É uma nova modalidade de ajuda que utiliza as vantagens da Internet e das tecnologias de informação, permitindo a comunicação virtual, no momento ou em diferido, com um psicólogo. Com o surgimento da Internet, quase simultaneamente se tornou visível o seu potencial terapêutico como forma de comunicação. Em 1972, há registo de uma das primeiras formas de utilização da Internet numa sessão de psicoterapia simulada no âmbito da International Conference on Computer Communication, em Outubro desse ano. Os grupos de apoio online foram uma das primeiras formas sistematizadas de utilização deste suporte na relação de ajuda. O sucesso destes grupos firmou o potencial meio de comunicação que a Internet era, mesmo para abordar assuntos pessoais e delicados.
A consulta de acompanhamento psicológico online pode ser efectuada através de:
1. e-mail: não há necessidade de estar online simultaneamente, havendo o tempo que se desejar para escrever e pensar. É o meio de comunicação preferido pelas pessoas que gostam de escrever ou que têm horários muito difíceis de compatibilizar com o terapeuta.
2. chat: conversação instantânea com voz ou através de troca de mensagens escritas instantâneas. É preferida pelos que desejam uma resposta imediata por parte do terapeuta.
3. videoconferência: é considerada a forma ideal de terapeuta e cliente se relacionarem online. Existe a possibilidade de contacto visual e a consequente recolha de informação não verbal que poderá enriquecer a relação terapêutica. Com frequência porém, as pessoas sentem que na relação online conseguem revelar mais de si precisamente pela possibilidade de não existir contacto visual. Sentem-se mais seguros nesse contexto. Dependerá de pessoa para pessoa.
4. Telefone: conversação telefónica que poderá utilizar ou não o recurso da Internet. Útil para quem pretende manter uma conversação simultânea ou quem não quiser ou quem não puder fazer uso da Internet.
SERÁ EFICAZ?
Alguns estudos têm observado que pode ser uma forma poderosa de intervenção, e um agente de mudança rápida e efectiva na vida da pessoa. Isto porque se tem observado que a modalidade on-line estimula intensamente a projecção e as características psico-dinâmicas da díade, o que estimula muito a eficácia e rapidez da intervenção (Suler, 1996). Tem sido também constatado que as pessoas on-line vão mais directamente ao assunto fulcral de suas preocupações, o que agiliza a intervenção. Vários estudos têm demonstrado a potencialidade desta área, revelando que esta abordagem clínica realizada com o suporte de Internet é mais eficaz do que o não tratamento e tão eficaz como a abordagem face-a-face (Emmelkamp, 2005; Eaton, 2005). O acompanhamento psicológico online não pretende ser uma substituição da terapia tradicional mas sim uma outra forma de relação de ajuda que pode alcançar todos aqueles que, apesar de sentirem a necessidade, não estão a beneficiar de qualquer tipo de ajuda. A relação que é estabelecida com o terapeuta via Internet pode ser profunda, autêntica e emocionalmente reparadora. Numa análise de 400 clientes que usaram serviços de acompanhamento psicológico online, 90% refere ter obtido beneficio dos mesmos (http://www.metanoia.org/).
QUE VANTAGENS?
Tem a possibilidade de ser acessível à maior parte das pessoas que normalmente não têm possibilidade de recorrer a ajuda profissional por impossibilidade física, geográfica, por dificuldade de gestão do tempo, etc.
Para certas pessoas poderá ser sentida como um contexto mais confortável dado poder decorrer num contexto pseudo-anónimo se for essa a vontade do cliente.
QUE DESVANTAGENS?
A menor existência de comunicação não-verbal poderá diminuir a riqueza da informação trocada pelo que é importante os participantes comunicarem num nível compreensivo equivalente, sentirem-se confortáveis a escrever e comunicar com expressividade e algum detalhe.
Não é adequada em momentos de crise muito grave em que estejam comprometidas as capacidades de compreensão e raciocínio lógico.
QUE PROBLEMAS PODE RESOLVER?
Perturbações de ansiedade, alterações de humor, perturbações do sono, fobias, medos, consequências psicológicas do adoecer físico, dificuldades de realização na vida, dificuldades no estudo e no trabalho, problemas de relacionamento, necessidade de melhor conhecimento de si próprio, são algumas das questões que podem ser abordadas.
SERÁ CONFIDENCIAL?
Tal como na situação face-a-face, o acompanhamento psicológico on-line é sujeito a critérios de confidencialidade que abrangem toda a informação trocada entre cliente e profissional. O uso de procedimentos electrónicos chama a atenção para alguns perigos involuntários que podem ocorrer:
O cliente ou o terapeuta podem acidentalmente enviar um e-mail confidencial para um outro destinatário. A solução é ter uma preocupação redobrada em verificar o endereço antes de fazer o envio do e-mail bem como reduzir ao mínimo o material de identificação constante no e-mail, ou encriptar a informação.
Acesso não autorizado ao e-mail do terapeuta ou do cliente potencializado pelo facto de que com frequência os computadores são partilhados. Ter por isso algum cuidado em não partilhar o computador com que este serviço é prestado ou ter especial cuidado se o tiver de fazer usando palavras-passe eficazes.
É ÉTICO?
A ISMHO foi fundada em 1997, tem como missão promover a compreensão, o desenvolvimento da comunicação online a nível da saúde mental, delineando um código de conduta a ser seguido por todos os profissionais que trabalham nesta área online. Possui um grupo de discussão de casos para aprofundamento do estudo de casos clínicos que usam o suporte online e aperfeiçoamento das metodologias de intervenção.
A APA/Div.46 refere-se à Media Psychology e foca-se no papel que os psicólogos têm nos vários aspectos dos média, rádio, televisão, cinema, vídeo, imprensa escrita e novas tecnologias. Desenvolve investigação sobre o impacto que os média têm no desenvolvimento humano, aprofunda o ensino, treino e prática da média psychology, orienta eticamente os profissionais que trabalham neste âmbito.
Consultar:
http://www.psicronos.pt/
Bibliografia:
Emmelkamp, PMG (2005). Technological innovations in clinical assessment and psychotherapy. Psychotherapy And Psychosomatics, 74 (6):336-343.
Eaton, W. (2005). Internet-Based Mental Health Interventions. Mental Health Services Research, Vol. 7 Issue 2, p75.
Shaw, H. & Shaw, S. (2006). Critical Ethical Issues in Online Counseling: Assessing current practices with an ethical intent checklist. Journal of Counseling & Development, Volume 84.
Suler, J. (1996, May). Transference among people online. The Psychology of Cyberspace. Disponível www.rider.edu/users/suler/psycyber/psycyberl