quinta-feira, abril 11, 2013
quarta-feira, abril 10, 2013
RESILIÊNCIA: COMO AGUENTAR O BARCO?
segunda-feira, abril 08, 2013
Como elabora o seu perfil de competências?
"Quais são as minhas competências”?
sábado, abril 06, 2013
sexta-feira, abril 05, 2013
SONHO E PSICOSSOMÁTICA
- o valor devido à teoria dos sonhos de Freud, como modelo para perceber a mente.
- o sonho REM oferece pistas para a compreensão da manutenção e reconstrução do funcionamento do cérebro.
- o sonho como estado subjetivo é informador do que acontece no cérebro durante o sono REM(hipótese ativação-síntese do sonho).
- a amnésia do sonho não corresponde a um processo de repressão/recalcamento, relacionado com os desejos infantis.
- os sonhos têm significados claros e diretos, não necessitando de interpretação.
- o cérebro muda o estatuto da sua informação quando dorme.
- a experiência emocional do sonho é dominada pela ansiedade, euforia e agressividade, com vista à adaptação.
- a neuromodulação entre a consciência primária (sonho)e a consciência secundária (vigília) permite concluir que o sonho é um processo auto-criativo de um modelo de realidade virtual, destinado a antecipar a vigília.
- como execução de programas de treino em realidade virtual, o sonho não necessita de ser rememorado.
- a protoconsciência , criada pelo sonho, tem a função de manutenção e desenvolvimento da consciência vigil e de outras funções cerebrais dependentes da ativação do cérebro durante o sono REM.
- desta visão global, não reduzida à ciência neurocognitiva, resulta que a ciência deve incluir a subjetividade e perceber a subjetividade e a consciência.
quarta-feira, abril 03, 2013
Dias para Alertar
Aqui fica um vídeo acerca do Autismo
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=mv4p-yApL2U
segunda-feira, abril 01, 2013
O seu filho está preparado para começar a escola?
Iniciar o 1º ano sem ter ainda desenvolvido estas competências pode comprometer de forma significativa o percurso académico da criança. Assim sendo, recomenda-se uma avaliação especializada e aprofundada do desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança quando ainda está no nível pré-escolar.
São frequentes maiores dificuldades ao nível da atenção e mais queixas de agitação psicomotora em crianças que iniciam a escolaridade antes de completarem 6 anos e 6 meses, o que se confunde muitas vezes com uma Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Na verdade, o que acontece é que a criança ainda não desenvolveu a capacidade para estar sossegada e atenta durante períodos longos. Por outro lado, existe também uma maior incidência de dificuldades na aquisição da leitura e da escrita uma vez que a criança ainda não adquiriu as competências fonológicas necessárias. Estas dificuldades iniciais colocam a criança numa situação de frustração e insegurança que tende a agravar a sua capacidade de aprendizagem e, por vezes, a comprometer continuadamente o sucesso escolar. São situações em que, apesar de haver um desenvolvimento normal, a aprendizagem pode ser comprometida pelo facto de a criança ainda não ter tido tempo para desenvolver as pré-competências académicas. Importa, por isso, esclarecer previamente se a criança dispõe já deste “equipamento mental”. Esta avaliação é particularmente importante nas situações de Entrada Condicional, ou seja, quando a criança completa os 6 anos entre 16 de Setembro e 31 de Dezembro.
Por outro lado existem crianças que apresentam capacidades excecionais (acima da média), em que possa justificar-se a antecipação da entrada no 1º ano. São crianças que só completam 6 anos após 31 de Dezembro, em que é exigida uma avaliação que comprove a existência de capacidades para o início da escolaridade antes da idade prevista. É importante que a criança disponha, para além de um nível de inteligência superior, bons recursos emocionais. Frequentemente observa-se que estas crianças possuem competências cognitivas acima do esperado, mas emocionalmente ainda não têm capacidade para lidar com a frustração ou com o insucesso, o que também pode trazer consequências negativas ao seu percurso escolar.
Há ainda as situações em que a criança está em idade de iniciar a escolaridade, mas revela atraso em algumas áreas do desenvolvimento ou problemáticas emocionais, que podem justificar a permanência no Jardim de Infância durante mais um ano. São os casos em que a criança poderá beneficiar de adiamento escolar, para que possam ser potenciadas as competências que se encontram alteradas e que iriam prejudicar bastante o processo de aprendizagem.
Saiba mais sobre esta avaliação em:
http://www.ktree.com.pt/avaliacaomaturidadeescolar.shtml
domingo, março 31, 2013
Fotografia de Jean-François Rauzier
Espantoso trabalho fotográfico e digital deste artista francês. Que imaginário!
Ver mais em:
http://www.yatzer.com/jean-francois-rauzier
O drama do desemprego. Parte V
Num país onde a taxa de desemprego está quase em 20% (há pior, como a Espanha e a Grécia), a questão da idade para quem está à procura de emprego põe-se de forma particularmente aguda. Mesmo a nível dos empregos em part-time, estes são raros em Portugal e as pessoas com mais de quarenta e muitos, cinquenta anos, têm dificuldade em encontrá-los.
Há cerca de dez anos, a Alemanha viu-se a braços com um défice muito superior ao desejado. Já ninguém se lembra, mas foi assim. A absorção da Alemanha Oriental, na sequência da queda do Muro de Berlim em 1989, foi complicada. Os alemães ocidentais tiveram de acomodar uma redução de salários, concertada com os sindicatos. É provável que o esforço que fizeram na altura contribua para serem agora tão intolerantes para com os países do Sul.
Uma das saídas para o problema do emprego foi, além da redução dos salários, a criação de empregos em part-time. Mal pagos, mas que vieram reduzir os números do desemprego.
Na situação em que Portugal se encontra, esta poderia ser uma saída. É doloroso aceitar isto, mas seja qual for a saída, o empobrecimento geral espera-nos. Já está a acontecer. É nisso que se traduz a queda no PIB. Cada vez teremos menos dinheiro. Cada vez teremos de ser mais selectivos nos gastos. Cada vez será mais importante saber gastar no que realmente é importante para a nossa qualidade de vida.
O nosso país sofre de distorções bizarras. Sabiam que a percentagem de casa própria é superior à da Alemanha? Parece uma coisa boa, mas não sei se é, no fundo. Reduz a mobilidade das pessoas, porque as amarra a uma hipoteca e a uma localização.
Voltando à questão da idade, não há idade para se exercer uma profissão (excepto, claro, as que exijam uma forma física própria de um jovem). Numa época em que a esperança de vida ultrapassa os 80 anos, podem ter-se várias profissões ao longo da vida. O que nos deveria preocupar ainda mais, talvez, é o que iremos fazer a partir do momento em que já não possamos trabalhar e tenhamos despesas crescentes de saúde. Mas voltarei a esse assunto.
terça-feira, março 26, 2013
27 de Março: Dia Mundial do Teatro
Fica a sugestão do Teatro S. Luiz, com visitas guiadas aos bastidores, entrega de prémios da Associação Portuguesa Críticos de Teatro, e ainda a encenação de "A Visita da Velha Senhora", com entrada livre.
Horários e mais informações em : http://www.teatrosaoluiz.pt/noticias/detalhes.php?id=113
sexta-feira, março 22, 2013
A Patologia Social...
"Insanidade: um ajustamento perfeitamente racional a um mundo insano".
(R. D. Laing)
quarta-feira, março 20, 2013
"AMOUR": UMA HISTÓRIA DE AMOR OU DE HORROR?
terça-feira, março 19, 2013
DIA DO PAI
Cada elemento do casal possui a dinâmica com o filho, e o pai, nestes últimos anos, tem vindo a afirmar-se nesta dinâmica; reclama os cuidados do filho, a atenção, a proximidade e alimenta uma relação de casal segura e constante. Através de laços fortes e seguros pais e filhos podem experimentar diferentes papéis e personagens na vida, ensaiar estratégias, capacitar para a frustração e também ensinar a ver a realidade sob uma outra perspetiva.
Centenário de João dos Santos
sexta-feira, março 15, 2013
Reflexão em tempo de férias escolares
"Bullying não é brincadeira"
Escrito por Carla Mateus, com entrevista a Tânia Paias, psicóloga, e Helena Fonseca, Pediatra, especialista em Adolescência
Deixo-vos aqui um link com o artigo em apreço
http://saude.pt.msn.com/mentesa/saudeemocional/item/1536-bullyingn%C3%A3o%C3%A9brincadeira/1536-bullyingn%C3%A3o%C3%A9brincadeira?start=2
HELP!
Pois é, não podemos salvar o mundo e muitas vezes somos deparados com um sentimento angustiante de impotência face ao sofrimento dos outros.
Outras vezes... para ajudar os outros o melhor é mesmo tratar de nós primeiro! (desde que isso não exija 5 anos de psicanálise enquanto o outro está a morrer...)
segunda-feira, março 11, 2013
DO BEBÉ IMAGINÁRIO AO BEBÉ REAL
sábado, março 09, 2013
O drama do desemprego Parte IV
Uma boa notícia, que poderá constituir uma oportunidade de formação e aprendizagem para jovens licenciados:
Bolsas e estágios na União Europeia.
Pelo interesse da notícia, fica aqui o link:
http://boasnoticias.clix.pt/noticias_Jovens-Mais-vagas-para-estágios-nos-órgãos-da-UE_14865.html