias da minha vida, o que honestamente não é tarefa fácil, mas, hoje, sinto-me optimista e capaz de lutar por aquilo que acredito e que me faz feliz.
Actualmente, posso dizer que me encontrei, que sei o quero e que consigo visualizar-me num futuro próximo. Por outro lado, tento relativizar as coisas e viver cada dia de cada vez, com a esperança que melhores tempos virão e que em grande medida tudo depende de nós e da nossa atitude perante a vida.
B.D.
segunda-feira, março 05, 2012
Como lidar com a solidão
domingo, março 04, 2012
SATURNO VISTO POR GOYA
Aqui, representado por Goya.
TRABALHO E SAÚDE
Estas conclusões vêm perfeitamente ao encontro daquilo que é o resultado da minha prática clínica e de aconselhamento: não é trabalhar muito que é o problema. O importante é o interesse (investinento emocional e intelectual) que se põe no trabalho, o grau de autonomia que se tem e a possibilidade de controlo sobre o próprio trabalho.
Que bom seria se trabalhadores e gestores (que também são trabalhadores) percebessem isto! E actuassem em conformidade: uns investindo mais no trabalho e conquistando mais autonomia e responsabilidade, outros delegando mais e criando mais motivação.
quinta-feira, março 01, 2012
A CASA NA NEVE
E eis que surge no site dezeen.com (arquitectura e design) a casa dos sonhos!
Uma casa numa reserva natural na Holanda, projecto de arquitectos holandeses. Parte da casa fica "dentro do monte". Atente-se na decoração, designadamente o automovel feito estante (ver as outras fotos em
http://www.dezeen.com/2012/02/29/dutch-mountain-by-denieuwegeneratie/
E bons sonhos!!
quarta-feira, fevereiro 29, 2012
A ilusão de Maya
E porque a vida é feita de verdade e de ilusão, há quem há muito tenha reflectido sobre a sua natureza... Aqui fica um texto a este propósito proveniente da sabedoria oriental:
domingo, fevereiro 26, 2012
COSMONAUTAS A TRABALHAR NO ESPAÇO
Faz agora 50 anos que John Glenn fez o seu primeiro voo orbital à volta da terra.
Para o homem comum, os voos tripulados pouco evoluíram. Longe vão os tempos de Kennedy em que parecia que o futuro no espaço estava logo ali.
(via NASA http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2181.html)
DE WASHINGTON DC PARA RAINHA DE UMA ALDEIA NO GHANA
No link abaixo podem dirigir perguntas à própria. Que irá ela fazer?
Deve ser uma situação muito peculiar. Mas que poderá abrir possibilidades para fazer alguma coisa pelos seus, agora, súbditos.
segunda-feira, fevereiro 20, 2012
CAOS E DESORGANIZAÇÃO
sábado, fevereiro 18, 2012
ARQUITECTURA: LONGE OU PERTO?
A mim flige-me estar nun sítio feio e com horríveis edifícios. Felizmente que Lisboa tem o sol e esta espantosa luz para cobrir (em parte) as fealdades várias, qual doença de pele que parece proliferar.
O site Dezeen é maravilhoso, para quem queira penetrar neste mundo da estética (interior e exterior).
Deixo-vos com um moderno edifício na China:
http://www.dezeen.com/2012/02/
terça-feira, fevereiro 14, 2012
Inconsciente?
domingo, fevereiro 12, 2012
KAGEMU: É DANÇA, É CINEMA?
Kagemu é o nome de uma associação entre dois artistas japoneses. O espectáculo teve lugar no ano passado em Paris.
http://www.youtube.com/watch?v=HyWkB1SYDMs&feature=youtube_gdata_player
MULTICÓPTERO
http://jeferson.silva.nom.br/fisico-alemao-voa-em-um-multicoptero-eletrico/
CRIANÇAS
Retenho uma ideia: a importância da empatia.
Estaremos a ensiná-la às nossas crianças? (sobretudo pelo exemplo...)
http://ideas.time.com/2012/02/10/why-american-kids-are-brats/?iid=op-article-latest
quinta-feira, fevereiro 09, 2012
domingo, fevereiro 05, 2012
ANDRÉ GREEN: 1927-2012
Grande pensador, homem cultíssimo, amante da liberdade. Numa profissão espartilhada em clubes vários, ele soube pensar pela própria cabeça, e nunca deixou de marcar a sua posição. Odiava tibiezas. Não era um homem fVácil, mas conseguia ser generoso e às vezes mesmo terno.
Depois de Freud, é, a meu ver, o autor mais determinante na psicanálise. Um homem a ler absolutamente por quem queira saber mais de psicanálise e de psicoterapia psicanalítica. Quem quiser entrar na obra deste psicanalista francês, comece por ler A Mãe Morta, e verá o que eu quero dizer.
Vamos sentir a falta do seu pensamento lúcido e às vezes brutal.
Sobre a sua vida e obra:
http://en.wikipedia.org/wiki/André_Green
sábado, fevereiro 04, 2012
TRABALHO E (É?) BRINCADEIRA?
Depois, pensando melhor, ocorreu-me como é peculiar este fenómeno da infantilização dos espaços de trabalho - é o caso também da Google, entre outros. Como se os colaboradores fossem crianças grandes (serão?). Lembro-me de fotografias de locais de trabalho nos inícios do século XX, madeira escura, ambiente pesado. Como aliás as casas, à excepção das nurseries. Terá a ver com a terciarização do trabalho no mundo ocidental?
Fica para reflectir.
http://www.dezeen.com/2012/01/31/lego-pmd-by-rosan-bosch-and-rune-fjord/
(via Dezeen)
segunda-feira, janeiro 30, 2012
Formação Básica EMDR
A formação básica em EMDR, que habilita os profissionais de saúde mental a intervirem com esta abordagem, pode ser estruturada em 3 partes (1, intermédia e 2) ou em 2 níveis. Não existindo, ainda, formadores EMDR em Portugal, a Oficina de Psicologia tem optado pela formação em 2 níveis uma vez que resulta mais económica para o participante.
A formação básica que irá ser realizada em 2012 conta com a condução do Prof Udi Oren, presidente da Associação EMDR Europa e será composta, na sua totalidade por
3 dias de formação no nível 1 (que habilita os profissionais à utilização do protocolo padrão de EMDR),
seguida por 4 sessões de 4 horas cada, em contexto de grupo, de supervisão obrigatória de casos realizada por supervisores portugueses com elevada experiência na aplicação de EMDR (podem ser substituídas por sessões individuais à distância, através de Skype).
A formação tem uma componente essencialmente prática, com alternância de cada participante nos papeis de cliente e terapeuta. Na sua componente teórica será conduzida em língua inglesa, não havendo lugar a tradução. Todas as componentes práticas são efectuadas em português, havendo apoio na tradução de dúvidas.
Nivel 1
Objectivos:
Habilitar os profissionais a usar o EMDR com situações de trauma simples ou único, com o seu início na vida adulta, como acidentes rodoviários, assaltos ou violência, bem como em situações psicologicamente menos complexas, como fobias
Duração: 3 dias
Datas:
1ª edição de 2012: Fevereiro, 9-10-11
2ª edição de 2012: Novembro, 8-9-10
Horário: das 10:00 às 18:30.
Local: Oficina de Psicologia, Av. de Paris, nº 4, 5º andar,
1000-228 Lisboa
Destinatários:
Psicólogos clínicos
Psicólogos de outras vertentes, desde que tendo completo formação em psicoterapia (qualquer abordagem)
Psiquiatras, desde que tendo completo formação em psicoterapia (qualquer abordagem)
Profissionais de saúde, desde que tendo completo formação em psicoterapia (qualquer abordagem)
Formador: Prof. Udi Oren
Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Boston; Psicólogo Clínico, habilitado tanto nos Estados Unidos como em Israel; Facilitador e formador pelo EMDR Institute, e formador acreditado pelo EMDR Europe; Presidente da Associação EMDR Europa.
Custos:
Inscrições entre 2 meses e 15 dias antes do início da formação: 460€
Inscrições tardias – De 15 dias até ao dia de início da formação: 490€
Inscrição:
Intenção de inscrição, mediante envio do formulário abaixo, e comprovativo de pagamento 50% do custo (valor não reembolsável em caso de desistência) enviado para mailto:cl%C3%ADnica.ansiedade@gmail.com?subject=Inscri%C3%A7%C3%A3o%20na%20Forma%C3%A7%C3%A3o%20Avan%C3%A7ada%20em%20EMDR – em caso de limitação às inscrições, será seguida uma ordem de chegada da intenção de inscrições.
50% do valor restante dentro do prazo correspondente ao valor do tipo de inscrição (normal ou tardia), com envio do comprovativo para o mesmo endereço de email; valor não reembolsável em caso de desistência.
No caso das inscrições tardias, o lugar só é cativo após pagamento do custo integral
NIB para pagamento: Millennium BCP – 0033 0000 45276374557 05
Nota: O curso é integralmente na língua inglesa, não existindo tradução; os exercícios práticos processam-se em português e contam com o apoio de tradução em caso de dúvida na interacção com o formador.
Para efectuar a inscrição clique em baixo:
http://oficinadepsicologia.com/escola-pratica-psicologos/formulario-de-recrutamento
sábado, janeiro 28, 2012
CRIATIVIDADE EM CONFERÊNCIA
É bom saber-se que a juventude se interessa por estas questões e que está presente, enchendo auditórios.
Se quiserem saber das actividades da Fundação, basta preencher a newsletter em www.fchampalimaud.org
NOEMIE GOUDAL
terça-feira, janeiro 24, 2012
A inversão completa de valores!
http://www.youtube.com/embed/
sexta-feira, janeiro 20, 2012
A inteligência começa nos próprios neurónios
domingo, janeiro 15, 2012
PARADOS NO TEMPO?
tem no seu número de Janeiro um artigo muito interessante de Kurt Andersen sobre a forma como o nosso mundo aparentemente nao mudou desde os anos 90. Excepto na ciência e na tecnologia, as mudanças sao de facto muito poucas. Moda, música, arquitectura, design, pintura... Tirando uma ou outra excepção, parece que parámos no tempo. Dá que pensar (curiosamente foi em 1992 que Francis Fukuyama publicou o seu Fim da História).
Não sei que idade tem o autor, mas também pode dar-se o caso de, a partir de uma determinada idade, termos esta ilusão quando olhamos para trás. Já me tinha acontecido, mas é a primeira vez que vejo alguém escrever sobre este assunto.
Que acham?
segunda-feira, janeiro 09, 2012
Síndrome da pata alheia?
Depois de conhecida a "síndrome da mão alheia" encontrei um vídeo que parece indicar existir também a a síndrome homónima em cães! Tanto quanto se sabe a síndrome da mão alheia caracteriza-se por uma lesão neurológica que impede uma eficiente comunicação entre os hemisférios cerebrais, dando origem a comportamentos autónomos de um braço como se se tivesse vida ou intenção própria. Esta "mão alheia" pode ter comportamentos inócuos desde gesticular, passando por comportamentos de oposição (desabotoar botões que a outra mão abotoa, até verdadeiras agressões ao próprio!
Veja-se agora (o que poderá ser) a versão canina: http://www.youtube.com/watch?v=Bip_AUeH9vg
NASA - Active Galaxy Centaurus A
PARA QUEM ESCREVE EM BLOGS
domingo, janeiro 01, 2012
GERARD CASTELLO-LOPES 1925-2011
Quem gosta de fotografia tem abolutamente de a ver. Está no BES Arte & Finança, a esquina da Rua Braancamp com a rotunda do Marquês.
TROCAR O UM POR UM DOIS?
Que muda com a passagem de ontem para hoje?
Em relação ao ano que coneça, sei que muita coisa nao está na nossa mão, designadamente a conjuntura internacional. Mas, como escreveu Giles Deleuze e está inscrito na nossa estacão de metro do Parque, "ética é estar à altura das circunstâncias".
Bom Ano.
terça-feira, dezembro 20, 2011
A manipulação major da atualidade
Como lutar contra a maré? Como impermeabilizar melhor o nosso barco? Recomendo a leitura do seguinte texto como forma de obter algumas respostas interessantes e detalhadas a este problema da atualidade:
http://jeferson.silva.nom.br/archives/1142
domingo, dezembro 11, 2011
A FOTO QUE FALTAVA
http://www.bloglovin.com/m/1844326/347426062/a/0/aHR0cCUzQSUyRiUyRm15aWRlYWxob21lLnR1bWJsci5jb20lMkZwb3N0JTJGMTQwNTk3MTM4ODQ=
O AMBENTE À NOSSA VOLTA E DENTRO DE NÓS
Criatividade é precisa, meus amigos. Investimento emocional, gosto pela vida, e pelas coisas da vida. Cabeça arejada, muitas leituras, muita curiosidade (ao contrario do q se dizia qdo eu era pequena, n é feio ser curioso. Curioso n é forçosamente sinónimo de cusca).
- winter living (via pinterest)
REDES SOCIAIS: O FACEBOOK
http://blogs.hbr.org/cs/2011/12/facebook_is_making_us_miserabl.html
quarta-feira, novembro 30, 2011
domingo, novembro 27, 2011
FOTOGRAFIAS DE GARMONIQUE
É tão bom encontrar coisas destas na net!
http://illusion.scene360.com/art/23918/shadow-of-a-man/#comment-15268
Clara Pracana Ph.D.
www.lisboncpc.org
http://pt.linkedin.com/in/clarapracana
SITE CULTURAL
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http://www.openculture.com/cultural_icons